conecte-se conosco



Regional

Filas levam Prefeitura a multar a Caixa em Barra de São Francisco

Publicado

em

Centenas de pessoas passaram a manhã desta segunda-feira (11) numa fila imensa para terem acesso à agência local da Caixa e a Prefeitura anunciou que vai emitir um laudo de autuação por dia, se a instituição não providenciar um local adequado para atender aos seus clientes e permitir que as filas continuem acontecendo em Barra de São Francisco.

Na última quinta-feira (7), o município lavrou um auto de infração com uma multa de R$ 1.895,00, baseado em duas leis que limitam em 30 minutos o tempo de espera de clientes para serem atendidos em agências bancárias na cidade. O problema tem sido recorrente na Caixa, principalmente a partir de abril de 2020, quando começarem os pagamentos do auxílio-emergencial do Governo Federal por conta da pandemia do Coronavirus.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) reafirmou o que havia falado antes mesmo de tomar posse: que, se a Caixa não resolver o problema das filas, vai retirar a folha de pagamento dos servidores do banco. A multa tomou como base a Lei 24, de 21 de março de 2005, cuja redação foi alterada pela Lei 23, de 16 de maio de 2007, litando em 30 minutos o tempo de espera nas filas bancárias (anteriormente, o tempo era de 20 minutos).

A Lei 23/2007 define também em 50 Unidades de Referência Fiscal o valor da multa diária pelo não cumprimento da legislação municipal. Na manhã desta segunda-feira (11), a Prefeitura emitiu uma nota dando publicidade à multa lavrada na última quinta-feira. Diz a nota:

“A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco lavrou, no último dia (07/01), multa contra a agência da Caixa na cidade, por desobediência a legislação municipal que limita em 30 minutos o tempo de espera para atendimento bancário. Para além desta ação, da qual cabe impugnação, a Prefeitura vai notificar a agência para que providencie local adequado de atendimento aos seus clientes, acabando com a fila externa no estabelecimento”.

NOTA DA CAIXA
O assunto ganhou repercussão e, na tarde desta segunda-feira (11), a Caixa divulgou uma nota em que diz:
“A CAIXA informa que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos. Entre as ações adotadas, na Ag Barra de São Francisco (ES), é possível citar a triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Somado a isso mantém sinalização/delimitação do piso externo da agência, além de recepcionistas que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas.

Todas as unidades da CAIXA seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, prova de vida do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.

O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas e esclarece ainda que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia.

A CAIXA orienta ao uso do aplicativo CAIXA Tem e aos canais alternativos, loterias e correspondentes bancários, para os clientes que já podem sacar ou transferir o crédito do Auxílio Emergencial ou do Saque Emergencial do FGTS.

A Caixa está tomando todas as providências necessárias com relação ao Auto de Infração recebido pela prefeitura local.”

Comente Abaixo
Nacional3 horas atrás

Cliente de bar relata constrangimento com comentário obsceno na conta

Na comanda, uma observação chamou a atenção da mulher. Entre os itens havia uma referência a seus traços físicos: “Moça...

Política3 horas atrás

Após Maia falar com embaixador, governo diz ser “único interlocutor” com a China

Najara Araújo/Câmara dos Deputados Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) O governo federal disse nesta quarta-feira (20) que é o...

Estadual5 horas atrás

Direito do consumidor em viagem de férias é tema do primeiro Just Talk do ano

O juiz Gustavo Procópio, do 2º Juizado Especial Cível de Colatina, é quem explica o assunto, com enfoque na pandemia....

Estadual5 horas atrás

Estado e Município devem oferecer procedimento de reprodução assistida a moradora de Guarapari

Entes públicos devem custear fertilização in vitro e todo e qualquer medicamento, tratamento ou exame de que necessite a paciente....

Internacional5 horas atrás

Biden diz que Trump escreveu uma carta “muito generosa” antes de sair

Reprodução: iG Minas Gerais Joe Biden O presidente dos EUA, Joe Biden , disse que seu antecessor, Donald Trump ,...

Política5 horas atrás

Chanceler nega problema com a China; insumo em falta seria pela alta procura

Alan Santos/PR Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores O ministro das Relações Exteriores,  Ernesto Araújo , negou que nesta quarta-feira...

Economia5 horas atrás

Após acidente com caçamba, motociclista recebe indenização de 20 mil

    Creative Commons/Wikimedia – Uma caçamba em Belo Horizonte, Brasil. Imagem ilustrativa Um motociclista da cidade de Belo Horizonte...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!