conecte-se conosco



Saúde

Estados e municípios receberam mais de R$ 7 bi para combater pandemia

Publicado

em


.

O secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência, Adriana Teixeira, e o secretário de Políticas Públicas para Emprego do Ministério da Economia, Fernando de Holanda, participaram de entrevista, nesta terça-feira(2), sobre ações de combate à pandemia de covid-19. 

Veja na íntegra

Boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem(1º), registrou 526.447 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Desse total,  211.080 pacientes foram recuperados. E 29.937 mortes por covid-19 foram registradas no país. 

Recursos

O secretário executivo substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, informou em entrevista coletiva que desde o início do ano foram repassados a estados e municípios R$ 7,7 bilhões voltados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

“É um reforço para que estados e municípios invistam na contratação de pessoal, na requisição de equipamentos para poder enfrentar da melhor forma a covid-19, seja ampliando estruturas hospitalares, melhorando a infraestrutura existente ou capacidade de enfrentamento”, afirmou Franco.

Até o momento, acrescentou, foram adquiridos 2.651 ventiladores pulmonares a estados e municípios. Estes equipamentos são considerados chave para o atendimento de infectados com a covid-19. Destes, 1.486 foram encaminhados para reforçar unidades de terapia intensiva (UTIs) e 1.165 para sistemas de transporte (em ambulâncias, por exemplo).

Leitos

A diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência da pasta, Adriana Teixeira, declarou que até o momento foram habilitados 7.441 leitos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 7.210 para adultos e 231 para crianças. A habilitação é o procedimento por meio do qual o ministério arca com o custeio dessas estruturas.

“Os pedidos são feitos por secretarias estaduais e municipais, que garantem estrutura para o funcionamento, como recursos humanos. O repasse de recursos foi definido a princípio por 90 dias. Mas pode ser estendido”, explicou a diretora.

 

Edição: Liliane Farias

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Parques municipais serão reabertos durante a semana em São Paulo

Publicado

em


.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse hoje (6) que os parques municipais da capital paulista serão reabertos em breve, mas não irão funcionar nos finais de semana. Segundo ele, o anúncio sobre a reabertura de parques deve ocorrer ainda esta semana.

Os parques estão fechados na cidade de São Paulo desde o dia 21 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O objetivo, segundo ele, é evitar aglomerações. “Essa semana a prefeitura deve anunciar quando serão reabertos os parques municipais. Estamos terminando de discutir com a Vigilância Sanitária as regras de reabertura. Mas já posso adiantar que vamos anunciar a retomada dos parques durante a semana. Não vamos retomar os parques, ainda, aos finais de semana para evitar aglomeração”, disse Covas.

A capital paulista já está na fase 3-Amarela do Plano São Paulo e pode reabrir, a partir de hoje (6), bares, restaurantes e salões de beleza. No entanto, esses estabelecimentos só poderão funcionar até as 17h. com exceção dos restaurantes localizados em praças de alimentação ou dentro de shoppings, que tem permissão para funcionar das 16h às 22h.

Além dessa determinação, os bares, restaurantes e salões de beleza precisam limitar a capacidade para 40% do público e também tem horário reduzido de funcionamento, por apenas seis horas diárias. Já os shoppings centers e comércio de rua, que já estavam abertos na capital desde a fase Laranja, poderão agora ampliar o horário de funcionamento de quatro para seis horas por dia, além de poder ampliar também sua capacidade, de 20% para 40%.

“Entramos para a segunda semana na fase 3. Mas a pandemia continua na cidade de São Paulo, como continua no estado e no Brasil. Quero pedir cautela à população e pedir para que ela entenda que ainda não é o momento de comemorarmos o fim da pandemia. E que possamos evitar cenas em São Paulo como tivemos no Rio de Janeiro e em Londres [de bares lotados e com pessoas sem máscara]”, disse o prefeito.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (Vermelho) a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões e cada uma delas é classificada em uma fase.

Virada Cultural

O prefeito disse hoje (6) que a Virada Cultural, evento que costuma ocorrer no mês de maio na capital, promovendo 24 horas de programação cultural ininterruptas, foi transferida para o mês de setembro e pode ocorrer este ano de forma virtual. “A gente discute já a transformação da Virada Cultural em apenas uma virada online. Esse já é o horizonte em que a prefeitura trabalha”, disse Covas.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes26 minutos atrás

Flamengo: Torcedores terão dinheiro de volta

Diretoria diz que o dinheiro devolvido será totalmente abatido do valor que o Flamengo receberá O Flamengo emitiu nota nesta...

Tecnologia28 minutos atrás

Aplicativos roubam senhas do Facebook e são excluídos pelo Google; veja a lista

Unsplash/ROBIN WORRALL Aplicativos maliciosos foram excluídos A empresa de segurança Evina descobriu 25 aplicativos disponibilizados na Play Store do Android...

Nacional28 minutos atrás

Helicóptero cai na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

undefined Helicóptero caiu no Rio de Janeiro Um helicóptero caiu, na tarde desta segunda-feira (06), Baía de Guanabara, no Rio de...

Economia28 minutos atrás

Indústria: Em recuperação, faturamento cresce 11,4% em maio

A retomada da atividade econômica após a paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ) fez o faturamento...

Internacional29 minutos atrás

Governo da Indonésia apresenta um colar de eucalipto que “mata” o coronavírus

Reprodução twitter @ParrotOfTheDay Eucalipto Na corrida por procurar uma solução que combata o covid-19, a Agência de Pesquisa e Desenvolvimento...

Entretenimento58 minutos atrás

Chris Hemsworth vai ganhar ainda mais músculos para viver lenda da luta livre

Reprodução/Instagram Chris Hemsworth Chris Hemsworth está prestes a viver um novo desafio: protagonizar a cinebiografia de Hulk Hogan, lenda da...

Entretenimento58 minutos atrás

Ator de “Scrubs” revela pedido emocionante de Nick Cordero antes de falecer

O ator Zach Braff , conhecido pelo seu personagem Dr.John ‘J.D’ Dorian em “Scrubs”, usou as redes sociais nesta segunda-feira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!