Connect with us

Estadual

Estado realiza Consulta Pública sobre marcos do Programa Águas e Paisagem II

Published

on

Acontece entre os dias 15 e 30 de junho, em formato virtual, a Consulta Pública do Marco de Gestão Ambiental e Social e do Marco da Política de Reassentamento do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo – Programa Águas e Paisagem II.

O Programa está em fase de preparação e tem como objetivo aumentar a segurança hídrica e resiliência a eventos climáticos extremos no Estado do Espírito Santo.

Estão previstos investimentos em ações relacionadas à melhoria da governança e do aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, associadas com ações de fortalecimento do sistema de proteção e defesa civil, para ampliar a eficiência da capacidade de respostas, prevenção e defesa contra eventos hidrológicos críticos adversos.

Por meio da nova parceria com o Banco Mundial, o Estado pretende realizar ações de revitalização na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, uma das maiores e economicamente mais estratégicas do Estado, e particularmente dependente de segurança hídrica. 

No escopo do projeto também está a região dos rios Benevente e Iconha, especialmente os municípios de Alfredo Chaves e Iconha, onde são previstos investimentos na elaboração de estudos e projetos para a implantação de infraestrutura hídrica de contenção de cheias naquela região.

Contempla também a expansão do Programa Reflorestar com base no seu histórico de sucesso na melhoria da cobertura vegetal e de conservação do solo no nosso Estado.

As áreas urbanas dos municípios de Águia Branca, João Neiva e Ibiraçu também estão selecionadas para receber obras para mitigar o impacto de eventos hidrológicos extremos.

Consulta Pública

Como forma de promover a participação social, um dos pilares de construção do Programa Águas e Paisagem II é a realização de consultas públicas. Em março, foi realizada a consulta sobre o Plano de Envolvimento das Partes Interessadas (Pepi). Agora, com o avanço do planejamento do Programa, o Governo do Espírito Santo realiza mais uma consulta sobre dois instrumentos, descritos abaixo.

Marco de Gestão Ambiental e Social

A primeira versão do Marco de Gestão Ambiental e Social tem 114 páginas e apresenta princípios, regras, diretrizes e procedimentos para avaliar os riscos e impactos socioambientais do Programa.

O documento contém medidas e planos para reduzir, mitigar e/ou neutralizar os riscos e impactos adversos e informações sobre as agências ou órgãos responsáveis por gerir os riscos e impactos do programa, incluindo a sua capacidade institucional para essa gestão.

Veja o Marco da Gestão Ambiental e Social na íntegra.

Marco da Política de Reassentamento 

O Marco da Política de Reassentamento, que descreve os procedimentos básicos a serem adotados nos casos de possíveis reassentamentos involuntários e desapropriações de áreas impactadas pelas intervenções e obras.

A primeira versão da Política de Reassentamento tem 56 páginas e apresenta, ainda, as categorias de pessoas que podem ser impactadas, a matriz de elegibilidade e as modalidades de compensação, apontando as opções de reassentamento para cada perfil e situação.

Veja o Marco da Política de Reassentamento na íntegra.

Como vai funcionar

Durante a Consulta Pública, serão colhidas contribuições, críticas e demais manifestações relacionadas aos Marcos e as políticas que o Programa planeja adotar em casos de reassentamentos, desapropriações e impactos socioambientais causados pelas intervenções.

A Consulta pretende, igualmente, receber contribuições, críticas, sugestões e manifestações para checar se os impactos e as áreas mapeadas foram identificados adequadamente; se há algum ponto que não foi incluído; se as medidas de mitigação ou de minimização dos impactos foram identificadas adequadamente; e se há algo ainda mais importante a considerar. 

A Consulta é voltada às partes interessadas e impactadas pelo Programa, aberta a todos os cidadãos e instituições capixabas que desejam contribuir para o objetivo do Programa e se dará em formato virtual, por meio de um formulário eletrônico, e-mail ou telefone. 

Formulário: https://forms.gle/wRnQ9ufNC4ok1S5C7

E-mail: [email protected]

Telefone: 27 3347-6229

Página do Programa Águas e Paisagem II: https://agerh.es.gov.br/aguas-e-paisagem-2

Reunião Aberta

No penúltimo dia de Consulta Pública, 29 de junho, das 10h às 11h30, será realizada uma Reunião Virtual ao vivo para receber e consolidar as demais contribuições para o Marco de Gestão Ambiental e Social e do Marco da Política de Reassentamento. A reunião acontecerá por videoconferência, pelo link abaixo.

Ao final, todos os comentários e contribuições serão unificados em um instrumento de acompanhamento e compartilhados com os órgãos executores e de gestão do Programa, que deliberarão sobre as modificações no documento. Após melhorias, a segunda versão dos respectivos Marcos será produzida e integrada ao Programa.

O Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo – Programa Águas e Paisagem II está sendo construído em conjunto pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), o Departamento de Edificações e Rodovias do Estado (DER) e a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Participe:

Consulta Pública dos Marcos de Gestão Ambiental e Social e da Política de Reassentamento do Programa Águas e Paisagem II.

Quando: de 15 a 30 de junho de 2022

Onde: Formulário Eletrônico – https://forms.gle/wRnQ9ufNC4ok1S5C7

E-mail: [email protected]

Telefone: 27 3347-6229

Reunião Pública ao vivo: 29 de junho de 2022, das 10h às 11h30. 

Link para a Sala da Reunião Pública (acessar apenas em 29/06, às 10h):
https://us02web.zoom.us/j/87978927149?pwd=ZW5tZ3BQeW5FalRxSmZ5L1BHQ1hBUT09

ID da reunião: 879 7892 7149

Senha de acesso: 270393

Em caso de dúvidas, acesse a página do Programa Águas e Paisagem II no site da Agerh.

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Regional2 minutos ago

Suzano abre inscrições para programa de trainee

Processo seletivo é destinado a candidatos que tenham formação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022 em uma graduação...

Polícia Federal10 minutos ago

PF deflagra operação contra a fraude na aquisição e no registro de armas

Montes Claros/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16/8, a Operação Spawning, com o objetivo de combater fraude na...

Política10 minutos ago

Haddad diz que campanha terá que enfrentar fake news

Rodrigo Zacarias/Instagram Haddad iniciou campanha em São Paulo O candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) deu o...

Política10 minutos ago

No primeiro dia de campanha eleitoral, Rodrigo Garcia critica Haddad

Reprodução/Instagram Rodrigo Garcia (PSDB) No primeiro dia oficial das campanhas eleitorais, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) optou...

Tecnologia10 minutos ago

WhatsApp vai permitir recuperação de mensagem apagada

Unsplash/Mourizal Zativa WhatsApp terá novo recurso O WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permite que usuários revertam a exclusão de...

Internacional15 minutos ago

EUA: Força Aérea anuncia teste de míssil nuclear de longo alcance

Ansa EUA anunciam que testaram míssil nucelar de longo alcance Os  Estados Unidos testaram um míssil nuclear de longo alcance...

Política40 minutos ago

TSE amplia prazo para análise do código-fonte das urnas eletrônicas

Reprodução TSE amplia prazo para análise do código-fonte das urnas eletrônicas O ministro Edson Fachin, em seu último dia como...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana