conecte-se conosco



Política

Evento lança selo para produtos capixabas

Publicado

em


A Assembleia Legislativa (Ales) promoveu sessão especial nesta quarta-feira (8), no Plenário Dirceu Cardoso, para o lançamento do selo “Produto 100% Capixaba”. A iniciativa foi do deputado Dary Pagung (PSB) e contou com a participação de representantes da indústria, comércio e agricultura.

Veja as fotos do evento
 
Dary Pagung lembrou como o selo “Produto 100% Capixaba” foi pensado, em 2020, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A questão era como criar uma identificação que destacasse os produtos nos supermercados, incentivando o consumo e fortalecendo os produtos capixabas, relatou. 

O selo nas embalagens dos produtos confere a eles mais visibilidade e valorização e gera atração de investimentos, pois outras empresas vão querer abrir negócios no estado, pontuou o deputado. Pagung destacou também que o selo favorece os produtores da agricultura familiar. 

“Sabemos que passamos por tempos difíceis em todas as frentes da nossa economia, mas vocês resistiram com a altivez de autênticos capixabas. E é essa autenticidade que comemoramos hoje: a criação do selo ‘Produto 100% Capixaba’, um sonho do qual eu tenho orgulho de ter sonhado”, ressaltou. 

Produto capixaba

A presidente da Findes, Cris Samorini, agradeceu o reconhecimento da Ales e falou sobre a importância de valorizar os produtos capixabas: “Defender o que é produzido aqui no Espírito Santo vai valorizar muito a nossa indústria e impulsionar a economia. Se não acreditarmos nisso internamente, dificilmente vamos alcançar novos mercados”, avaliou. 

Coordenador-geral do conselho controlador do selo “Produto 100 % Capixaba”, Wellington Simões Villaschi Filho disse que o selo é um sonho antigo dos empresários capixabas. Para torná-lo realidade, foram feitas consultas sobre outros selos, como o do estado do Paraná. O processo seguinte foi entender o conceito de selo e buscar consultorias da área para criá-lo. Cerca de 100 empresas já aderiram, segundo informou Vellaschi Filho. 

Conceito

Para o presidente da Câmara de Alimentos e Bebidas da Findes, Vladimir Rossi, o conceito do selo é girar a economia. “Por isso, conseguimos reunir vários parceiros. Estamos aqui representados pela agricultura, pelo comércio e pela indústria, quem produz, quem transforma e quem comercializa. Um pequeno produtor consegue agregar valor a um produto. Esse é o conceito. O que produzimos tem de ser de excelência, de qualidade, gerar renda e gerar emprego”, explicou Rossi, pois, de acordo com ele, o Espírito Santo não tem produção agrícola em larga escala como outros estados.

“Utilizar o selo capixaba é mais do que agregar valor ao produto em si, mas é dizer aos nossos consumidores que nos orgulhamos das nossas raízes, das nossas origens e principalmente de nosso povo”, enfatizou o diretor do Frigorífico Rio Doce S/A (Frisa), Evaldo Mário Lievore.

O presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Fábio Dall’Orto Dalvi, destacou a união dos setores da economia e o apoio do Estado. Para ele, o selo tem potencial para alavancar os produtos capixabas e será importante para abrir novos mercados. 

A responsabilidade de se adotar um selo é um desafio e orgulho para o estado, de acordo com o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Wesley Mendes. “Agora já temos uma responsabilidade. O selo não é apenas uma marca, mas um conceito a ser aplicado, de comprometimento com a qualidade do produto capixaba”, assegurou.

Mesa

Também compuseram a mesa o subsecretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Sandro Locutor; o gerente da Findes, Fabio Dias; e o representante de micro e pequena empresa Praia Jardim da Penha Comercial, Flávio Rocha Miguel. 
 

Comente Abaixo
Entretenimento2 minutos atrás

Nattan lança primeiro DVD da carreira e comemora os bons resultados

Divulgação Nattan Um dos principais nomes da nova geração do forró, Nattan tem motivos de sobra para comemorar, já que o audiovisual que...

Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 25 de janeiro de 2022

Marcelo Dalla Confira as previsões do seu signo e ascendente ÁRIES Lições do período: perseverar, reconhecer os limites, saber esperar...

Saúde3 horas atrás

Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos

O número de mortes por covid-19 no Brasil subiu para 623.356. Em 24 horas, foram registradas 259 mortes. Segundo os...

Política3 horas atrás

Joe Biden chama repórter de ‘filho da puta’

Twitter Joe Biden/ Fotos Públicas Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, xingou um...

Saúde3 horas atrás

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (24) que a prioridade da pasta é ampliar a vacinação contra a...

Entretenimento4 horas atrás

Marcelo Mathias, da “Casa dos Artistas”, fala de Naiara Azevedo no BBB

Reprodução/Instagram Marcelo Mathias e Naiara Azevedo Em contato com o  iG Gente, Marcelo Mathias, ex-participante da terceira edição da “Casa...

Entretenimento4 horas atrás

Após ser lembrada por Tatá Werneck, Mara Maravilha elogia Xuxa, saiba!

Reprodução/Instagram Mara Maravilha, Tatá Werneck, Ivete Sangalo e Ursa Uma das estrelas do casting do SBT, Mara Maravilha foi mencionada por Tatá...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!