conecte-se conosco



Fábrica clandestina de carne salgada é fechada pelo Idaf

Publicado

em

LINHARES – O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) interditou, nessa quarta-feira (19), uma fábrica clandestina de carne salgada, localizada em Linhares, norte do Estado. Segundo técnicos do órgão, aproximadamente 10 toneladas de jerked beef (carne seca) foram apreendidas e destruídas.
O estabelecimento não era registrado em nenhum Serviço de Inspeção Oficial, exigido para toda indústria de produtos de origem animal.
A equipe do Instituto chegou ao local após a identificação em uma blitz realizada na barreira sanitária em Pedro Canário, na divisa do Espírito Santo com a Bahia, de uma carga que seria entregue neste estabelecimento.
Segundo o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, os produtos verificados na blitz estavam regulares, mas o órgão decidiu averiguar o estabelecimento de destino por suspeitar de sua regularidade. “Já conhecemos a maioria dos estabelecimentos que recebem produtos de origem animal e não sabíamos da existência desse em especial, por isso, decidimos realizar a fiscalização no local, tendo ficado comprovada sua irregularidade”, alertou Fiuza.
Segundo o médico veterinário do Idaf Gustavo Colnago, os produtos estavam embalados como se fossem registrados junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), mas o número de registro não existe. “Foram apreendidos 110 mil rótulos falsificados. A ausência do registro impede a identificação da origem do produto. Além disso, o processo de inspeção sanitária é essencial para evitar que carnes impróprias ao consumo cheguem à mesa da população. No caso do jerked, é preciso um controle ainda maior, pois os sais de cura que são adicionados em seu preparo podem ser extremamente prejudiciais à saúde se ingeridos acima dos limites estabelecidos”, disse.
Além da destruição dos produtos e interdição da empresa até sua regularização, o proprietário foi multado. A ação contou com apoio da fiscalização volante do Idaf.

Comentários do Facebook

Empates fecham primeira rodada da Série C

Publicado

em


.

Dois jogos realizados na noite de segunda-feira (10) encerraram a primeira rodada da série C do Campeonato Brasileiro. No estádio Dilzon Melo, em Varginha (Minas Gerais), o Boa Esporte empatou em 2 a 2 com o Volta Redonda (Rio de Janeiro). Na outra partida, no estádio do Café, o Londrina (Paraná) também ficou na igualdade, mas sem gols, com o Criciúma (Santa Catarina), graças ao goleiro Danton, do Tubarão, que defendeu um pênalti a favor dos catarinenses.

Os confrontos foram válidos pelo grupo B da competição, que reúne dez equipes das regiões Sul e Sudeste do país. Por enquanto esta chave é liderada por Ituano (São Paulo), Brusque (Santa Catarina) e São José, que estrearam com vitória no torneio. Destaque para o triunfo da equipe do interior paulista, que derrotou, por 3 a 0, o Tombense, que decide o título mineiro com o Atlético-MG.

No grupo A ficam outros dez times do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ferroviário (Ceará) e Remo largaram na frente ao vencerem Botafogo-PB e Jacuipense (Bahia). O Ferrão ganhou dentro de casa por 2 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza. Já o Leão Azul surpreendeu fora dos domínios paraenses, batendo os baianos por 2 a 1, de virada, na Arena Valfredão.

A rodada de abertura ficou a dever apenas um duelo. Em virtude do novo coronavírus (covid-19), o jogo entre Treze (Paraíba) e Imperatriz (Maranhão) não pôde acontecer no último domingo (9) no Estádio Amigão, em Campina Grande. De acordo com a CBF, 12 dos 19 jogadores inscritos pela equipe maranhense na competição testaram positivo.

A competição vai até janeiro de 2021, e nesta edição tem um novo formato. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para dois quadrangulares. De um lado, o primeiro e o terceiro do grupo A com o segundo e o quarto do grupo B. Do outro, o primeiro e o terceiro do Grupo B com o segundo e quarto do Grupo A. Na sequência, os clubes se enfrentam dentro das chaves. Os dois melhores de cada lado conquistam o acesso à Série B e os vencedores de cada chave se classificam às finais.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!