Connect with us

Política

Fachin diz que não vai permitir ‘subversão do processo eleitoral’

Published

on

source
Fachin disse que não vai permitir subversão nas eleições
Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Fachin disse que não vai permitir subversão nas eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta sexta-feira que não vai permitir “a subversão do processo eleitoral”. 

Em discurso de cerca de 30 minutos no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador (BA), ele cobrou o respeito de “todos os poderes” ao processo eleitoral e disse que “para remover a Justiça Eleitoral de suas funções”, antes seria preciso removê-lo da presidência da Corte. “Diálogo sim, joelhos dobrados por submissão, jamais”, afirmou.

Fachin têm utilizado seus discursos nas últimas semanas para reforçar a credibilidade do processo eleitoral brasileiro e a segurança das urnas. A postura acontece também em resposta aos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que voltou a lançar dúvidas sobre o sistema de votação da Justiça Eleitoral — embora nunca tenha apresentado nenhum indício —, sugeriu auditoria paralela por meio de seu partido e tem incentivado a atuação das Forças Armadas junto ao TSE.

No discurso desta sexta-feira, sem citar o presidente da República, Fachin cobrou que “todos os poderes digam, sem subterfúgios, que vão respeitar o processo eleitoral de outubro de 2022″.

“A nenhuma instituição ou autoridade a Constituição atribui poderes que são próprios e exclusivos da Justiça Eleitoral. Não permitiremos a subversão do processo eleitoral. E digo, com todas as letras, para que não se tenha dúvida: para remover a Justiça Eleitoral de suas funções, este presidente teria antes que ser removido da presidência. Não cederemos. Diálogo sim, joelhos dobrados por submissão, jamais”,  frisou o magistrado.

Na quinta-feira, Fachin já havia afirmado que a Justiça Eleitoral está “aberta a ouvir, mas jamais se curvará a quem quer que seja” e disse que “quem trata de eleições são forças desarmadas”. Mais tarde, durante sua transmissão ao vivo semanal pelas redes sociais, Bolsonaro disse não saber de onde o ministro “está tirando esse fantasma que as Forças Armadas querem interferir na Justiça Eleitoral” e voltou a dizer que ter eleições limpas e transparentes é questão de “segurança nacional”.

A tréplica do presidente do TSE também veio nesta sexta-feira. Fachin voltou a elogiar a parceria com as Forças Armadas durante o período eleitoral, especialmente no apoio logístico, com o transporte de urnas eletrônicas a seções de difícil acesso. 

Mais uma vez sem citar Bolsonaro diretamente, no entanto, o ministro disse que o Brasil tem hoje “ilícitos indutores de regressos institucionais” que colocam em risco a democracia.

“Dizem que falo de fantasmas. A violência tem gênero e grau. A violência no Brasil é trágica. A desinformação tem nome e origem. Não é um fantasma. (…) Assistimos quase incrédulos a normalização de ataques às instituições impulsionadas por práticas de desinformações”, destacou Fachin.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Comente Abaixo
Estadual2 horas ago

Acidente com morte interdita BR 262 em Ibatiba

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um acidente no km 151 da BR-262, na altura de Ibatiba,...

São Mateus2 horas ago

Empresa de óleo e gás quer expandir no no Polo Industrial de São Mateus

O Polo Industrial de São Mateus segue em franca expansão e o Município vai se consolidando cada vez mais como...

Mulher3 horas ago

Horóscopo do dia: previsões para 20 de maio de 2022

Marcelo Dalla O horóscopo do dia para esta segunda-feira vem acompanhado pela mandala Modern Love ÁRIES  Hoje a Lua se...

Entretenimento3 horas ago

‘Power Couple’: Erika e Dinei são eliminados com 18,20% dos votos

Record TV Erika e Dinei participaram do “Power Couple” Com 18,20% dos votos, Erika e Dinei foram eliminados do “Power...

Nacional4 horas ago

Mulher que descobriu traição e colou cartaz de término reencontra ex-companheiro: ‘chorou muito’

Empresária Benedita Carvalho Lopes, conhecida como Naná Lopes, encontrou o ex na última segunda-feira (16), em Belém. “Volte em casa...

Entretenimento4 horas ago

Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto”

The Music Journal Brazil Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto” Para Vitão, as regras ditadas pela sociedade...

Entretenimento4 horas ago

Pedro Sampaio e Pabllo Vittar se beijam no ‘TVZ’

Reprodução/ Multishow Pedro Sampaio beijo Pabllo Vittar Pedro Sampaio assumiu o comando do “TVZ”  fez a temperatura subir. Isso porque...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana