conecte-se conosco



Agricultura

Fiscalização do Mapa detecta 4 mil frascos de azeite de oliva falsificados

Publicado

em

Um total de 4 mil frascos de azeite de oliva falso foi destruído nesta sexta-feira (14), em Araraquara (SP). O produto foi fraudado com a adição de outros óleos vegetais, em sua maioria de soja.

A fraude foi detectada em fiscalização de rotina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os frascos identificados são do lote 34642823, da marca Oliveiras do Conde. A empresa fabricante (Rhaiza do Brasil) não foi localizada pelo Ministério.

A rede de supermercados que comercializava o óleo foi autuada e poderá pagar multa de até R$ 500 mil. Os estoques destruídos estavam depositados nas cidades de Araras, Ribeirão Preto e em Araraquara. Auditores Fiscais Agropecuários do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa no estado de São Paulo, acompanharam o descarte do produto.

“O óleo foi encaminhado para aterro sanitário industrial para o descarte seguro e as embalagens de vidro foram quebradas a fim de evitar o reaproveitamento”, explica o Coordenador-Geral de Qualidade Vegetal do Mapa, Hugo Caruso.

O coordenador destaca que a responsabilização dos comerciantes pela venda dos produtos tem contribuído para a redução das irregularidades, pois as multas pesadas exigem mais atenção por parte dos comerciantes, que são corresponsáveis pela qualidade do produto que é colocado nas prateleiras e ofertado aos consumidores.

Informações à Imprensa
Janete Lima
[email protected]

Comentários do Facebook

Agricultura

Brasil e Argentina firmam entendimento para cooperação no setor agropecuário

Publicado

em

Representantes do Brasil e da Argentina firmaram nesta semana um entendimento para a diversificação da pauta agropecuária entre os dois países. Na reunião bilateral, realizada em Brasília, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) reiteraram a disposição de trabalhar conjuntamente de forma estreita e coordenada, tanto no âmbito bilateral quanto nos foros regionais e multilaterais.

Entre os temas acordados está a aprovação pela Argentina do modelo de Certificado Sanitário Internacional (SCI) para exportação de carne de rã do Brasil para o país vizinho. Também foi aprovado o modelo de Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) para a exportação de sêmen suíno do Brasil para a Argentina.

Por outro lado, o Brasil aprovou o modelo de CZI proposto pelos argentinos para a importação de bovinos reprodutores da Argentina. “Brasil e Argentina comprometem-se, no espírito de sua relação amistosa e prioritária no campo agrícola, a envidarem todos os esforços para que eventuais pendências sejam resolvidas com a máxima celeridade”, diz a ata da reunião, que tem 29 pontos. 

Os dois países acordaram que será enviada uma missão do Brasil para a Argentina até o dia 10 de julho para realizar auditorias de manutenção para carne bovina, lácteos e pescado. No mesmo prazo, a Argentina deverá enviar uma missão para o Brasil para auditar produtos cárneos bovinos e fazer visita in loco sobre compartimentação na área de aves e sobre escaravelho das colmeias. 

A reunião foi copresidida pelos secretários de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Ribeiro, e da Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, pelo lado brasileiro; e pelo presidente do Senasa, Carlos Alberto Paz, pelo lado argentino. Em janeiro, a ministra Tereza Cristina e o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Eugenio Basterra, se encontraram em Berlim, quando acertaram os principais pontos do entendimento.

“Acordamos colocar na mesa vários temas que há anos estavam na nossa pauta, mas que não destravavam. As equipes técnicas fizeram reuniões e avançamos muito nos temas de interesse dos dois países, inclusive na diversificação da nossa pauta”, disse a ministra.

Informações à imprensa
[email protected]

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia1 minuto atrás

Google negocia remuneração para sites de notícias por uso de seu conteúdo

O Google está em contato com jornais e agências para regulamentar o pagamento de uma taxa de licenciamento pelo conteúdo...

Agricultura1 minuto atrás

Fiscalização do Mapa detecta 4 mil frascos de azeite de oliva falsificados

Um total de 4 mil frascos de azeite de oliva falso foi destruído nesta sexta-feira (14), em Araraquara (SP). O...

Nacional3 minutos atrás

Corpo de menino de 2 anos é encontrado em lagoa

De acordo com a Polícia Civil (PC), ainda não é possível afirmar que se trata de um afogamento Desaparecido desde...

Nacional8 minutos atrás

Marido flagra traição em motel após instalar rastreador em celular

Um homem de 31 anos morador da cidade de Sinop no Mato Grosso, desconfiado de uma suposta traição da esposa, se arriscou...

Internacional12 minutos atrás

Presos empurram cabeça de acusado de estupro na privada; assista!

No vídeo, o estuprador implora por perdão enquanto é chicoteado por um cabo Um homem acusado de estupro foi agredido...

São Mateus28 minutos atrás

Preso jovem de 18 anos que traficava perto de escola em São Mateus

Um jovem identificado pelas iniciais W.C.S., de 18 anos flagrado com 17 papelotes de cocaína prontos para vender. O flagrante...

Carros e Motos35 minutos atrás

Veja 5 coisas que esperamos da próxima geração do Honda City

Talvez o Honda City tenha sido o primeiro sedã compacto dos “novos tempos”. Enquanto todas as outras marcas contavam apenas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana