conecte-se conosco



Economia

EUA, Canadá e México renovam acordo comercial durante o G20

Publicado

em


Líderes dos EUA, México e Canadá renovam acordo comercial durante o G20
White House/Reprodução Twitter

Líderes dos EUA, México e Canadá renovam acordo comercial durante o G20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta sexta-feira (30), a oficialização do novo acordo comercial entre EUA, México e Canadá. O texto foi firmado durante o encontro da Cúpula dos Líderes do G20, que está acontecendo em Buenos Aires, na Argentina.

O novo acordo assinado durante o G20
é chamado Acordo Estados Unidos-México-Canadá (conhecido comoT-MEC, em espanhol, ou USMCA, na sigla em inglês). Ele substituiu o antigo Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que estava em vigor desde 1994.

De acordo com Trump, o pacto é “revolucionário” e promete garantir um “”futuro de prosperidade e inovação” para as três nações.  Ele também ressaltou que o acordo é exemplar e que deve “mudar para sempre o panorama comercial”. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, também participaram da cerimônia.

Confira o momento da assinatura:

O novo texto, que tem 34 páginas, é uma versão ajustada do acordo antigo, que impõe regras a uma zona de livre de comércio entre México, Estados Unidos e Canadá. O local possui cerca de 500 milhões de habitantes e enolve bilhões de dólares em operações comerciais.

Anunciado pela primeira vez em outubro deste ano, o T-MEC vem sendo renogociado há um ano e meio, e ainda precisa passar pela aprovação dos congressos dos três países para entrar em vigor. A versão final do novo Nafta foi fechada no dia 30 de setembro, uma hora antes do prazo final.

Foi o presidente americano quem pediu pela revisão do acordo pela primeira vez. Na época, ele disse considerar o pacto “desastroso” para os Estados Unidos. Após a assinatura, nesta sexta-feira (30), ele se despediu do Nafta em sua conta no Twitter . “O terrível Nafta irá embora logo. O USMCA vai ser fantástico para todos!”, escreveu.

Trump ainda afirmou, na rede social, que esse é um dos maiores e mais importantes acordos da história do país norte-americano e do mundo. “Estados Unidos, México e Canadá trabalharam muito bem juntos para criar esse maravilhoso documento”, disse.

O representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer; o secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo; e a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, também assinaram o pacto em Buenos Aires, em paralelo à Cúpula de Líderes do G20.

*Em atualização

*Com informações da Agência Brasil

Comentários do Facebook

Economia

Corpo de iguana é encontrado no congelador de uma pizzaria

Publicado

em


source
iguana
Divulgação

Animal foi imediatamente jogado na lixeira depois da denúncia


Inspetores estaduais da Floria, nos EUA, encontraram uma iguana de 36 quilos escondida no freezer  de uma pizzara local. O estabelecimento, chamado Pizza Mambo, foi forçado a fechar por um dia para passar por uma inspeção do Departamento de Regulação Comercial e Profissional da Flórida.


Nenhum representante do local quis se pronunciar, mas um funcionário disse ao site South Florida Sun Sentinel que o réptil foi dado de presente ao proprietário. Ele foi armazenado em um freezer separado da comida da pizzaria e imediatamente jogado na lixeira depois que eles foram informados de que se tratava de uma violação.

As iguanas não são perigosas ou agressivas para os seres humanos, mas consideradas uma iguaria por algumas pessoas. Nos EUA, há uma empresa que até fabrica salsichas e hambúrgueres reptilianos .

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional2 horas atrás

EUA enviará dois porta-aviões ao Mar da China com ilhas disputadas por países

Reprodução Twitter @Gipper_76 Porta-aviões Ronald Reagan EUA enviará para o Mar da China Meridional , os porta-aviões USS Nimitz e...

Internacional5 horas atrás

Reino Unido cria lista de países seguros para viajar e deixa Portugal de fora

Twitter/Reprodução Ministério das Relações Exteriores de Portugal usou o Twitter para se posicionar sobre decisão: “um absurdo” O Reino Unido...

Entretenimento5 horas atrás

Antônia Fontenelle entra com novo recurso na Justiça

Reprodução Antonia Fontenelle, Luccas Neto e Felipe Neto Antônia Fontenelle entrou com um novo recurso na tentativa de reverter a...

Estadual5 horas atrás

Programa “Soluções Pré-Processuais das Demandas de Consumo” é tema de Podcast

. Consumidores e Fornecedores podem solucionar seus conflitosatravés de plataformas disponíveis na página da Coordenadoriados Juizados Especiais. O novo episódio...

Política6 horas atrás

Avó de Michelle Bolsonaro testa positivo para a Covid-19

Carolina Antunes/PR Primeira-dama Michelle Bolsonaro A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro , mulher do presidente J air Bolsonaro (sem partido),...

Nacional6 horas atrás

Conflito entre Lava Jato e PGR pode dar fim à operação

Divulgação Em agosto, o procurador-geral Augusto Aras decidirá se prorroga ou se deixa que a Lava Jato do Paraná seja...

Entretenimento6 horas atrás

Claudete Troiano manda recado para Fábio Arruda: “Nos vemos em outra emissora”

Divulgação/Instagram/Reprodução Claudete Troiano manda recado para Fábio Arruda “Nos vemos em outra emissora” Pelo andar da carruagem, Claudete Troiano não...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!