conecte-se conosco


Regional

Famílias da foz do rio Doce apostam na criação de abelhas para a produção de mel como fonte de renda

Publicado

em

Projeto de meliponicultura em quatro comunidades de Linhares tem expectativa de produzir até 1 tonelada do alimento por ano

LINHARES (ES) – Moradores da foz do rio Doce, estão se dedicando a uma nova atividade para a geração de renda: a meliponiculturacriação de abelhas sem ferrão. A ideia é comercializar o mel e ainda incrementar a produção agrícola das famílias, já que o inseto é um importante polinizador. A iniciativa faz parte das ações da Fundação Renova de incentivo à economia local.

Nesta primeira etapa, o projeto contempla 36 famílias de quatro comunidades: Regência, Povoação, Areal e Entre Rios. O objetivo é entregar, até meados do ano que vem, 216 colônias para a criação das abelhas. Serão utilizadas as espécies Jataí, Mandaçaia e Uruçu-amarela. Juntas, elas poderão produzir até 1 tonelada de mel por ano. 

O trabalho é realizado por meio de um convênio com a Associação dos Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES), que presta toda a assessoria técnica às famílias. Cerca de 120 pessoas já foram capacitadas, com treinamento, oficinas, visitas e informações como manejo e legislação.

A escolha das abelhas sem ferrão, diferentemente da apicultura, levou em consideração a vocação da região, a segurança dos produtores e a facilidade de manipulação. A produção também pode ser feita em área urbana, e o mel é considerado de excelente qualidade e de alto custo-benefício no mercado.

De acordo com Kadio Serge Aristide, analista de Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, além da venda do mel, as famílias também poderão ter renda por meio da comercialização dos subprodutos. “A cera é muito utilizada para uso medicinal e estético. Atualmente, o pólen desidratado, rico em nutrientes, também tem sido vendido como complemento nutricional”, explica.   

Sustentabilidade

Além de ser fonte de renda, as abelhas, por meio da polinização, ajudam no reflorestamento e na melhoria da qualidade da produção agrícola. Esse benefício já é sentido por Gleide Maria Aparecida Ferreira, moradora de Regência, que começou a criar abelhas em sua propriedade por meio do projeto. A atividade, que a princípio não chamava muito a atenção, hoje é a paixão de Gleide.

“Estou totalmente envolvida com o projeto. É um trabalho que faz bem para a mente. Na minha propriedade, tenho plantação de banana, milho, abóbora, melancia, e já vejo como a produção aumentou por causa da polinização. Quando me apresentaram o projeto, pensei em ter três ou quatro colmeias. Agora, meu objetivo é ter 50, 100”, conta.

Hoje, ela já produz mel para o consumo da família, mas espera iniciar a comercialização até o ano que vem. O projeto está em fase de instalação de meliponários e início da produção. Assim como Gleide, as famílias devem ter volume para comercialização em 2020. “A tendência é produzir cada vez mais porque as colmeias se multiplicam. Com a capacitação, eu já consegui fazer o manejo e a multiplicação sem a ajuda dos técnicos da AME”, diz Gleide.   

Comentários do Facebook
Leia mais:  Morre a cantora Beth Carvalho, aos 72 anos
publicidade

Regional

Homem é esfaqueado pela companheira enquanto dormia em Linhares

Publicado

em

Motivação para o golpe no ombro não foi esclarecido; homem foi socorrido para um hospital

Uma mulher de 46 anos esperou o marido deitar para esfaqueá-lo no ombro direito, durante a noite do último sábado (13). A facada aconteceu depois de uma discussão do casal, no bairro Vila Izabel, em Linhares, no Norte do Estado. Apesar de golpeado, o homem de 46 anos não apresentou nenhuma reação por causa de ingestão de bebida alcoólica em excesso.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, que foi acionada às 21h36, o homem foi socorrido por uma ambulância do município e levado até o Hospital Geral de Linhares, onde ficou sob cuidados médicos. Já a mulher foi encaminhada à 16ª Delegacia Regional, junto com a faca que utilizou para ferir o marido.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi tipificado como lesão corporal e que, neste tipo de crime, há a necessidade de manifestação de procedibilidade por parte da vítima, feita através de representação criminal. Por isso, a suspeita da agressão foi ouvida e liberada em seguida.


(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Senado aprova em primeiro turno PEC sobre pequenos municípios
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento28 minutos atrás

Inocentado em primeira instância, funkeiro passa aniversário na cadeia

Em abril deste ano o carioca DJ Rennan da Penha, um dos maiores personagens do funk atual, foi preso de...

Nacional38 minutos atrás

Motorista filma homem agredindo mulher dentro de carro de aplicativo

A vítima estava casada com o agressor há 14 anos e têm uma filha de 12 anos. Ele foi liberado...

Estadual40 minutos atrás

Nova frente fria pode trazer chuva ao ES

Temperaturas mínimas devem chegar a 14ºC Uma nova frente fria que passa pelo Espírito Santo durante a tarde de terça-feira...

Regional44 minutos atrás

Homem é esfaqueado pela companheira enquanto dormia em Linhares

Motivação para o golpe no ombro não foi esclarecido; homem foi socorrido para um hospital Uma mulher de 46 anos...

São Mateus47 minutos atrás

Em 5 horas, São Mateus registra três crimes da Lei Maria da Penha

Em todos os casos, já havia queixas registradas junto à polícia contra os agressores Empurrada na piscina praticamente vazia, golpeada...

Tecnologia1 hora atrás

Olouco meu! Como usar o filtro do Faustão no Instagram

Novos filtros  e adesivos não param de pipocar no Instagram; é uma novidade atrás da outra. A ideia é  deixar...

Nacional1 hora atrás

Congressistas democratas condenam tuítes de Trump e pedem impeachment

arrow-options Flickr/The White House Donald Trump pode sofrer processo de impeachment As quatro congressistas democratas atacadas pelo presidente americano Donald...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana