Connect with us

Saúde

Farmacêuticos apontam falta de remédios nas redes pública e privada

Published

on

Quase todos os farmacêuticos do estado de São Paulo relatam falta de remédios nos estabelecimentos onde trabalham. Levantamento do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo revela que 98,5% dos profissionais apontam falta de medicamentos nas redes privada e pública de farmácias e estabelecimentos de saúde do estado.

Foram ouvidos 1.152 farmacêuticos em todo o estado entre os dias 19 e 30 de maio. Dentre os profissionais, 82,8% atuam em estabelecimentos privados e 14,4% em unidades públicas ou em parceria com o sistema governamental. Trabalham em outros modelos, como entidades filantrópicas, 2,8%.

Entre os que atuam na rede particular, 899 trabalham em farmácias e drogarias, sendo que 893 disseram enfrentar falta de produtos nas prateleiras. A grande maioria (98,3%) dos 118 profissionais que trabalham em estabelecimentos vinculados diretamente ao Poder Público também denunciou falta de remédios.

Os medicamentos mais em falta são os antimicrobianos, com relatos de escassez por 93,4% dos farmacêuticos. Os mucolíticos, para aliviar os sintomas de infecções respiratórias, estão em segundo lugar, com 76,5% dos profissionais afirmando que há escassez desse tipo de produto. Os anti-histamínicos, usados para alergias, são remédios que faltam nos locais de trabalho de 68,6% dos profissionais, e os analgésicos, em 60,6%.

Falhas dos fornecedores

A maior razão para a falta dos medicamentos, segundo os profissionais, é a escassez no mercado, apontado como fator por 933 dos entrevistados. A alta inesperada da demanda foi mencionada por 561 dos profissionais ouvidos. Uma parte dos participantes (459) citou ainda falhas dos fornecedores e 222 disseram que os preços estão acima do razoável.

Segundo o Conselho Regional de Farmácia, a maior parte dos medicamentos em falta é integrada por formulações líquidas, o que afeta em especial os pacientes pediátricos, que têm mais facilidade de ingerir os medicamentos dessa forma.

Ainda de acordo com a entidade, além das falhas logísticas que afetam diversas cadeias industriais em razão da pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e as fortes restrições de circulação para conter os surtos de coronavírus na China também prejudicam o abastecimento de remédios.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Saúde

Comente Abaixo
Nacional8 minutos ago

Mulher cai em golpe e deposita R$ 35 mil para namorado virtual

Apesar de ter sido enganada, ela se recusa a acreditar que o homem esteja mentindo e diz que ele “não...

Polícia Federal8 minutos ago

Polícia Federal e Receita Federal efetuam ação conjunta no Porto de Santos e apreendem mais de meia tonelada de cocaína

Santos/SP – Nesta terça-feira, 16/8, a Polícia Federal realizou ação conjunta com a Receita Federal no Porto de Santos, que...

Esportes8 minutos ago

Arrascaeta e Gabigol são absolvidos no STJD e podem jogar contra o Athletico-PR

Gabigol e Arrascaeta estão liberados para atuar em Athletico-PR x Flamengo, no jogo de volta das quartas de final da Copa...

Esportes8 minutos ago

Ingressos para Athletico x Flamengo estão esgotados; quartas de final da Copa do Brasil

O Caldeirão vai ferver nas quartas de final da Copa do Brasil! Todos os lugares para a partida desta quarta-feira...

Política13 minutos ago

Lula diz que Bolsonaro mente aos evangélicos: “É um fariseu”

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Lula critica Jair Bolsonaro Nesta terça-feira (16), o ex-presidente e candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da...

Nacional31 minutos ago

Professora diz para estudantes que ser homossexual é ‘impuro’; vídeo

A professora Maria Elizete Anjos, do Colégio Municipal Castro Alves, em Posse (GO), foi gravada na última quinta-feira (11) falando...

Nacional36 minutos ago

Idoso morre atropelado por trem enquanto procurava lugar para pescar

Um idoso de 62 anos morreu após ser atropelado por um trem de carga no distrito de Pedra Corrida, em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana