conecte-se conosco



Internacional

Ex-ministro da Bolívia é detido por suposta corrupção

Publicado

em

Carlos Romero, ex-ministro de Governo do ex-presidente boliviano Evo Morales, foi detido e levado para a sede do Ministério Público (MP) da Bolívia ontem (14), para prestar declarações sobre suposto envolvimento em um caso de corrupção na Unidade Executora de Luta Integral contra o Narcotráfico (Uelicn).

Ele é acusado pelos delitos de não cumprimento de deveres e tráfico de influência.

Romero estava internado, por desidratação severa, em um hospital em La Paz, desde o dia 10 de janeiro. Ontem, após receber alta, foi detido e levado para prestar depoimento. Na semana passada, ao chegar ao hospital, ele afirmou que estava sendo perseguido por “grupos de choque” que haviam tentado sequestrá-lo.

“Eles me sequestraram na minha casa, sou um perseguido político, atualmente sou um símbolo de perseguição política, não tenho garantias”, afirmou semana passada.

Ontem, ao chegar à sede do MP, disse que “isso é injusto porque de denunciante passei a denunciado e tomarei as medidas legais”.

Morales defende ex-ministro

No twitter, Evo Morales defendeu seu ex-ministro. “Sob o comando de Carlos Romero, denunciamos em nosso governo atos de corrupção na Unidade Executora de Luta Integral contra o Narcotráfico (Uelicn), e agora descobrimos que somos os acusados. O que o regime de fato de Áñez [Jeanine Áñez, presidente da Bolívia] quer não é justiça, é vingança e impunidade”.

Romero foi denunciado pela deputada Rosemary Sandoval e, por duas vezes, não compareceu para prestar declarações sobre o caso. Sandoval acusa Romero e outras cinco pessoas de se beneficiarem indevidamente por conta dos cargos, além de uso indevido de influências, negociações incompatíveis com o exercício de funções públicas, resoluções contrárias à Constituição e descumprimento de deveres.

Os atos de corrupção se referem a irregularidades nos processos de licitação para a manutenção das aeronaves Hercules C-130 da Força-Tarefa Black Devils e dos helicópteros da Força-Tarefa Diablos Negros. Romero é acusado de favorecer a empresa Horizontal Aviation Company Bolivia SRL, responsável pela manutenção das aeronaves. Romero espera julgamento e passou a noite de ontem na sede da Força Especial de Luta contra o Crime.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários do Facebook

Internacional

Primeiro paciente curado de HIV morre após reincidência de câncer

Publicado

em


Timothy Ray Brown, a primeira pessoa que se sabe ter sido curada de HIV depois de receber um tipo único de transplante de medula, morreu no estado norte-americano da Califórnia depois de ter uma reincidência de câncer, comunicou seu parceiro.

“É com grande tristeza que anuncio que Timothy faleceu… hoje à tarde acompanhado por mim e por amigos após uma batalha de cinco meses contra a leucemia”, disse Tim Hoeffgen no Facebook, acrescentando que Brown era seu “herói” e “a pessoas mais doce do mundo”.

Nascido em 11 de março de 1966, Brown ficou conhecido como o “paciente de Berlim” depois de se ver livre do HIV graças a um tratamento na capital alemã em 2007.

Seu caso fascinou e inspirou uma geração de médicos que combatem o HIV, assim como pacientes infectados com o vírus que causa a Aids, criando a esperança de que um dia se encontrará uma cura que finalmente acabará com a pandemia de Aids.

“Temos com Timothy e seu médico, Gero Huetter, uma grande dívida de gratidão por abrirem a porta para cientistas explorarem o conceito de que uma cura para o HIV é possível”, disse Adeeba Kamarulzaman, presidente da Sociedade Internacional da Aids (IAS).

Brown foi diagnosticado com HIV em 1995, quando vivia em Berlim, e em 2006 também foi diagnosticado com um tipo de câncer de sangue raro conhecido como leucemia mieloide aguda.

Embora tenha ficado livre do HIV durante mais de uma década depois de ser tratado, ele sofreu uma reincidência da leucemia no ano passado. Seus médicos disseram que a doença se espalhou para sua espinha e seu cérebro, e recentemente ele passou a ser tratado em sua casa de Palm Springs, na Califórnia.

“Parte-me o coração que meu herói tenha partido. Tim realmente era a pessoa mais doce do mundo”, escreveu Hoeffgen no Facebook. Ele disse que Brown dedicou a vida a contar a história de sua cura do HIV e “se tornou um embaixador da esperança”.

Para Huetter, o médico alemão que o tratou em 2007, o caso de Brown foi um tiro no escuro. O tratamento envolveu a destruição do sistema imunológico de Brown e um transplante de células-tronco com uma mutação genética chamada CCR5 que é resistente ao HIV.

Só uma proporção minúscula de pessoas – a maioria delas de ascendência do norte europeu – têm a mutação CCR5, que os torna resistentes ao vírus causador da Aids.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde7 minutos atrás

Fiocruz recomenda reavaliação da flexibilização no Amazonas

Uma nota técnica divulgada hoje (30) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda o reforço das medidas de prevenção à covid-19...

Esportes7 minutos atrás

São Paulo visita River em jogo decisivo para seguir na Libertadores

A noite desta quarta-feira (30) é decisiva para o São Paulo na Libertadores da América. Pela quinta rodada do Grupo D, o tricolor...

Política7 minutos atrás

Bolsonaro rebate Biden após fala sobre Amazônia: “Nossa soberania é inegociável”

Reprodução Bolsonaro disse ainda que não entende a motivação da “desastrosa e gratuita” declaração de Biden. O presidente Jair Bolsonaro...

Polícia Federal7 minutos atrás

PF combate fabricação e distribuição de notas falsas em Minas Gerais

Uberlândia/MG – A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (28/9) a Operação TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, com o apoio da Polícia Militar...

Política7 minutos atrás

Marina Helou quer fim do Minhocão e desenvolvimento sustentável para São Paulo

Iury Carvalho / Divulgação Deputada estadual Marina Helou (Rede) vai entrar na disputa pela Prefeitura de São Paulo A candidata...

Política7 minutos atrás

Ales dá aval para Estado buscar crédito de US$ 30 mi

Após a aprovação do Projeto de Lei (PL) 506/2020, o Plenário da Assembleia Legislativa autorizou o governo do Estado a...

Política22 minutos atrás

Crédito: Estado autorizado a dar garantia à União

Após a aprovação do Projeto de Lei (PL) 506/2020, o Plenário da Assembleia Legislativa autorizou o governo do Estado a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!