conecte-se conosco



Regional

Evento em Nova Venécia marca instalação do último Conselho Regional de Desenvolvimento

Publicado

em

A cidade de Nova Venécia recebeu, nesta quinta-feira (19), a implantação do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Noroeste.  Este é o último conselho a ser instituído, dentro do cronograma de ações previstas no Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado. O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira; e o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marinho, responderão como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente.

Para o coordenador executivo do Plano, o subsecretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Paulo Menegueli, o momento é de comemoração, além de ser uma oportunidade para que cada microrregião do Estado possa expor suas potencialidades. 

“Estamos trabalhando arduamente, desde o início da gestão, para a implantação dos conselhos regionais. O apoio e empenho de todas as entidades e demais representantes de cada região capixaba foram fundamentais para o sucesso desta missão. Agora, em conjunto, teremos ainda mais força para explorarmos o potencial desses locais e buscamos alternativas que, de fato, promovam o desenvolvimento de forma equilibrada e sustentável”, explicou Menegueli.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, fez coro às palavras de Menegueli e afirmou que o desenvolvimento regional integrado é uma das metas do Governo do Estado.  “A partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas em cada região, será criado um ambiente de articulação e integração de interesses comuns aos municípios”, disse.

Ainda segundo Duboc, “a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a articulação local, envolvendo as prefeituras de cada microrregião, os legislativos municipais, o setor produtivo, as instituições de ensino, os movimentos sociais, o Legislativo Estadual e o Poder Executivo Estadual. É um trabalho conjunto que busca potencializar o desenvolvimento regional e também melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, pontuou.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, ressaltou os potenciais já existentes na região noroeste do Estado e que podem ganhar força com a união de esforços e a pactuação dos interesses locais, por meio do Conselho de Desenvolvimento Regional.

“Apropriar-se da maior diversidade de rochas ornamentais do País e agregar valor a esta cadeia produtiva, que já é uma marca na região, é um exemplo de um significativo potencial econômico local, além da atração de investimentos e do fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa de modo sinérgico com as atividades econômicas locais. A proximidade com os Pontões Capixabas, as pistas de voo livre e de parapente, além de outros ativos ambientais, apontam ainda para potenciais turísticos, que reverberam também na economia, na geração de renda e prosperidade para as pessoas da região”.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o Plano de Desenvolvimento Regional é um dos programas mais estratégicos para a Sedes. “É preciso reconhecer as diferenças regionais e atuar para equilibrá-las, promovendo o desenvolvimento regional sustentável”, apontou.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. Paulo Menegueli lembra que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de Governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Ao todo, nove conselhos regionais foram implantados nas microrregiões que compõem o Espírito Santo. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios da região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Comentários do Facebook

Regional

Homem é agredido a pauladas no Centro de Pedro Canário

Publicado

em

Um homem identificado pelas iniciais O.A.A., foi espancado na noite desta quarta-feira (03), na Avenida Antônio Guedes Alcoforado, em frente ao Banco Sicoob, no Centro de Pedro Canário, no Norte do Estado.

A vítima procurou à Companhia da Polícia Militar e relatou que ao parar para cumprimentar conhecidos, foi abordado por um jovem que disse: “eu não gosto de você”.

Ele relatou que ao questionar o rapaz, foi agredido com um pedaço de madeira na cabeça, depois na nuca, ficando desorientado. O acusado pegou um facão, mas amigos interviram e impediram que a agressão não se transformasse em uma tragédia ainda maior.

Os policiais não conseguiram localizar o agressor e encaminharam a vítima para o hospital da cidade.

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia12 minutos atrás

Dólar sobe e fecha em R$ 5,13 depois de dois dias de queda

Pixabay/Reprodução Dólar subiu depois de queda brusca Em um dia de movimentos contraditórios no mercado financeiro, a bolsa de valores...

Entretenimento17 minutos atrás

As pessoas estão se perguntando o que está acontecendo com o “Triturando”

As emissoras estão tendo que se reinventar neste período de quarentena com os poucos recursos que sobraram. Mesmo assim, o  SBT...

Nacional21 minutos atrás

Boulos recebe ameaça: “Vamos atirar em todo bairro até acertar ele”

Divulgação Guilherme Boulos foi candidato à presidência em 2018 Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL-SP)...

Estadual22 minutos atrás

IJSN e Setur divulgam resultados da Economia do Turismo capixaba para o primeiro trimestre de 2020

. O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Turismo (Setur) apresentaram, na tarde desta quinta-feira (04),...

Política27 minutos atrás

Luis Roberto Barroso defende combate às fake news como defesa da democracia

reprodução Luis Roberto Barroso criticou as manifestações bolsonaristas que pediam o fechamento do STF e do Congresso Nacional O presidente...

Esportes42 minutos atrás

Benfica empata com Tondela e não alcança a liderança do Português

. A águia Vitória sobrevoou o Estádio da Luz. A torcida, mesmo distante, tentou ajudar colocando mais de 21 mil...

Saúde47 minutos atrás

Revista inglesa retira publicação de estudo que invalidava cloroquina

. Três dos quatro autores do estudo que invalidou o uso da cloroquina e do seu derivado, a hidroxicloroquina, em casos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!