conecte-se conosco



Estadual

Fapes realiza mentorias para participantes do Centelha ES

Publicado

em

Os 500 proponentes classificados na primeira seleção do Programa Centelha ES devem submeter a nova proposta até o dia 1º de março. Até o fim do prazo, os participantes têm à disposição uma série de treinamentos e mentorias, para auxiliar no desenvolvimento do projeto a ser apresentado. O serviço é oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e também por parceiros do programa.

Nesta quinta-feira (20), será realizada a Maratona de Mentoria organizada pela Fapes na intenção de auxiliar os proponentes na submissão do Projetos de Empreendimento, que é a próxima fase de avaliação. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário on-line, informando o interesse nas mentorias ofertadas e o horário de atendimento.

Os proponentes serão recebidos na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. As sessões de mentoria terão duração de 15 minutos e cada projeto poderá escolher até dois temas, de acordo com o indicado no formulário. A Fapes oferta orientações sobre: parcerias de negócios; equipes de sucesso; mercado – concorrência e clientes; modelo e estratégias de negócios; tecnologias disponíveis e produto; e plano de investimento e viabilidade financeira.

Os participantes serão instruídos a elaborar o projeto de empreendimento para implementação da ideia. Este é o momento no qual o proponente deve demonstrar o potencial e a viabilidade do negócio, a fundamentação técnico-científica e mercadológica do produto, o potencial de mercado e possíveis concorrentes, entre outros aspectos, demonstrando a viabilidade da empresa nascente.

Rede de apoio no Ifes

Além da Fapes, outros parceiros do Programa Centelha ES estão empenhados em amparar os participantes e tirar suas dúvidas em relação ao projeto de empreendimento. Um exemplo é a mobilização dos núcleos incubadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para apoiar os proponentes.

Quem estiver entre os selecionados da fase atual pode procurar o núcleo incubador mais próximo. O Ifes mantém esses ambientes tecnológicos e empresariais em 12 municípios capixabas, como Alegre, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Venda Nova do Imigrante e em alguns campi da Grande Vitória.

Mobilização da UVV

Das 500 ideias selecionadas para a segunda fase do Programa Centelha ES 192 foram elaboradas por alunos e colaboradores da Universidade Vila Velha (UVV), o que corresponde a 38,4% do total.

Por isso, a universidade preparou uma jornada de capacitações que teve início nessa segunda-feira (17) e vai até dia 28 de fevereiro, conforme programação inserida no final deste texto.

Nova etapa do Centelha ES

A relação dos projetos de inovação aprovados para a segunda etapa do Centelha ES foi divulgada no www.programacentelha.com.br/es e no www.fapes.es.gov.br. Ao todo, a Fapes recebeu 3.556 propostas entre os dias 10 de setembro e 14 de novembro de 2019.

O resultado homologado da primeira fase foi divulgado no dia 06 de fevereiro, com a lista dos 500 projetos que estão na próxima etapa. Durante quase dois meses, 146 pesquisadores, professores e profissionais de notório saber realizaram as avaliações das propostas inscritas.

O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A iniciativa é operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

SERVIÇO:

1) Maratona de Mentoria da Fapes
20 de fevereiro, das 09 às 18 horas
Local: Esesp – Rua Francisco Fundão, 155 – Morada de Camburi, Vitória.
Inscrições

2) Capacitação [email protected] – Ifes Vila Velha
20 de fevereiro, das 14 às 17 horas
Local: Avenida Ministro Salgado Filho, 1000 – Soteco, Vila Velha.

3) Capacitações da UVV

– Mentoria individual
19 de fevereiro de 2020, das 09 às 12 horas
Local: Sala 14 – Prédio Inotec

– Treinamento 05
19 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala 5: Liberdade – Prédio Rosa

Business Model Canvas
19 de fevereiro de 2020, das 19 às 22 horas
Local: Sala 15 – Prédio Inotec

Treinamento 07
20 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala Arena – Prédio Branco

Treinamento 08
21 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala 01- Futuro – Prédio Azul

Treinamento 09
27 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Treinamento 10
27 de fevereiro de 2020, das 19 às 22 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Treinamento 11
28 de fevereiro de 2020, das 14 às 18 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Treinamento 12
28 de fevereiro de 2020, das 19 às 22 horas
Local: Sala Liberdade – Prédio Rosa

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Justiça do ES autoriza que 150 detentos cumpram prisão domiciliar durante pandemia

Publicado

em

Os detentos são do grupo de risco e durante a prisão domiciliar serão monitorados com tornozeleiras eletrônicas

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo autorizou a liberação de cerca de 150 detentos para cumprir prisão domiciliar por causa do Novo Coronavírus. As pessoas do grupo de risco,  como idosos, hipertensos, diabéticos, portadores de problemas respiratórios ou com qualquer outra enfermidade, vão passar um período cumprindo a pena em casa com uma tornozeleira eletrônica para o monitoramento. 
A medida foi tomada para diminuir os riscos dos internos contraírem a doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), mais de 850 detentos já cumprem prisão domiciliar e são monitorados constantemente. 
Quando o interno recebe a tornozeleira eletrônica é possível acompanhar os passos, e saber exatamente por onde ele anda. A Sejus também recebe um alerta quando o equipamento é descarregado ou quando está fora da área de abrangência autorizada.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado, todos os casos são analisados de maneira individualizada, criteriosa e responsável. “Nem todos os detentos podem receber esse tipo de benefício. A soltura de presos de alta periculosidade pode contribuir para elevar o índice de homicídios”, ressalta o secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Ramalho. Caso algum detento seja flagrado descumprindo alguma orientação de monitoramento, pode ser punido.

(* TV Vitória/Record TV)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 minutos atrás

Renata Fan faz selfie no carro e seios naturais chamam atenção: “Uma loira dessas era toda hora

A apresentadora encantou os seguidores com o clique Renata Fan alegrou o dia de seus seguidores na tarde desta quinta-feira...

Regional14 minutos atrás

Sertanejo Dan rocha faz live-show neste sábado (11)

Um dos principais nomes do sertanejo do Espírito Santo, Dan Rocha confirmou data da nova live-show. A apresentação acontece neste...

Internacional39 minutos atrás

Covid-19: número de mortes no planeta ultrapassa a marca de 100 mil

arrow-options Jochen Sand/GettyImages/Creative Commons Marca foi atingida nesta quinta-feira Nesta quinta-feira (9), a pandemia do Covid-19 atingiu mais uma triste...

Política39 minutos atrás

Morre Iram Saraiva, ex-senador goiano e ex-ministro do TCU

arrow-options Jonas Pereira/Agência Senado Iram Saraiva foi senador e ministro do Tribunal de Contas da União Morreu nesta quinta-feira (9),...

Política1 hora atrás

Sem proteção, Bolsonaro é flagrado mexendo no nariz e apertando a mão de idosa

Um vídeo de Jair Bolsonaro desrespeitando novamente as orientações contra o novo coronavírus indignou os internautas nesta sexta-feira (10). O...

Mulher1 hora atrás

Aprenda a retocar a raiz do cabelo em casa durante a quarentena

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), todo serviço não essencial foi suspenso por tempo indeterminado em diversos estados, incluindo...

Nacional4 horas atrás

Adolescente de 15 anos é o primeiro Ianomami a morrer de Covid-19

arrow-options Reprodução Alvanei Xirixana foi o primeiro Ianomami a morrer de Covid-19 O adolescente Ianomami de 15 anos que contraiu...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana