Connect with us

Tecnologia

Fast Shop sofre ataque hacker e loja virtual fica fora do ar

Published

on

source
Site da Fast Shop é hackeado
Reprodução

Site da Fast Shop é hackeado

Mais uma loja virtual brasileira está encarando um ataque hacker em 2022. Nesta quarta-feira (22), o site da Fast Shop saiu do ar para uma “pequena manutenção”. Mas o que ninguém esperava é que a indisponibilidade se tratava de uma invasão aos sistemas da companhia, que impactou até o funcionamento das unidades físicas.

Os problemas começaram nesta quarta-feira (22). Ao acessar a loja virtual, havia o aviso de que o site estava indisponível. “Queremos que você tenha sempre a melhor experiência de compra. E, para que isso aconteça, nosso site está passando por uma pequena manutenção”, alertaram. “Aguarde! Em breve estaremos de volta”.

O aviso foi reforçado no Twitter da companhia. A um usuário da rede social, a Fast Shop respondeu às 10h59 que se tratava de uma manutenção. Às 17h55, a companhia até orientou outra pessoa a entrar em contato por telefone para finalizar a compra:

“Olá! Lamento pelo transtorno, oriento que tente novamente no fim do dia para verificar se seu acesso foi normalizado, se quiser finalizar sua compra, contate minha equipe de vendas”, afirmaram.

Mas não demorou muito para o tom das respostas ser alterado. Em resposta a outro cliente pelo Twitter, a loja anunciou o fechamento de todas as lojas até 26 de junho e o adiamento de todos os pedidos até 27 de junho. Este aviso depois foi fixado no perfil.

Fast Shop teve sistemas e Twitter hackeados

O problema é que até a conta do Twitter da loja foi invadida. Após a publicação do anúncio, uma pessoa perguntou se o caso envolvia uma invasão, ransomware ou falência. Eis que o perfil oficial da Fast Shop respondeu de imediato, dessa vez pela versão web do Twitter e não mais pela plataforma iCostumer: “ransomware”.

Eis que, às 00h28 desta quinta-feira (23), o ataque foi anunciado: “Olá, FastShop ADMIN, nas últimas 72 horas, o TI da Fastshop e o sistema cloud sofreram um ataque de extorsão”, diz o tweet. “Obtivemos acesso a alguns TB [terabytes] de seus dados do VCenter e vários serviços em nuvem: AWS, AZURE, IBM e GITLAB”.

Os invasores também deram uma amostra do que foi acessado até então. É o caso de dados PCI, além de informações corporativas e de clientes. “Estamos felizes em negociar com vocês para evitar o vazamento desses dados e para ajudar a resolver os problemas”, afirmaram.

Os hackers orientaram a companhia a entrar em contato pelo Telegram.

O Tecnoblog entrou em contato com a Fast Shop, mas não teve retorno até o momento. O texto será atualizado em caso de resposta.

Comente Abaixo
Entretenimento7 minutos ago

Anitta defende Vitão de ataques por uso de maquiagem

Reprodução/Instagram – 03.07.2022 Anitta defende Vitão após críticas Anitta usou as redes sociais para fazer um comentário de apoio a...

Nacional7 minutos ago

Dom e Bruno: parentes de suspeito aguardam fim das investigações

TV Brasil – 16/06/2022 Avião da Polícia Federal (PF) com restos mortais de Bruno e Dom no Aeroporto de Brasília...

Economia37 minutos ago

Ao menos 18 estados e o DF reduzem ICMS sobre combustíveis

FreePik Os combustíveis têm parcela significativa de seu preço composto por impostos federais e estaduais, como o ICMS Até amanhã...

Entretenimento37 minutos ago

Criança invade palco em show de Juliette no São João de Caruaru; veja

Reprodução/YouTube – 03.07.2022 Juliette com criança no show de São João de Caruaru Nova rainha dos baixinhos na área? Neste...

Saúde1 hora ago

SP vacina contra covid-19 e gripe em parques e na Avenida Paulista

Para ampliar a cobertura vacinal da população da cidade, a prefeitura de São Paulo disponibiliza hoje (3) seis locais para a vacinação:...

Entretenimento1 hora ago

Ricky Martin recebe ordem de restrição por violência doméstica

Reprodução/Instagram – 03.07.2022 Cantor Ricky Martin Ricky Martin se tornou alvo de uma ordem de restrição após ser acusado de...

Sem categoria1 hora ago

Mirella resolve fazer topless na sacada de sua casa e é flagrada: “OnlyFans grátis”

Se você realmente chegou a cogitar que Mirella não iria dar o que falar em seu Instagram na madrugada deste sábado (02),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana