conecte-se conosco



Saúde

Fiocruz indica desaceleração em casos de síndrome respiratória aguda

Publicado

em

.

Novos dados do sistema InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam que o ritmo de aumento nos casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode ter desacelerado na última semana. Essa síndrome pode ser causada por diversos vírus como o novo coronavírus (covid-19) e a influenza.

O InfoGripe apresentou, no período de 22 a 28 de março, desaceleração na taxa de crescimento do número de casos da SRAG no Brasil, ainda que a quantidade continue muito elevada, bem acima do padrão histórico. Na semana epidemiológica de 22 a 28 de março, os casos estimados da síndrome foram de 5.992, aumento de 7% em relação à semana epidemiológica anterior, de 15 a 21 de março, com 5.624 casos.

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Marcelo Gomes, que coordena o InfoGripe, as duas semanas epidemiológicas anteriores tinham apresentado crescimento expressivo no número estimados de casos de SRAG, com aumentos de 122% e 162%, respectivamente.

Desaceleração

Gomes diz que os dados sugerem desaceleração no número de casos da síndrome respiratória que tanto podem ser reflexo das medidas de isolamento social, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas pelos estados brasileiros em meados de março, quanto do atraso na atualização das notificações nos bancos de dados que abastecem o InfoGripe pelas equipes nas unidades básicas de saúde.

“Neste momento, a gente não pode afirmar que é exclusivamente em função das medidas de isolamento social que houve essa desaceleração. Pode ser isto. Mas pode ser também o atraso maior na inserção de dados. E pode ser a combinação desses dois fatores”, disse Gomes.

O coordenador do InfoGripe ressalta que as medidas de isolamento não podem ser afrouxadas neste momento. “Ainda estamos em uma situação preocupante. Temos que continuar as adesões massivas ao isolamento social”.

Segundo a Fiocruz, houve também uma mudança no perfil etário dos casos registrados, que nos anos anteriores costumava ser de predominância de crianças com menos de 2 anos, passando agora para indivíduos de mais de 60 anos, uma faixa que está associada a casos mais graves do novo coronavírus. Segundo o coordenador do InfoGripe, essa mudança pode estar relacionada ao covid-19.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

São Paulo tem mais de 134 mil casos confirmados de coronavírus

Publicado

em


.

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo revela que o estado tem, até este momento, 134.565 casos confirmados do novo coronavírus, com 8.842 óbitos. Há 4.531 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) de todo o estado com suspeita ou confirmação de infecção por coronavírus, além de 7.700 internadas em enfermarias.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 71% e, na Grande São Paulo, de 80,5%. Já o número de pacientes que receberam alta após terem estado internados por causa do novo coronavírus chegou a 24.616 pessoas nesta sexta-feira (5).

Respiradores

O governador João Doria informou que mais 700 respiradores deverão ser entregues nos hospitais públicos do estado até o final da próxima semana. Até ontem (4) tinham sido entregues a hospitais públicos municipais e estaduais de São Paulo 977 respiradores, disse Doria. E, com isso, serão entregues, no total, mais 1,6 mil novos leitos à rede pública do estado.

“Cada respirador entregue significa um novo leito de UTI entregue”, afirmou o governador.

De acordo com Doria, o estado tem hoje 7.122 leitos de UTI, o dobro do que tinha no início da pandemia.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política4 minutos atrás

Ales debate atuação de hospitais filantrópicos durante a pandemia

. O presidente da Federação das Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Fabrício Gaeede, é o...

Internacional4 minutos atrás

Trump cita Brasil e Suécia têm dificuldades no combate à covid-19

. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou nesta sexta-feira o Brasil como exemplo de país com dificuldades para...

Internacional9 minutos atrás

Brasil e Suécia passam por “momento terrível”, diz Trump

Reprodução/Facebook Trump compara situação de países com as medidas adotadas nos EUA O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, voltou...

Policial24 minutos atrás

Duas armas e drogas são apreendidas pela PM na Serra

. Nesta quinta feira (04), policiais militares do 6º Batalhão apreenderam duas armas e diversos entorpecentes em atendimentos de ocorrências...

Nacional29 minutos atrás

Covas: São Paulo plantará uma árvore para cada vítima de Covid-19

Divulgação A cidade de São Paulo faz aqui a sua lembrança em relação a todas as pessoas que estão perdendo...

Política39 minutos atrás

Secretário detalha inovações na saúde e combate à pandemia

. A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu na manhã desta sexta-feira (5) o secretário de Estado da...

Esportes44 minutos atrás

Plataforma virtual incentiva pessoas com deficiência a se exercitarem

. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou uma plataforma virtual com atividades físicas voltadas a pessoas com deficiência, sejam elas acostumadas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!