Connect with us

Política

Fachin reforça transparência e segurança do sistema eleitoral

Published

on

source
Edson Fachin
Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Edson Fachin

A 100 dias para as eleições de outubro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, reforçou que a Justiça Eleitoral está pronta para realizar “eleições transparentes, limpas e seguras” e citou 19 sugestões apresentadas pelos integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) que serão adotadas no processo eleitoral.

Entre as medidas apontadas por Fachin estão a ampliação da etapa de inspeção dos código-fonte dos sistemas eleitorais de 6 meses para 1 ano; a implementação de projeto-piloto de acesso externo do código-fonte dos sistemas eleitorais pela Polícia Federal, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Campinas; melhorias no Teste Público de Segurança com aumento da quantidade de inscritos e de dias de duração e o aumento de 100 para 600 urnas auditadas no Teste de Integridade.

“Estamos todos e todas a serviço do País e de aproximadamente 152 milhões de eleitores que, pacificamente, comparecerão às urnas no próximo dia 2 de outubro, para manifestar de modo livre e consciente o voto secreto, certos e certas de que suas escolhas serão, como sempre, colhidas e contabilizadas de modo escorreito, como preveem a Constituição e as leis”, disse. A declaração ocorreu no início da sessão de julgamentos da Corte nesta quinta-feira.

“O papel da Justiça Eleitoral é garantir que a vontade do povo, demonstrada em cada voto digitado na urna, seja respeitada, pois numa democracia como no Brasil, a vontade do povo é soberana e deve prevalecer. E no Brasil, não há margem para dúvida: voto dado, é voto computado, somado e divulgado, consoante os parâmetros éticos e legais”, afirmou.

As eleições acontecem no dia 2 de outubro, e as urnas eletrônicas têm sido alvo de constante ataque por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2021, o TSE criou a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) para ampliar a “ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições”. As Forças Armadas foram convidadas pelo ex-presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, a integrar o grupo. Isso ocorreu diante da insistência do presidente da República questionar, sem provas, a confiabilidade das urnas eletrônicas, usadas há mais de 20 anos nas eleições do país sem qualquer caso de fraude comprovado.

Em suas iniciativas recentes, o TSE tem procurado detalhar o funcionamento das urnas eletrônicas, introduzidas no país em 1996 para coibir fraudes provocadas pela manipulação humana dos votos, e desmentir afirmações incorretas sobre a apuração.

Ainda entre as 19 medidas citadas por Fachin estão a possibilidade dos partidos políticos indicarem urnas para o teste de integridade; o aumento de 3% para até 6% do número de urnas submetidas à auditoria dos sistemas eleitorais; a ampliação do número de instituições aptas a participar das auditorias; a publicação dos Registros Digitais do Voto e dos logs das urnas, que antes eram disponibilizado apenas a partir de solicitação e a publicação dos Boletins de Urna em tempo real, o que antes era feito em até 3 dias após as eleições.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Comente Abaixo
Nacional8 minutos ago

Motorista de aplicativo é dopado e passa mais de 24 horas amarrado

Um motorista de veículo de aplicativo, de 39 anos, foi assaltado em Contagem, em Belo Horizonte, e depois foi levado...

Entretenimento15 minutos ago

Luan Santana passa perrengue com calça em show no São João de Salvador

Reprodução/YouTube – 03.07.2022 Luan Santana se apresentou no São João de Salvador Luan Santana se apresentou no São João de...

Política15 minutos ago

Lula e Haddad esperam fazer acordo com França em almoço neste domingo

Divulgação/Governo de São Paulo Ex-governador de SP, Márcio França O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , o ex-prefeito Fernando...

Nacional17 minutos ago

Mãe encontra bebê de 1 ano afogada na piscina de casa

Criança foi resgatada às pressas e levada de avião para hospital em Goiânia, onde ela foi atendida e segue internada...

Saúde26 minutos ago

Tem depressão? Confira 6 hábitos que você deve evitar

Pesquisas mostram que metade dos pacientes que passaram por um episódio de depressão voltarão a enfrentar o quadro nos próximos...

Entretenimento40 minutos ago

Juliette encerra temporada de São João e reflete: ‘É tanta emoção’

Reprodução/Kadu Brandão 01.07.2022 Juliette encerrou temporada de shows no São João Juliette está se despedindo da temporada de São João....

Variedades40 minutos ago

Menina gasta mais de R$ 3 mil do cartão de crédito da mãe em joguinhos após descobrir senha

Uma menina de 7 anos gastou mais de £500 (o equivalente a R$ 3 mil) em um jogo de celular...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana