conecte-se conosco



Regional

Feira Cultural na aldeia Pau Brasil vai reunir povos Tupinikim e Guarani em Aracruz

Publicado

em

A arte dos povos Tupinikim e Guarani do município de Aracruz estarão juntas na Feira Cultural da aldeia Pau Brasil. O evento acontece no dia 20 de outubro (domingo), a partir das 09h, com apresentações, exposição e venda de artesanatos, comidas típicas, brincadeiras e roda de conversa.

O Objetivo do evento é promover a visibilidade da cultura Tupinikim e Guarani através dos artesanatos, da culinária, dos cantos, da dança, das vestimentas, e das histórias contadas e vividas pelos mais velhos das aldeias. Além do fortalecimento cultural, a feira também é considerada um espaço de diálogo entre dois povos e também um momento para que pessoas de outras culturas possam conhecer de perto a realidade dos povos indígenas de Aracruz.

“A feira é um espaço de fortalecimento dos indígenas Tupinikim e Guarani, onde os mesmos possam trocar experiências entre aldeias, como forma de resistência dos povos. Será também um espaço para que as pessoas não indígenas possam ver um pouquinho a forma dos indígenas viverem e resistir em meio a modernidade e a tecnologia que o mundo oferece” explica Josi Tupinikim, gerente de assuntos indígenas da Prefeitura de Aracruz.

A Feira Cultural Tupinikim e Guarani é uma realização do Grupo de Artesãs e Artesãos e Grupo de Guerreiros e Guerreiras da aldeia Pau Brasil, com apoio da Prefeitura de Aracruz. “Entendemos a importância de fortalecer e valorizar a cultura dos povos Tupinikim e Guarani de Aracruz e queremos manter viva a história do município que, inclusive, é o único do Estado que tem povos indígenas aldeados”, disse o prefeito Jones Cavaglieri.

SERVIÇO:

Feira Cultural Tupinikim e Guarani
Quando: 20 de outubro (domingo), a partir das 09h
Onde: aldeia Pau Brasil, Aracruz – ES (veja no mapa)

Programação:
09h – Abertura e café da manhã coletivo
9h30 – Fala das lideranças
10h – Mostra de vídeos e apresentação Tupinikim
14h – Coral Guarani
15h – Grupo de arqueiros tupinikim da Aldeia Caieiras Velha
16h – Roda de Conversa
17h – Apresentação Grupo de tambores da Aldeia Caieiras Velha junto aos grupos de guerreiros e guerreiras Tupinikim das Aldeias Pau Brasil, Caieiras Velha e Irajá

Comentários do Facebook

Regional

Polícia Militar Ambiental flagra desmate de 25 hectares no interior de Nova Venécia

Publicado

em

Nesta segunda-feira (06), policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) se deslocaram até a comunidade do Córrego do Poção, no interior de Nova Venécia, após receberem uma denúncia anônima encaminhada pelo Serviço Disque Denúncia 181, dando conta de que naquela localidade estaria em andamento um desmate de vegetação nativa (Mata Atlântica) de grandes proporções.

Ao chegarem ao local, os agentes confirmaram a veracidade das informações e efetuaram a prisão de B.S., 65 anos, gerente da propriedade fiscalizada, que informou à equipe policial que o desmate tinha como objetivo a ampliação de área para cultivo de café.

Na ação, foram ainda apreendidas duas máquinas de esteira e cinco metros cúbicos de madeira nativa. O total da área de Mata Atlântica degradada mensurada pela Polícia Ambiental foi de 25 hectares, o que equivale a 250 mil metros quadrados. B.S. foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Nova Venécia para prestar esclarecimentos acerca do desmate.

Segundo o comandante da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, a Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e hoje é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, contando com apenas 8,5% de suas florestas originais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). “É com preocupação que nos deparamos com as situações de desmate e queimadas de vegetação nativa, em particular da Mata Atlântica, visto que é o lar de grande variedade de plantas e animais, muitos deles ameaçados de extinção, além de ser o abrigo de várias populações tradicionais e ela garante o abastecimento de água para mais de 100 milhões de pessoas”, ressalta o oficial.

O capitão Fabrício ressalta que a Polícia Ambiental tem intensificando as ações de combate aos crimes ambientais nos remanescentes de Mata Atlântica por meio das operações Força e Presença realizadas no interior e arredores das Unidades de Conservação e também por meio de operações conjuntas com os demais órgãos de segurança e proteção ambiental.

A Polícia Ambiental alerta a comunidade de que a pena para quem destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção é de detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A população pode ajudar a polícia ambiental a proteger o meio ambiente e a combater os crimes ambientais. Ao ter qualquer informação sobre crimes ambientais, o cidadão deve ligar para o telefone 181 (Serviço Disque Denúncia) ou acessar o site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não é necessário se identificar.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes14 minutos atrás

Covid 19: CT Paralímpico de São Paulo reabre com atletas da natação

. Depois de 111 dias fechado, o Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo voltou a receber atividades na tarde...

Nacional14 minutos atrás

Jornalistas que entrevistaram Bolsonaro serão afastados por emissoras

Reprodução/TV Brasil Jair Bolsonaro em entrevista no Palácio do Planalto As emissoras Empresa Brasil de Comunicação (EBC), CNN Brasil e...

Nacional20 minutos atrás

Caixa deve prorrogar suspensão de prestações da casa própria por mais 2 meses

Medida vale para financiamentos com recursos do FGTS e da poupança; Famílias mais pobres do Minha Casa Minha Vida são...

Nacional43 minutos atrás

Dias Toffoli critica “ódio e intolerância” e deseja melhoras a Bolsonaro

Plenário da Câmara / FLICKR / Reprodução Toffoli enviou mensagem de apoio a Bolsonaro, que está com a Covid-19 Na...

Nacional44 minutos atrás

Sete traficantes são presos após mãe de usuário fazer denúncia

    Polícia Civill/Divulgação Foram apreendidos maconha, crack e cocaína, além de R$ 3,5 mil em dinheiro, celulares e um...

Nacional44 minutos atrás

Estado de saúde de avó de Michelle Bolsonaro é gravíssimo

Marcos Corrêa/PR Avó da primeira-dama foi encontrada desmaiada em rua da periferia do Sol Nascente, em Brasília A avó da...

Nacional44 minutos atrás

Colunista que torce por morte de Bolsonaro será investigado pela PF

Marcos Corrêa/PR Bolsonaro confirmou hoje (7) que está com a Covid-19 O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!