conecte-se conosco


Estadual

Família autoriza doação de órgãos e tira seis pessoas da fila por transplantes no ES

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – A Páscoa terá novo significado para seis pacientes que estavam na fila por um transplante no Estado. Na manhã de quarta-feira (17), a equipe de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, fechou o protocolo de morte encefálica de um paciente e a corrida contra o tempo começava.

“O paciente chegou ao hospital trazido pelo SAMU com apenas um documento no bolso, ou seja, não tínhamos o contato dos familiares, o que inviabiliza a doação. O serviço social foi acionado, mas não havia tempo, para que tudo desse certo, a busca precisava ser rápida”, disse o médico Intensivista, Rafael Melo.

Em poucas horas, a assistente social referência da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Dr. Jayme começou uma busca ativa por meio do CADSUS, um sistema de cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e a única informação que conseguiu foi o bairro onde o paciente, possivelmente, morava.

“Pelo CADSUS, eu consegui descobrir que o paciente era de Barramares, Vila Velha, e a solução era entrar em contato com o Pronto Atendimento da Glória. Enfim, levei horas, mas nunca pensei em desistir, até que, por um milagre, consegui o telefone do irmão do paciente que me atendeu. A família veio ao hospital e puderem ainda encontrar o paciente com vida”, falou emocionada a assistente social, Rejane de Paula.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme, junto da assistente social e da equipe médica, explicaram à família o estado de saúde do paciente e fizeram a abordagem pela doação de órgãos. “Em meio a dor daqueles irmãos, o aceite à doação foi imediato. O ‘sim’ da família vai permitir que seis pessoas recuperem suas esperanças e suas vidas. O nosso trabalho é contra o tempo”, explicou a enfermeira da CIHDOTT do Hospital Dr. Jayme Ellen Costa.

Após a decisão da família, a Central de Transplantes do Estado foi acionada e mobilizou as equipes para captação dos órgãos. As cirurgias tiveram início, na manhã desta quinta-feira (18), no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves e contaram com a participação de um cirurgião cardíaco, de uma cirurgiã do aparelho digestivo, dois médicos residentes e duas enfermeiras do Centro de Transplantes do Hospital Meridional que, junto da equipe do Hospital Jayme, dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro concluíram a retirada do coração, fígado e rins. Em seguida, a equipe do Banco de Olhos entrou em sala para fazer a retirada das córneas.

As cirurgias de captação no Hospital Dr. Jayme foram finalizadas por volta das 16 horas e os pacientes receptores desses órgãos já aguardavam dentro no Centro Cirúrgico do Hospital Meridional para os transplantes. “As captações foram um sucesso. Agora precisamos correr contra o tempo para fazer o transplante desses órgãos. Hoje, seis pacientes terão uma nova chance graças a essa família que demonstrou que o amor é o bem maior do ser humano”, disse o cirurgião cardíaco, Heber Souza Melo Silva.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Alerta para chuva de granizo
publicidade

Estadual

Nova frente fria pode trazer chuva ao ES

Publicado

em

Temperaturas mínimas devem chegar a 14ºC

Uma nova frente fria que passa pelo Espírito Santo durante a tarde de terça-feira (16) pode trazer chuva para os capixabas até a próxima quinta-feira (18), de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A manhã de terça-feira (16) será de poucas nuvens e calor no Estado até o final da manhã. Com a aproximação da frente fria no período da tarde, há possibilidade de chuva fraca à noite por toda a metade Sul capixaba. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 16º C e a máxima de 34º C. Já na região Serrana,;nas regiões mais elevadas, a mínima será de 14º C e a máxima de 29º C.

Na quarta-feira (17) e na quinta-feira (18), o tempo ficará estável no Estado. A previsão é de chuva fraca ao longo do dia, por toda a metade Sul do Estado, na região Noroeste e no trecho leste da região Norte. Não chove nas demais áreas. Na Grande Vitória, há previsão de chuva fraca. A temperatura poderá chegar a 24º C.


(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  JAGUARÉ: Tribunal de Justiça começa a analisar primeira denúncia da Operação Arremate
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento27 minutos atrás

Inocentado em primeira instância, funkeiro passa aniversário na cadeia

Em abril deste ano o carioca DJ Rennan da Penha, um dos maiores personagens do funk atual, foi preso de...

Nacional37 minutos atrás

Motorista filma homem agredindo mulher dentro de carro de aplicativo

A vítima estava casada com o agressor há 14 anos e têm uma filha de 12 anos. Ele foi liberado...

Estadual39 minutos atrás

Nova frente fria pode trazer chuva ao ES

Temperaturas mínimas devem chegar a 14ºC Uma nova frente fria que passa pelo Espírito Santo durante a tarde de terça-feira...

Regional43 minutos atrás

Homem é esfaqueado pela companheira enquanto dormia em Linhares

Motivação para o golpe no ombro não foi esclarecido; homem foi socorrido para um hospital Uma mulher de 46 anos...

São Mateus46 minutos atrás

Em 5 horas, São Mateus registra três crimes da Lei Maria da Penha

Em todos os casos, já havia queixas registradas junto à polícia contra os agressores Empurrada na piscina praticamente vazia, golpeada...

Tecnologia1 hora atrás

Olouco meu! Como usar o filtro do Faustão no Instagram

Novos filtros  e adesivos não param de pipocar no Instagram; é uma novidade atrás da outra. A ideia é  deixar...

Nacional1 hora atrás

Congressistas democratas condenam tuítes de Trump e pedem impeachment

arrow-options Flickr/The White House Donald Trump pode sofrer processo de impeachment As quatro congressistas democratas atacadas pelo presidente americano Donald...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana