conecte-se conosco



Tecnologia

Etiqueta inteligente de baixo custo conecta roupas

Publicado

em

source

Olhar Digital

etiqueta inteligente arrow-options
Reprodução/Youtube

Etiqueta inteligente de baixo custo é capaz de restrear objetos


Uma startup que está desenvolvendo um novo tipo de etiqueta inteligente , baseada no protocolo Bluetooth , acaba de receber um aporte de US$ 20 milhões da PepsiCo e do braço de investimentos da Verizon, uma operadora de telefonia norte-americana. No ano passado, outras gigantes como a Samsung e Amazon também investiram na empresa, chamada Wiliot .

Seu produto é uma etiqueta eletrônica extremamente barata, que pode ser afixada a roupas, carteiras ou encomendas e transformar estes objetos comuns em objetos conectados , cientes de seus arredores e capazes de comunicar informação a um leitor próximo, como um smartphone .

Leia também: Mão robótica mais forte do mundo serve bebidas e toca piano; veja vídeo

A etiqueta, do tamanho de um selo, é barata o suficiente para ser tratada como algo descartável e tem um processador ARM, antenas e sensores de pressão, temperatura e localização. Não há baterias: o processador é alimentado pela energia “grátis” vinda de sinais de rádio de redes Wi-Fi , Bluetooth e de telefonia celular nas proximidades.


A Wiliot afirma que está trabalhando em programas-piloto com 20 empresas de “porte mundial” e que já tem pedidos para centenas de milhares de etiquetas. Há inúmeros usos para a tecnologia, do rastreamento de encomendas e inventario à autenticação de produtos para combater falsificações.

Leia também: Cientistas criam primeiros robôs vivos a partir de células-tronco

Uma das parceiras da Wiliot estuda adicionar as etiquetas a roupas, para que possa saber quando as peças são escolhidas e realmente usadas pelos clientes. Assim, poderá saber em tempo real quais os itens mais populares no dia-a-dia.

Ciente de preocupações com a privacidade , a Wiliot afirma que todas as conexões entre os chips e um leitor são criptografadas , e que a coleta de dados só é feita após permissão do usuário.

“Nosso negócio depende de que as pessoas aceitem os benefícios reais de ter uma identidade digital associada a nossos produtos”, disse Steve Statler, vice-presidente sênior de marketing e desenvolvimento de negócios da Wiliot.

Comentários do Facebook

Tecnologia

O flip voltou com tudo: Motorola Razr ganha Oscar do design

Publicado

em

source
Motorola Razr arrow-options
Reprodução

Motorola Razr atual cercado de celulares do modelo original


O Motorola Razr ganhou o prêmio Red Dot, considerado o Oscar do design mundial. O smartphone dobrável venceu a categoria desenho de produtos, na qual mais de 6.500 produtos concorreram. 

O smartphone resgatou o design dos antigos celulares flip , sendo o primeiro do mundo a trazer uma tela dobrável neste formato. O projeto de design do Razr nasceu aqui no Brasil e, de acordo com a Motorola, o objetivo foi criar um celular que resgatasse a simplicidade. 

Leia também: A tecnologia é cíclica e o Motorola Razr e Galaxy Z Flip podem provar

“Ao desenhar o razr, nosso time quis criar uma solução inovadora e fluida que rompesse o status quo no que diz respeito ao desenho contemporâneo de smartphones. O razr resgata uma conexão emocional e identificação que tantos consumidores têm com o seu desenho em formato flip,” diz Ruben Castano, Chefe de Design da Motorola Mobility.

O prêmio vem para mostrar que os celulares flip talvez tenham voltado com tudo ao mercado. Além do Motorola Razr, o Galaxy Z Flip , da Samsung, também já adota esse design.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher2 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de abril de 2020

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Velhos conceitos são...

Política8 horas atrás

Projeto limita gastos de membros do Executivo

. Tramita na Assembleia Legislativa iniciativa de autoria parlamentar para limitar o gasto do poder Executivo com cartão corporativo e...

Economia8 horas atrás

Pandemia de Covid-19: consumidores não precisam temer desabastecimento

A Organização Mundial da Saúde decretou, no dia 11 de março, pandemia mundial por conta do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o que...

Nacional8 horas atrás

Pronunciamento de Bolsonaro desta quarta é recebido com panelaços

arrow-options Reprodução/Instagram Os dizeres “Fora Bolsonaro” foram projetados em noite de pronunciamento, seguido de panelaços O presidente Jair Bolsonaro (sem...

Nacional8 horas atrás

Covid-19: Restrições à circulação devem seguir critérios técnicos

arrow-options Carlos Moura/ SCO/ STF No entendimento de Toffoli, decretos estaduais e municipais para limitarem o direito de ir e...

Estadual8 horas atrás

Justiça Estadual vai funcionar em regime de plantão ordinário durante o feriado da Páscoa

. O plantão ordinário terá início na noite desta quarta-feira (08/04) e terminará ao meio dia de segunda-feira (13), quando...

Internacional8 horas atrás

Surto em Singapura aumenta o medo de epidemia pós-bloqueio

arrow-options Reprodução Singapura foi dos países mais atingidos quando o vírus se espalhou pela China em janeiro Novos temores surgiram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana