conecte-se conosco



Estadual

Fiscalização conjunta entre Agerh e Idaf vistoria 14 barragens no norte do Espírito Santo

Publicado

em

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) finalizaram, nesta quinta-feira (06), uma fiscalização conjunta nas barragens de acumulação de água localizadas na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas, extremo norte do Espírito Santo. A força-tarefa durou três dias e passou por 14 barragens nos municípios de Pinheiros e Boa Esperança.

O objetivo da ação integrada foi avaliar as condições de segurança das pequenas e médias barragens, localizadas acima da Barragem Engenheiro Valter José Matielo (Itauninhas). Além de vistoriar a estrutura de concreto que armazena mais de 10 bilhões de litros d’água, a equipe passou por barragens de terra que acumulam volumes menores, mas, em caso de chuva forte, podem contribuir para a elevação do nível da barragem de Itauninhas.

Em todos os empreendimentos visitados, os responsáveis ou operadores foram orientados a manter o vertedouro (canal para passagem de água) desobstruído e o talude (estrutura de terra ou concreto que contém a água armazenada) sem vegetação de grande porte. A Agerh também recomendou a inscrição das barragens no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens. 

De forma preventiva, a equipe técnica solicitou, ainda, a redução do nível da barragem de Itauninhas. Em dias que antecedem frente frias ou alta precipitação, a recomendação é baixar os níveis de água das barragens em pelo menos meio metro, para que elas tenham capacidade de absorver a água da chuva.

As precauções valem para todo o verão e períodos úmidos. “Essas medidas, aliadas à construção e manutenção corretas, reforçam a segurança das barragens e evitam riscos de rompimento”, explica o gerente de Gestão de Infraestrutura Hídrica da Agerh, Tiago Lodi.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6047|99935-0085
[email protected]
[email protected]

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Tribunal de Justiça inicia recuperação de processos atingidos pelas chuvas em Iconha

Publicado

em

Mais de 700 processos serão higienizados por meio do trabalho solidário e gratuito da empresa Pró-memória. Os processos serão devolvidos semanalmente para a Comarca.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já iniciou a recuperação dos processos que foram afetados pelas chuvas que atingiram a Comarcaa de Iconha no mês de janeiro. Mais de 700 processos serão limpos e higienizados graças ao trabalho solidário e gratuito de empresa Pró-memória Serviços Ltda.

O contrato entre o Tribunal de Justiça e a empresa foi firmado no último dia 10/02, e os trabalhos tiveram início no dia seguinte (11/02), com o recolhimento dos processos que precisavam ser recuperados.

O coordenador de Gestão da Informação Documental do TJES, Fábio Buaiz de Lima, explicou que o trabalho consiste na secagem, higienização das folhas, uma a uma, com uso de material apropriado, e remontagem dos processos, com colocação de capa plástica e colchetes novos, que serão fornecidos pelo Tribunal de Justiça.

De acordo com o Contrato, disponibilizado no Diário da Justiça no dia 12/02, o prazo para a execução dos serviços é de 100 dias, mas os processos que já estiverem prontos retornarão para a Comarca de Iconha semanalmente.

O acompanhamento do serviço será feito pelo coordenador da Gestão da Informação Documental e pelo arquivologista do TJES Adelair de Mattos Dutra, que também foi o servidor responsável pela visita técnica ao Fórum de Iconha logo após a enchente que atingiu o município, provocando danos aos processos que precisaram ser recuperados.

Vitória, 21 de fevereiro de 2020

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual44 minutos atrás

Tribunal de Justiça inicia recuperação de processos atingidos pelas chuvas em Iconha

Mais de 700 processos serão higienizados por meio do trabalho solidário e gratuito da empresa Pró-memória. Os processos serão devolvidos...

Estadual44 minutos atrás

Juízes e servidores são eleitos para o Comitê Gestor Orçamentário de Atenção ao Primeiro Grau

Por meio do Ato nº 57/2020, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa,...

Estadual44 minutos atrás

Servidores de Vila Velha e Vitória participam de treinamento sobre o uso de sistema administrativo

Atualmente, os procedimentos administrativos do Poder Judiciário Estadual tramitam no SEI, sistema que gera economia de tempo e recursos públicos....

Política57 minutos atrás

Em meio a motim de militares no Ceará, Moro vai visitar o estado

arrow-options Carolina Antunes/PR Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Os ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e...

Saúde57 minutos atrás

Coronavírus: governo monitora navios que estão na costa brasileira

O governo brasileiro tem monitorado os navios que circulam na costa brasileira para evitar a entrada do coronavírus no país....

Nacional2 horas atrás

Campanha #CarnavalSemAssedio será lançada neste sábado pelo Governo de São Paulo

arrow-options Reprodução/Instagram @naoenao_ Campanhas buscam estimular a denúncia contra o assédio durante o carnaval. O carnaval de São Paulo promete...

Estadual2 horas atrás

Corpo é encontrado carbonizado dentro de carro em chamas no ES

Segundo a polícia, o corpo é de um homem, que foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana