conecte-se conosco



Internacional

Ex-ministro da Bolívia é detido por suposta corrupção

Publicado

em

Carlos Romero, ex-ministro de Governo do ex-presidente boliviano Evo Morales, foi detido e levado para a sede do Ministério Público (MP) da Bolívia ontem (14), para prestar declarações sobre suposto envolvimento em um caso de corrupção na Unidade Executora de Luta Integral contra o Narcotráfico (Uelicn).

Ele é acusado pelos delitos de não cumprimento de deveres e tráfico de influência.

Romero estava internado, por desidratação severa, em um hospital em La Paz, desde o dia 10 de janeiro. Ontem, após receber alta, foi detido e levado para prestar depoimento. Na semana passada, ao chegar ao hospital, ele afirmou que estava sendo perseguido por “grupos de choque” que haviam tentado sequestrá-lo.

“Eles me sequestraram na minha casa, sou um perseguido político, atualmente sou um símbolo de perseguição política, não tenho garantias”, afirmou semana passada.

Ontem, ao chegar à sede do MP, disse que “isso é injusto porque de denunciante passei a denunciado e tomarei as medidas legais”.

Morales defende ex-ministro

No twitter, Evo Morales defendeu seu ex-ministro. “Sob o comando de Carlos Romero, denunciamos em nosso governo atos de corrupção na Unidade Executora de Luta Integral contra o Narcotráfico (Uelicn), e agora descobrimos que somos os acusados. O que o regime de fato de Áñez [Jeanine Áñez, presidente da Bolívia] quer não é justiça, é vingança e impunidade”.

Romero foi denunciado pela deputada Rosemary Sandoval e, por duas vezes, não compareceu para prestar declarações sobre o caso. Sandoval acusa Romero e outras cinco pessoas de se beneficiarem indevidamente por conta dos cargos, além de uso indevido de influências, negociações incompatíveis com o exercício de funções públicas, resoluções contrárias à Constituição e descumprimento de deveres.

Leia mais:  Russa é condenada a 13 anos de prisão por arrancar olhos da irmã e matá-la

Os atos de corrupção se referem a irregularidades nos processos de licitação para a manutenção das aeronaves Hercules C-130 da Força-Tarefa Black Devils e dos helicópteros da Força-Tarefa Diablos Negros. Romero é acusado de favorecer a empresa Horizontal Aviation Company Bolivia SRL, responsável pela manutenção das aeronaves. Romero espera julgamento e passou a noite de ontem na sede da Força Especial de Luta contra o Crime.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários do Facebook
publicidade

Internacional

Indonésia forma equipe de açoitadoras em público, e mulher é punida por uma delas

Publicado

em

 

Açoitadora se prepara para punir criminosa sexual na Indonésia
Açoitadora se prepara para punir criminosa sexual na Indonésia Foto: AFP

A tradicional região de Aceh (Indonésia) formou um equipe de açoitadoras para cumprir punições em público a infratoras de leis islâmicas.

Imagens de uma açoitamento executado por uma mulher foram liberadas pelo governo de Aceh. A açoitadora, usando uma burca vermelha, golpeou uma condenada com uma vara de cana. Ela vestia uma burca branca, estava ajoalhada e tinha as mãos amarradas.

A mulher, que é solteira, foi flagrada em um hotel com um homem, o que é qualificado como “crime moral”, conforme relatou o “Daily Mirror”. A punição é açoitamento em local público. A mesma punição é dada para quem é visto em relação homossexual, consumindo bebida alcoólica ou se envolvendo em jogos de azar.

Açoitadora pune criminosa sexual na IndonésiaAçoitadora pune criminosa sexual na Indonésia Foto: AFP

Até então, os açoitamentos em Aceh eram todos realizados por homens. Porém clérigos decidiram que, de acordo com os valores pregados pelos Islã, mulheres devem punir mulheres.

A equipe tem oito mulheres selecionadas por autoridades civis e religiosas.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Declínio da taxa de natalidade do Japão aprofunda-se
Continue lendo
Entretenimento11 minutos atrás

Filha de Silvio Santos, Rebeca Abravanel, estaria grávida de Alexandre Pato

A família Abravabel pode aumentar. De acordo com o colunista, Ricardo Feltrin, Rebeca Abravanel pode estar grávida de seu primeiro...

Agricultura45 minutos atrás

LEITE/CEPEA: Em janeiro, preço real é o maior da série para o mês

Clique aqui e baixe o release completo em word.   Cepea, 29/01/2020 – O preço do leite pago ao produtor...

Estadual45 minutos atrás

Fundos de investimentos da Banestes DTVM se destacam entre os melhores do mercado

Dois fundos de investimentos geridos pela Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), da categoria DI e Curto Prazo,...

Estadual45 minutos atrás

Ampliado prazo do Simples Nacional para empresários de cidades atingidas pelas chuvas

A Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Simples Nacional vai prorrogar as datas de vencimentos dos tributos do programa aos contribuintes com...

Estadual45 minutos atrás

Secult divulga resultado de Seleção das Comissões Julgadoras dos Editais da Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (29), o resultado do Edital de Seleção de profissionais para composição...

Estadual45 minutos atrás

Mais de mil autos lavrados pelo Procon-ES durante ações fiscalizatórias em 2019

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) lavrou 1.020 autos no ano de 2019, decorrentes de 576 ações...

Estadual45 minutos atrás

Resultado final do Processo Seletivo para coordenação das escolas de Tempo Integral

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado final do Processo Seletivo para as funções de “Coordenador...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana