conecte-se conosco


Regional

Evento em Nova Venécia marca instalação do último Conselho Regional de Desenvolvimento

Publicado

em

A cidade de Nova Venécia recebeu, nesta quinta-feira (19), a implantação do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Noroeste.  Este é o último conselho a ser instituído, dentro do cronograma de ações previstas no Plano Regional de Desenvolvimento do Governo do Estado. O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira; e o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marinho, responderão como presidente e vice-presidente do Conselho, respectivamente.

Para o coordenador executivo do Plano, o subsecretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Paulo Menegueli, o momento é de comemoração, além de ser uma oportunidade para que cada microrregião do Estado possa expor suas potencialidades. 

“Estamos trabalhando arduamente, desde o início da gestão, para a implantação dos conselhos regionais. O apoio e empenho de todas as entidades e demais representantes de cada região capixaba foram fundamentais para o sucesso desta missão. Agora, em conjunto, teremos ainda mais força para explorarmos o potencial desses locais e buscamos alternativas que, de fato, promovam o desenvolvimento de forma equilibrada e sustentável”, explicou Menegueli.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, fez coro às palavras de Menegueli e afirmou que o desenvolvimento regional integrado é uma das metas do Governo do Estado.  “A partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas em cada região, será criado um ambiente de articulação e integração de interesses comuns aos municípios”, disse.

Ainda segundo Duboc, “a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a articulação local, envolvendo as prefeituras de cada microrregião, os legislativos municipais, o setor produtivo, as instituições de ensino, os movimentos sociais, o Legislativo Estadual e o Poder Executivo Estadual. É um trabalho conjunto que busca potencializar o desenvolvimento regional e também melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população”, pontuou.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, ressaltou os potenciais já existentes na região noroeste do Estado e que podem ganhar força com a união de esforços e a pactuação dos interesses locais, por meio do Conselho de Desenvolvimento Regional.

“Apropriar-se da maior diversidade de rochas ornamentais do País e agregar valor a esta cadeia produtiva, que já é uma marca na região, é um exemplo de um significativo potencial econômico local, além da atração de investimentos e do fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa de modo sinérgico com as atividades econômicas locais. A proximidade com os Pontões Capixabas, as pistas de voo livre e de parapente, além de outros ativos ambientais, apontam ainda para potenciais turísticos, que reverberam também na economia, na geração de renda e prosperidade para as pessoas da região”.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o Plano de Desenvolvimento Regional é um dos programas mais estratégicos para a Sedes. “É preciso reconhecer as diferenças regionais e atuar para equilibrá-las, promovendo o desenvolvimento regional sustentável”, apontou.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. Paulo Menegueli lembra que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de Governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Ao todo, nove conselhos regionais foram implantados nas microrregiões que compõem o Espírito Santo. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios da região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Comerciantes acreditam que segundo semestre será melhor
publicidade

Regional

Uber abre cadastro para motoristas em São Mateus e Colatina

Publicado

em

Veja o passo a passo de como se inscrever para trabalhar.  A data para que essas cidades possam contar com o serviço funcionando ainda não foi definida

Quem quer trabalhar como motorista de aplicativo, mas está fora das regiões de Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim pode comemorar. Nesta semana, a Uber abriu a inscrição para novos parceiros em outros dois municípios capixabas: Colatina, no Noroeste; e São Mateus, no Norte.

O cadastramento é o primeiro passo para a expansão da empresa, que chegou ao Estado em 2015. Por enquanto, a data para que mais estas duas regiões possam contar com o serviço ainda não foi definida; mas os interessados já podem aproveitar para ficarem autorizados a dirigir pelo App.

  1. CNH COM EAR

    Para estar apto a ser um motorista da Uber é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com licença para exercer atividade remunerada (EAR). Quem não a possui, deve antecipar a renovação e solicitar a inclusão, que pode ser obtida após aprovação em um teste psicológico do Detran-ES, com custo de R$ 106,07.

  2. CARROS ESPECÍFICOS

    Além disso, a empresa também exige um carro com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado, que seja de 2008 ou mais recente. O veículo utilizado pode ser próprio, emprestado ou alugado – neste último caso, a empresa tem parcerias firmadas com três locadoras e promete descontos. Picapes, vans e caminhonetes não são aceitas; assim como automóveis adesivados, de placa vermelha ou com alteração no sistema de freio ou suspensão.

  3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

    São dois os documentos exigidos: o primeiro é a CNH da categoria B válida e com licença para exercer atividade remunerada; e o segundo é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em dia.

  4. HORA DO CADASTRO

    Com tudo em mãos, basta entrar no site uber.com/dirija e preencher uma pequena ficha com os dados pessoais solicitados e aceitar os termos de uso. Em seguida, será necessário enviar uma foto de perfil, uma da CNH e uma do CRLV abertos. Ao enviá-las, o cadastro ficará em análise.

Se tudo for aprovado: pronto, você já pode atuar como um motorista da Uber. Caso contrário, a empresa enviará e-mails ou mensagens de texto para os contatos cadastrados, avisando sobre qualquer problema e qual o caminho para solucioná-lo.

Leia mais:  Defesa Civil contabiliza estragos deixados pelo temporal

Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Mundo47 minutos atrás

Policial é acusado de ter estuprado mulher que conheceu pela internet

Reprodução/New York Post Vítima do policial teve lesões na parte interna da coxa, ombros e rosto durante estupro. O que...

Agricultura48 minutos atrás

O Boletim do Leite de outubro já disponível em nosso site!

Cepea, 18/10/2019 – Nesta edição, confira:   “Preços podem se manter estáveis em outubro” Os preços do leite pagos ao...

Mulher48 minutos atrás

Porque meu filho adolescente fica trancado no quarto? Psicanalista explica

Hoje vou escrever sobre crianças um pouco maiores, tenho sido muito questionada sobre o motivo de os adolescentes estarem sempre...

Variedades1 hora atrás

Saco escrotal de homem fica do tamanho de bola de futebol e apodrece

Uma infecção parasitária teria sido a causa do inchaço incomum do escroto do homem Um homem surpreendeu médicos do Panamá...

Entretenimento1 hora atrás

Geisy Arruda compra vibrador para a mãe e é detonada por seguidores

A influenciadora digital, contudo, perdeu as estribeiras com os seguidores e rebateu as críticas Geisy Arruda perdeu a paciência com...

Mundo2 horas atrás

Idosa de 75 anos dá a luz a um bebê; pai da criança tem 80 anos

Uma mulher de 75 anos deu à luz uma menina no Hospital Kinker, em Rajasthan, na Índia. De acordo com...

Estadual2 horas atrás

Tripulantes do navio Logos Hope visitam a Unis e a UFI

Na última quarta-feira (16), doze tripulantes de diferentes nacionalidades, do Navio Logos Hope, estiveram na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana