Connect with us

Tecnologia

Facebook limita recurso de foto de perfil usado por pessoas antivacina

Published

on


source
Facebook vai impedir criação de molduras
Unsplashi

Facebook vai impedir criação de molduras

Temas de foto de perfil no Facebook são usados por milhões de pessoas para manifestar apoio a uma causa ou movimento, se solidarizar ou ainda apoiar candidatos em uma eleição. Mas o Facebook vai desativar a criação de molduras feitas por usuários, porque grupos antivacina vêm usando o recurso para disseminar desinformação sobre os imunizantes contra a Covid-19.

Em um blogpost publicado na sexta-feira passada (18), a Meta, controladora do Facebook, confirmou que, a partir de 21 de março, todas essas molduras customizadas serão deletadas, e apenas as que foram criadas por instituições de governo ou organizações médicas oficiais vão continuar no Frame Studio.

A criação de temas de perfil também foi limitada a fontes confiáveis de informações sobre Covid-19: autoridades como a OMS, a UNICEF, o CDC (Centro de Controle para Doenças), agências de governo e ministérios de saúde. Para instituições dos governos municipal, estadual e federal, como órgãos que administram eleições, serviços de emergência e forças policiais, a criação de filtros no Facebook também continuará habilitada.

“Essa mudança reflete nossa ênfase contínua em ajudar as pessoas a expressarem seu apoio a causas importantes como voto e informações de saúde confiáveis”, disse o Facebook em comunicado.

Ao pesquisar pelos temas antivacina na aba de busca do estúdio da rede social, não foi possível encontrá-los. Estão presentes filtros da UNICEF Brasil (e de outras partes do mundo), do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) — todos incentivando a vacinação contra a Covid-19.

Leia Também

Temas eram usados para driblar punições do Facebook

Desde que os imunizantes contra a doença se tornaram amplamente disponíveis, os movimentos antivacina tentaram disseminar boatos por meio dos temas de fotos de perfil. Essa é uma forma de espalhar desinformação e driblar as punições que a plataforma poderia impor, caso encontrasse postagens que violassem regras de desinformação sobre saúde.

Alguns dos filtros contra a vacina continham a mensagem “Eu confio no meu sistema imunológico, não em uma vacina”. Uma vez que essas molduras eram criadas, antes de o Facebook limitar o uso do recurso, qualquer usuário poderia encaixá-las em sua imagem de perfil.

Em maio de 2021, a CNBC abordou a questão em uma reportagem e, desde então, o Facebook vem removendo diversos desses temas por violação das regras de desinformação sobre saúde. Entretanto, mais e mais molduras estavam sendo criadas. Com a medida anunciada na sexta-feira, a plataforma coloca um ponto final no problema.

Entretanto, a rede social ainda vai permitir que fotos com filtros de perfil criados por um usuário continuem no ar — elas não serão derrubadas. É possível baixar molduras criadas usando o Frame Studio, pelo menos até 21 de março.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher4 horas ago

Veja como inserir revestimentos coloridos e desenhados na decoração

Estampas modernas e coloridas dos azulejos trouxeram mais reconhecimento para o material (Imagem: Estúdio São Paulo | Projeto Studio Tan-Gram)...

Internacional4 horas ago

Família sai de restaurante sem pagar e dá prejuízo de R$ 2 mil

Reproduçao/DailyMail Família deixou de pagar conta em Gales Uma família de oito pessas consumiu 329 libras esterlinas (cerca de R$...

Internacional7 horas ago

Mulher morre por eutanásia depois de receber autorização da justiça

Jessica Alva Piedra/Wikipedia Imagem sem data de Ana Estrada, paciente peruana que pediu para ser submetida a uma eutanásia Uma...

Mulher7 horas ago

Isa Scherer surpreende com batom de luxo em forma de pênis; veja valor

Reprodução/Instagram Isa Scherer surpreende com batom de luxo em forma de pênis; veja valor A influenciadora Isa Scherer surpreendeu nesta...

Nacional7 horas ago

RJ: passageiro fuma escondido em banheiro de ônibus e causa incêndio

Divulgaçãp / Polícia Rodoviária Federal (PRF) – 22/04/2024 Carcaça do ônibus queimado após incêndio ser controlado pelo Corpo de Bombeiros...

Política8 horas ago

Aprovadas sanções para quem ocupar propriedade privada

Foi aprovada, com emendas, proposta de Lucas Polese (PL) que prevê uma série de sanções administrativas para quem ocupar ou...

Regional8 horas ago

Homem sequestra mulher no Norte do ES, capota o carro durante fuga e vítima morre

Veículo foi parar dentro de área alagada e a vítima foi encontrada com corpo submerso e sem roupa. Crime foi...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana