conecte-se conosco



Estadual

Feira Touros Pró-genética do Espírito Santo tem primeira edição virtual

Publicado

em


.

Pecuaristas capixabas poderão adquirir touros zebuínos Puros de Origem (PO) durante a 1ª Feira Virtual de Touros Pró-genética do Espírito Santo que acontece entre os dias 25 de setembro e 02 de outubro. Devido às restrições da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a feira será realizada em ambiente virtual com transmissão pelo site da ABCZ

Os touros registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresentam exames negativos para brucelose e tuberculose, exame andrológico positivo e idade máxima de 42 meses e estarão disponíveis para aquisição por meio de conversa direta com os criadores.

O evento é resultado de uma parceria entre a ABCZ, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), a Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).

O coordenador técnico de Produção Animal do Incaper, Bernardo de Mello, afirmou que “a feira de touros é uma política pública de melhoria de rebanho que visa a facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais a touros zebuínos melhoradores“. 

Sobre o Pró-genética

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética de Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) é concebido pela ABCZ e tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no País. O Espírito Santo aderiu a essa política pública em 2009. Nesses mais de dez anos de existência das feiras de touros do Pró-Genética no Estado, foram realizadas 34 feiras itinerantes, com investimentos em 635 touros melhoradores pelos pecuaristas.

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
[email protected] / [email protected]
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Arquivo Público recebe acervos pessoais de Milson Henriques e Renato Pacheco

Publicado

em


O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (13), da solenidade de recebimento das coleções pessoais de Milson Henriques e Renato Pacheco, que passaram a compor o acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Também foi realizada a entrega de 4.700 livros doados ao APEES durante campanha para a Biblioteca Pública Municipal de Iconha, atingida pelas chuvas de janeiro de 2020.

Durante o evento, o governador agradeceu aos herdeiros pela cessão dos acervos, que agora ficarão disponíveis ao público. “Gostaria de agradecer à família do Juarez Vieira, Marilza e Carolina por terem cedidos, como herdeiros, todo esse acervo do Milson Henriques. Tive a oportunidade de conviver um pouco com Milson e acompanhei o seu trabalho. É muito bom receber esse acervo para disponibilizar e democratizar esse conhecimento”, declarou.

Casagrande prosseguiu: “Também gostaria de agradecer à Clotilde, esposa do Renato Pacheco e ao Rodrigo, seu filho, que hoje representam à família. Estamos recebendo a guarda permanente do acervo do Renato Pacheco, que como dizem, foi o intelectual mais completo que tivemos.  Não somente seu talento como professor, mas ele dominava todos os assuntos com muita capacidade. Essa história vem agora para o Arquivo Público. Renato Pacheco é uma grande referência e pode se torna-lo cada vez mais conhecido.”

O diretor-geral do APEES, Cilmar Cesconetto Franceschetto, também participou do evento e afirmou que é uma honra recolher acervos de personalidades de relevância como o Milson Henriques e o professor Renato Pacheco.

“Os documentos gerados e guardados ao longo da vida desses dois intelectuais em muito enriquece o patrimônio documental do Espírito Santo. São pessoas que em suas militâncias enalteceram, com suas obras, a vida dos capixabas, e que agora nos legam um valioso acervo documental, testemunho das suas memórias. Mas, além disso, um importantíssimo instrumento de pesquisa ao estudo da nossa história”, destacou.

A “Coleção Milson Henriques” abrange 27 caixas com diferentes documentos, como recortes de jornais, cartas, panfletos, cartões-postais, charges, quadros, desenhos, fotografias, diário, currículo artístico, premiações, telegramas, letras de músicas, convites, roteiros, cartazes, ingressos, álbuns, rótulos e homenagens, referentes ao período de 1943 a 2015. 

Já a “Coleção Renato Pacheco”, por sua vez, é composta por 109 caixas, nas quais constam documentos familiares e pessoais, originais de livros, estudos, correspondências, recortes de jornais, materiais didáticos, fotografias, cadernos, resenhas, revistas e manuscritos.

Biblioteca Pública Municipal de Iconha

Os 4.700 livros entregues à Biblioteca Pública Municipal de Iconha foram resultado de uma campanha, de iniciativa do APEES, da qual também participaram a Biblioteca Pública Estadual, o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (Casa da Memória), a Biblioteca Municipal de Vila Velha e a Assembleia Legislativa.

“Depois das chuvas que devastaram Iconha, a biblioteca local, que também sofreu com alagamento, irá receber mais de quatro mil livros através de uma campanha realizada pelo Arquivo Público. Um ato nobre, pois troca de conhecimento e sabedoria é fundamental para a cultura”, comentou o governador.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117 / 99633-3558
[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal15 minutos atrás

PF prende passageiro com 3 kg de cocaína na bagagem

Guarulhos/SP – A Polícia Federal prendeu, no Aeroporto Internacional de São Paulo, na sexta-feira (9/10), um passageiro tentando embarcar com...

Nacional15 minutos atrás

Mulher que xingou guarda municipal de “negro babaca” é solta após pagar fiança

Reprodução Mulher xingou o guarda municipal de “negro babaca” repetidas vezes. No último sábado (10), uma mulher foi presa em...

Policial29 minutos atrás

Polícia Civil recupera objetos roubados em ótica e perfumaria na Serra

A Delegacia Especializada de Crimes Contra Estabelecimento Comercial (DCCEC) recuperou, nesta sexta-feira (09), produtos que foram roubados de uma ótica...

Internacional29 minutos atrás

Covid-19: Facebook vai proibir anúncios que desencoragem uso de vacina

O Facebook anunciou nesta terça-feira (13) que vai começar a proibir anúncios que desencoragem as pessoas a se vacinarem. A...

Economia30 minutos atrás

Vigilância sanitária fecha tradicional restaurante após cliente flagrar barata

Reprodução Vigilância sanitária fechou tradicional restaurante de Santos Massas Dourado após cliente encontrar barata no pedido O restaurante Massas Dourado,...

Economia30 minutos atrás

Wesley Safadão e mais: os novos convidados do Summit Êxito de Empreendedorismo

Summit Êxito Empreendedorismo/Divulgação Weslley Safadão participará de evento Entre os dias 24 e 29 de novembro, acontecerá o Summit Êxito...

Entretenimento45 minutos atrás

Atriz Cristiana Oliveira diz que está ficando “mais vesga” com a idade

Reprodução/Instagram Cristiana Oliveira brinca sobre olhar vesgo A atriz Cristiana Oliveira ficou muto famosa por interpretar a protagonista Juma de “Pantanal”,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!