conecte-se conosco



Regional

Famílias da foz do rio Doce apostam na criação de abelhas para a produção de mel como fonte de renda

Publicado

em

Projeto de meliponicultura em quatro comunidades de Linhares tem expectativa de produzir até 1 tonelada do alimento por ano

LINHARES (ES) – Moradores da foz do rio Doce, estão se dedicando a uma nova atividade para a geração de renda: a meliponiculturacriação de abelhas sem ferrão. A ideia é comercializar o mel e ainda incrementar a produção agrícola das famílias, já que o inseto é um importante polinizador. A iniciativa faz parte das ações da Fundação Renova de incentivo à economia local.

Nesta primeira etapa, o projeto contempla 36 famílias de quatro comunidades: Regência, Povoação, Areal e Entre Rios. O objetivo é entregar, até meados do ano que vem, 216 colônias para a criação das abelhas. Serão utilizadas as espécies Jataí, Mandaçaia e Uruçu-amarela. Juntas, elas poderão produzir até 1 tonelada de mel por ano. 

O trabalho é realizado por meio de um convênio com a Associação dos Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES), que presta toda a assessoria técnica às famílias. Cerca de 120 pessoas já foram capacitadas, com treinamento, oficinas, visitas e informações como manejo e legislação.

A escolha das abelhas sem ferrão, diferentemente da apicultura, levou em consideração a vocação da região, a segurança dos produtores e a facilidade de manipulação. A produção também pode ser feita em área urbana, e o mel é considerado de excelente qualidade e de alto custo-benefício no mercado.

De acordo com Kadio Serge Aristide, analista de Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, além da venda do mel, as famílias também poderão ter renda por meio da comercialização dos subprodutos. “A cera é muito utilizada para uso medicinal e estético. Atualmente, o pólen desidratado, rico em nutrientes, também tem sido vendido como complemento nutricional”, explica.   

Sustentabilidade

Além de ser fonte de renda, as abelhas, por meio da polinização, ajudam no reflorestamento e na melhoria da qualidade da produção agrícola. Esse benefício já é sentido por Gleide Maria Aparecida Ferreira, moradora de Regência, que começou a criar abelhas em sua propriedade por meio do projeto. A atividade, que a princípio não chamava muito a atenção, hoje é a paixão de Gleide.

“Estou totalmente envolvida com o projeto. É um trabalho que faz bem para a mente. Na minha propriedade, tenho plantação de banana, milho, abóbora, melancia, e já vejo como a produção aumentou por causa da polinização. Quando me apresentaram o projeto, pensei em ter três ou quatro colmeias. Agora, meu objetivo é ter 50, 100”, conta.

Hoje, ela já produz mel para o consumo da família, mas espera iniciar a comercialização até o ano que vem. O projeto está em fase de instalação de meliponários e início da produção. Assim como Gleide, as famílias devem ter volume para comercialização em 2020. “A tendência é produzir cada vez mais porque as colmeias se multiplicam. Com a capacitação, eu já consegui fazer o manejo e a multiplicação sem a ajuda dos técnicos da AME”, diz Gleide.   

Comentários do Facebook

Regional

Mulher é encontrada morta na zona rural de Conceição da Barra

Publicado

em

 

Uma mulher ainda não identificada foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (28), em uma plantação de eucaliptos na zona rural de Conceição da Barra. 

Vigilantes de uma empresa particular encontraram o corpo caído em uma estrada vicinal que  liga o município barrense a São Mateus com perfurações de arma de fogo e acionaram a Polícia Militar.

A Perícia da Polícia Civil esteve no local, retirou o corpo e constatou que a vítima foi atingida com um tiro nas costas e outro no rosto.

O corpo foi encaminhado para o Serviço Médico Legal no município de Linhares (ES).

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde3 horas atrás

Rio quer que iniciativa privada administre hospitais de campanha

. O governo Rio de Janeiro anunciou hoje (29) a intenção de passar para um consórcio privado a administração dos...

Estadual4 horas atrás

3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim realiza audiências por videoconferência

. Em cumprimento à legislação, e seguindo as medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde, a audiência foi...

Estadual4 horas atrás

Psicólogos e assistentes sociais acompanham convivência em processos de adoção

. Hoje no ES, 126 crianças e adolescentes estão em processo de adoção, convivendo com seus pretendentes e sendo acompanhados...

Estadual4 horas atrás

COVID-19 | Presidente do TJES prorroga regime plantão extraordinário até 14 de junho

  . O Ato Normativo que estende o período de regime diferenciado de trabalho no âmbito do Poder Judiciário foi...

Saúde4 horas atrás

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe

. O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 de...

Nacional4 horas atrás

Aumento de leitos causa mudança brusca em taxa de internações por Covid-19 em SP

governo de São Paulo/reprodução Capital paulista registra alívio na taxa de ocupação de UTI’s Uma grande diferença na taxa de...

Esportes5 horas atrás

Força mental pode ser ponto forte do judô brasileiro na Olimpíada

. No comando da seleção brasileira masculina de judô desde 2018, a sensei Yuko Fujii, nascida na cidade de Toyoake (Japão),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!