Connect with us

Economia

Falha do Bradesco expôs dados de contratos de 53 mil clientes

Published

on

source
Bradesco pode ter exposto dados de clientes
Wikimedia Commons

Bradesco pode ter exposto dados de clientes

O Bradesco informou nesta sexta-feira (13) que sua subsidiária Bradesco Financiamentos S.A. detectou um incidente que pode ter resultado no vazamento de dados de 53 mil clientes.

O banco frisou que a suspeita de exposição de dados está restrita à Bradesco Financiamentos. O Bradesco afirmou, em comunicado ao mercado, que essa falha “pode ter permitido a visualização não autorizada de dados de contratos de financiamento de veículos de aproximadamente 53 mil clientes”.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O texto, assinado pelo diretor executivo e de Relações com Investidores do Bradesco, Leandro de Miranda Araujo, diz que “todas as medidas necessárias para a solução do incidente, bem como de comunicação aos clientes e às autoridades competentes, foram adotadas pela Bradesco Financiamentos”.

Os clientes que foram alvo de vazamento teriam sido alertados a ficarem atentos a golpes, apesar das informações vazadas não incluírem dados transacionáveis.

O comunicado ressalta que “a característica dos dados eventualmente visualizados não coloca em risco a integridade de acesso a sistemas transacionais desses clientes junto à Bradesco Financiamentos”. O banco ainda diz que “reforça seu compromisso com a transparência e a segurança dos dados de seus clientes”.

Empresas do mundo todo têm registrado falhas e ataques digitais que resultaram em vazamento de dados de clientes. No Brasil, o Banco Pan comunicou que sofreu uma invasão de cibercriminosos , que vazaram os dados de usuários de cartões de crédito da instituição.

Em fevereiro, um  ataque hacker sofrido pela Americanas resultou em uma perda de R$ 923 milhões em vendas, segundo o relatório divulgado nesta sexta-feira pela varejista.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não prevê sanções específicas para vazamento de dados, mas pode haver medidas administrativas. Caso o consumidor sofra algum dano como consequência do vazamento dos seus dados pessoais, ele pode acionar judicialmente a empresa responsável pelo tratamento para garantir uma reparação.

O que fazer em caso de dados vazados

A recomendação geral de especialistas é que os usuários fiquem atentos a contratação de serviços e empréstimos desconhecidos em seu nome, bem como desconfiar de cobranças ou avisos repentinos por mídia física ou digital. Não clique em links recebidos de desconhecidos.

Consumidores também devem ficar atentos a contatos que pedem informações confidenciais, mesmo quando fornecem parte dos seus dados. Na dúvida, não forneça e entre em contato com sua instituição financeira pelos canais oficiais.

Comente Abaixo
Variedades8 minutos ago

Fazer muito sexo torna as mulheres mais felizes e inteligentes, segundo a ciência

O prazer não é o único benefício durante as relações íntimas. Fazer sexo em busca pelo benefício do prazer é...

Estadual32 minutos ago

Chuva e frio deve continuar até o final de semana no ES

De acordo com os meteorologistas, o sol deve voltar a predominar no Espírito Santo no fim de semana A passagem...

Entretenimento42 minutos ago

Núbia Óliiver leva calote de amigo e entra com ação: “Irei ate o fim”

Fernanda Messas Núbia Óliiver Introduzir dinheiro em um relacionamento pode, sem dúvida, criar uma situação embaraçosa. Que o diga  Núbia...

Entretenimento2 horas ago

Arthur Aguiar ganha música inspirada em sua passagem pelo Big Brother

Reprodução/Instagram Arthur Aguiar Juliette Freire  não foi a única vencedora do  “Big Brother” a ter uma canção retratando a sua...

Entretenimento2 horas ago

Ex-BBB Lucas Bissoli confirma ida definitiva para São Paulo: “Meu lar”

Reprodução/Instagram Lucas Bissoli O ano de 2022 foi de grandes mudanças na vida de  Lucas Bissoli. Uma delas, inclusive, de endereço. É...

Entretenimento2 horas ago

Marcelo de Carvalho esquece Daniela Mercury e mira em Paola Carosella

Reprodução/Instagram Marcelo de Carvalho Após dizer que “é muito difícil se relacionar com quem apoia Bolsonaro por dois motivos: ou porque...

Entretenimento2 horas ago

Reunião do BBB21! Gil do Vigor, Arthur Picoli e Caio se reencontram

Reprodução/ Instagram Gil do Vigor, Caio e Arthur Picoli se reecontram Nesta terça-feira (24), Gil do Vigor, Arthur Picoli e...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana