Connect with us

Internacional

Estados Unidos: votação popular mantém direito ao aborto no Kansas

Published

on

A ampla maioria dos eleitores votou para vetar a proibição do aborto no estado
Ansa

A ampla maioria dos eleitores votou para vetar a proibição do aborto no estado

Os eleitores do Kansas decidiram, por ampla maioria, vetar uma mudança para adicionar a  proibição ao aborto na Constituição estadual, mostram os resultados do referendo realizado durante esta terça-feira (2).

Com 95% das urnas apuradas até o momento nessa quarta-feira (3), 58,8% dos eleitores votaram “não” e 41,2% optaram pelo “sim”. Com isso, o direito ao aborto seguirá valendo no estado.

Essa é a primeira votação popular realizada desde que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou o direito ao aborto em nível nacional, retirando um entendimento que existia há 50 anos sobre o famoso caso Wade v Roe, e determinou que os estados deveriam legislar sobre o tema.

O Kansas, um dos mais conservadores estados norte-americanos, quis então colocar uma proibição ao aborto na Constituição estadual. O resultado na localidade mostrou uma forte reação popular à retirada do direito e foi uma clara derrota para a classe política conservadora.

Para se ter ideia, nas eleições de novembro de 2020, o Kansas foi um dos locais em que o ex-presidente Donald Trump derrotou o atual mandatário, Joe Biden, nas urnas por mais de 15 pontos percentuais de diferença.

As próprias autoridades locais reconhecem que a participação popular no referendo foi bastante significativa e maior do que ocorre normalmente em votações primárias para eleições estaduais ou nacionais de republicanos e democratas.

Isso ainda é um claro sinal que, apesar do discurso político, a população norte-americana não apoia a decisão do Supremo e não vê a retirada do direito como algo positivo. O que liga o alerta para os republicanos nas eleições de novembro, em que as projeções indicam uma vitória fácil da oposição a Biden.

Após ficar nítido que o Kansas manteria o direito ao aborto, a principal associação dos EUA que defende a causa, o Center for Reproductive Rights, afirmou que o resultado “é uma vitória enorme para proteger os direitos das mulheres em cuidar do próprio corpo”.

Por meio das redes sociais, Biden também comemorou o resultado.

O governo dele é um dos principais defensores do direito à escolha das mulheres e tem facilitado o acesso a pílulas abortivas – além de impedir que estados tentem bloquear o trânsito de mulheres que queiram abortar em locais em que a ação é autorizada.

“Os cidadãos do Kansas usaram suas vozes para proteger o direito das mulheres em escolher e ter acesso ao sistema de saúde reprodutivo. É uma importante vitória para o Kansas, mas também para cada norte-americano que acredita que as mulheres podem fazer suas próprias decisões sem a interferência do governo”, escreveu.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Saúde12 minutos ago

Brasil tem 247 mortes e 21.927 mil casos de covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 682.010 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (17) pelo Ministério da...

Economia12 minutos ago

Guedes critica América Latina e vê reforma na Previdência como escape

EDU ANDRADE/Ascom ME 10.03.2022 Ministro da Economia, Paulo Guedes critica América Latina e vê reforma da previdência como fuga para...

Política17 minutos ago

Bolsonaro provoca Alckmin e Lula: “Voltar para a cena do crime”

Reprodução/YouTube – 17.08.2022 Jair Bolsonaro cutuca a chapa petista Nesta quarta-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com...

Economia42 minutos ago

Anvisa dá aval para recall de sorvetes da Häagen-Dazs por contaminação

Divulgação Picolés e sorvetes de massa devem ser retirados das prateleiras nos próximos dias A General Mills Brasil, empresa responsável...

Política46 minutos ago

Haddad sobre câmeras em fardas da polícia: “Salvando vidas”

Reprodução/Instagram Fernando Haddad Nesta quarta-feira (17), durante a sabatina organizada pelo Grupo Globo, o candidato ao governo de São Paulo...

Política47 minutos ago

PF pretende indiciar Bolsonaro por fake news sobre Covid-19

Isac Nóbrega/PR – 07.06.2022 Jair Bolsonaro (PL) A Polícia Federal pediu autorização ao  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre...

Nacional1 hora ago

Inmet alerta sobre frio, chuvas intensas e ventos fortes pelo país

Pixabay Tempestade O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta nesta quarta-feira (17) sobre a formação de uma frente...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana