conecte-se conosco



Estadual

Família autoriza doação de órgãos e tira seis pessoas da fila por transplantes no ES

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – A Páscoa terá novo significado para seis pacientes que estavam na fila por um transplante no Estado. Na manhã de quarta-feira (17), a equipe de Terapia Intensiva do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, fechou o protocolo de morte encefálica de um paciente e a corrida contra o tempo começava.

“O paciente chegou ao hospital trazido pelo SAMU com apenas um documento no bolso, ou seja, não tínhamos o contato dos familiares, o que inviabiliza a doação. O serviço social foi acionado, mas não havia tempo, para que tudo desse certo, a busca precisava ser rápida”, disse o médico Intensivista, Rafael Melo.

Em poucas horas, a assistente social referência da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Dr. Jayme começou uma busca ativa por meio do CADSUS, um sistema de cadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e a única informação que conseguiu foi o bairro onde o paciente, possivelmente, morava.

“Pelo CADSUS, eu consegui descobrir que o paciente era de Barramares, Vila Velha, e a solução era entrar em contato com o Pronto Atendimento da Glória. Enfim, levei horas, mas nunca pensei em desistir, até que, por um milagre, consegui o telefone do irmão do paciente que me atendeu. A família veio ao hospital e puderem ainda encontrar o paciente com vida”, falou emocionada a assistente social, Rejane de Paula.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme, junto da assistente social e da equipe médica, explicaram à família o estado de saúde do paciente e fizeram a abordagem pela doação de órgãos. “Em meio a dor daqueles irmãos, o aceite à doação foi imediato. O ‘sim’ da família vai permitir que seis pessoas recuperem suas esperanças e suas vidas. O nosso trabalho é contra o tempo”, explicou a enfermeira da CIHDOTT do Hospital Dr. Jayme Ellen Costa.

Após a decisão da família, a Central de Transplantes do Estado foi acionada e mobilizou as equipes para captação dos órgãos. As cirurgias tiveram início, na manhã desta quinta-feira (18), no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves e contaram com a participação de um cirurgião cardíaco, de uma cirurgiã do aparelho digestivo, dois médicos residentes e duas enfermeiras do Centro de Transplantes do Hospital Meridional que, junto da equipe do Hospital Jayme, dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro concluíram a retirada do coração, fígado e rins. Em seguida, a equipe do Banco de Olhos entrou em sala para fazer a retirada das córneas.

As cirurgias de captação no Hospital Dr. Jayme foram finalizadas por volta das 16 horas e os pacientes receptores desses órgãos já aguardavam dentro no Centro Cirúrgico do Hospital Meridional para os transplantes. “As captações foram um sucesso. Agora precisamos correr contra o tempo para fazer o transplante desses órgãos. Hoje, seis pacientes terão uma nova chance graças a essa família que demonstrou que o amor é o bem maior do ser humano”, disse o cirurgião cardíaco, Heber Souza Melo Silva.

Comentários do Facebook

Estadual

3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim realiza audiências por videoconferência

Publicado

em


.

Em cumprimento à legislação, e seguindo as medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde, a audiência foi conduzida pelo juiz Miguel Balazs, por meio de plataforma digital.

A 3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim deu início, nesta semana, às audiências por videoconferência, conforme as medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde em decorrência da pandemia de Covid-19. As primeiras audiências realizadas pela Vara por meio da plataforma digital Zoom aconteceram na última quarta-feira (27) e foram conduzidas pelo juiz Miguel Balazs.

Segundo o magistrado, a realização das duas audiências de instrução só foram possíveis devido à instalação de equipamentos no Centro de Detenção Provisória e Penitenciárias Regional masculina e feminina de Cachoeiro de Itapemirim pela Secretaria de Justiça (Sejus). Todos os três estabelecimentos prisionais localizados na Comarca já contam com um equipamento para videoconferências. As audiências ainda contaram com a participação da promotora de Justiça Indira Diwali e do defensor público Rodrigo Teixeira Pinto, também por meio da plataforma digital.

O juiz acredita que, mesmo com o fim da pandemia, a audiência por vídeo continuará sendo usada, provavelmente num sistema misto, com a realização de atos que necessitam ser praticados presencialmente em conjunto com as videoconferências, que passarão a ser utilizadas para ouvir pessoas que estejam distantes e não podem ou não precisam se locomover até o Fórum, como no caso da oitiva de policiais, peritos e réus presos em unidades prisionais distantes.

“A audiência por videoconferência agrega agilidade ao processo, já que o juiz pode diretamente ouvir uma testemunha ou um réu que se encontra longe ao invés de aguardar muitos meses pelo cumprimento de uma carta precatória”, destacou o magistrado Miguel Balazs.

Vitória, 29 de maio de 2020

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva| [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde3 horas atrás

Rio quer que iniciativa privada administre hospitais de campanha

. O governo Rio de Janeiro anunciou hoje (29) a intenção de passar para um consórcio privado a administração dos...

Estadual3 horas atrás

3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim realiza audiências por videoconferência

. Em cumprimento à legislação, e seguindo as medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde, a audiência foi...

Estadual3 horas atrás

Psicólogos e assistentes sociais acompanham convivência em processos de adoção

. Hoje no ES, 126 crianças e adolescentes estão em processo de adoção, convivendo com seus pretendentes e sendo acompanhados...

Estadual3 horas atrás

COVID-19 | Presidente do TJES prorroga regime plantão extraordinário até 14 de junho

  . O Ato Normativo que estende o período de regime diferenciado de trabalho no âmbito do Poder Judiciário foi...

Saúde4 horas atrás

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe

. O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 de...

Nacional4 horas atrás

Aumento de leitos causa mudança brusca em taxa de internações por Covid-19 em SP

governo de São Paulo/reprodução Capital paulista registra alívio na taxa de ocupação de UTI’s Uma grande diferença na taxa de...

Esportes4 horas atrás

Força mental pode ser ponto forte do judô brasileiro na Olimpíada

. No comando da seleção brasileira masculina de judô desde 2018, a sensei Yuko Fujii, nascida na cidade de Toyoake (Japão),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!