conecte-se conosco


Esportes

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini é preso por suspeita de corrupção

Publicado

em

Michel Platini
REPRODUÇÃO/UEFA
Francês é investigado por possível manipulação na escolha da sede do mundial de 2022

O ex-presidente da Uefa (2007-2015) Michel Platini foi detido nesta terça-feira (18), na França, sob suspeita de corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022.

Platini , que já foi campeão pela Juventus, na Itália, e marcou a história como jogador nos anos 1980, está sob custódia da polícia de Nanterre, perto de Paris. As autoridades confirmaram que sua prisão ocorreu para que ele prestasse depoimento.

Leia também: Confira seis países onde o futebol feminino é superior ao masculino

Platini está sendo investigado por “supostos atos de corrupção ativa e passiva de funcionários não públicos” para a escolha do Catar .

O caso também envolve nomes de peso da política da França, como Sophie Dion, ex-conselheira do ex-presidente Nicolas Sarkozy (2007-2012). Claude Gueant, antigo secretário geral do governo da França, foi convocado para depor em condição de “suspeito livre”.

O Catar foi eleito sede da Copa em 2010, em uma votação em que derrotou a candidatura dos Estados Unidos.

A primeira investigação sobre corrupção e conspiração criminal na escolha do Catar foi aberta pela Promotoria Financeira Nacional (PNF) da França em 2016. Em dezembro de 2017, Platini foi ouvido como testemunha e admitiu que votou no Catar em dezembro de 2010.

De acordo com o jornal “Le Monde”, o foco das investigações é um almoço organizado no Palácio do Eliseu, em 23 de novembro de 2010. No evento, estavam presentes Nicolas Sarkozy, Michel Platini, o Emir do Catar, Tamim Ben Hamad Al Thani, e o então primeiro-ministro do emirado, Sheikh Hamad, Bem Jassem.

Leia mais:  Stephen Curry quebra recorde de bolas de três que já durava 22 anos na NBA

Platini já cumpre um suspensão como dirigente esporte por ferir o código de ética da Uefa ao aceitar um pagamento indevido de 1,8 milhão de euros autorizado pelo ex-presidente da Fifa Joseph Blatter .

Leia também: Moedas de R$ 1 das Olimpíadas Rio 2016 são vendidas por até R$ 7 mil na internet

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

Justiça Federal suspende licitação para construção de autódromo no Rio

Publicado

em

Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro arrow-options
Divulgação
Novo autódromo do Rio de Janeiro será construído em Deodoro

A Justiça Federal suspendeu o edital de licitação da construção do autódromo de Deodoro, no Rio de Janeiro. A contratação do consórcio Rio Motosport, que venceu a concorrência para fazer o circuito, precisará ser interrompida pela prefeitura da capital fluminense.

O pedido de suspenção do processo foi feito, em caráter liminar, pelo Ministério Público Federal, que solicita que não haja nenhuma obra do autódromo até que seja apresentado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e, consequentemente, a apresentação de uma licença para a realização da construção.

Leia mais: Hamilton x Schumacher: Piloto britânico persegue recordes da lenda na Fórmula 1

Em princípio, o autódromo será edificado para receber o GP do Brasil de Fórmula 1 a partir de 2021.

O centro da questão gira em torno da área da Floresta do Camboatá, local em que se pretende erguer o autódromo. Para o MPF, o local “é o único ponto remanescente de grande porte de Mata Atlântica em área plana na cidade”.

A Justiça Federal, em documento assinado pelo juiz Adriano de Oliveira França, cita: “A suspensão da contratação do objeto da licitação em questão tem o condão de evitar danos não só ao meio ambiente, mas também prejuízos econômicos ao próprio ente federativo, caso venha a ser reconhecida a inviabilidade do empreendimento”.

O anúncio de que o consórcio Motorsport venceu o edital de concorrência para a construção do autódromo foi feito no último dia 20 de maio . Pelo projeto da empresa, o autódromo terá capacidade de 80 mil lugares fixos, podendo ultrapassar 135 mil com estruturas provisórias, e contará com uma pista de 4,5 km de extensão.

Fonte: IG Esportes
Comentários do Facebook
Leia mais:  Kanté renova contrato e se torna o jogador mais bem pago da história do Chelsea
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Polícia Federal17 minutos atrás

PF combate concussão e lavagem de dinheiro em Vila Velha/ES

Vila Velha/ES – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19/7) a Operação Endosso, com o objetivo de desarticular suposto esquema...

Polícia Federal18 minutos atrás

Operação Vertex combate crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa

Manaus/AM – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (19/7) a Operação Vertex, uma nova fase da Operação...

Nacional1 hora atrás

ASSALTO A BANCO: Bandidos morrem em confronto com a polícia no Sul da Bahia

Vários suspeitos de terem participado das explosões contra um caixa eletrônico do Bradesco e da agência dos Correios de Jucuruçu,...

Agricultura1 hora atrás

Recadastramento de pescadores deve começar em cerca de 30 dias

O novo Registro Geral de Pesca (RGP) está pronto, anunciou nesta sexta-feira (19) o secretário de Aquicultura e Pesca do...

Economia1 hora atrás

Ministro da Infraestrutura recebe caminhoneiros na semana que vem

arrow-options Agência Brasil/Wilson Dias Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas se encontrará com caminhoneiros na próxima semana para falar sobre...

Economia1 hora atrás

Economia já propôs fim da multa de 40% do FGTS a Bolsonaro

arrow-options Antonio Cruz/Agência Brasil  Após participar de um evento da igreja Sara Nossa Terra, presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a...

Economia1 hora atrás

Contrata-se: quais setores estão gerando empregos no Brasil

arrow-options MARCO ANKOSQUI/Isto É DESENVOLVEDOR DE MOBILE Caio Granda, contratado pela Alt.Bank: “Me sinto privilegiado por ter sido empregado em uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana