conecte-se conosco



Estadual

Estado dá transparência aos dados sobre a vacinação contra a Covid-19

Publicado

em


O Governo do Estado deu mais um passo para garantir a transparência nas informações sobre o novo Coronavírus (Covid-19): os dados sobre vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas no Espírito Santo já estão disponíveis no site Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br). Além dos números atualizados diariamente, a página conta com um painel interativo com detalhes sobre a imunização, como o total de doses enviadas para cada município, a distribuição por grupo prioritário e o percentual de cobertura alcançado em cada grupo.

O painel, em formato gráfico e de fácil entendimento, permite a filtragem e o download dos dados e pode ser acessado por qualquer cidadão. A página também reúne informações sobre os grupos prioritários, fases da imunização e critérios observados para a distribuição das doses no Estado.

“Estamos lançando o Vacinômetro no painel Covid-19 ES, que é o mais transparente e completo do País. Lembrando que o site é uma fonte de informação para as instituições que fazem pesquisa, para a população e para a imprensa. No botão ‘Painel de Vacinação’, o internauta pode conferir todas as informações sobre a vacina, como, por exemplo, quantos profissionais de saúde temos em cada município e quantas doses já foram disponibilizadas. É importe destacar ainda que o painel vai ajudar a evitar desvios, garantindo um maior controle e transparência sobre as doses”, afirmou o governador Renato Casagrande.

A ferramenta é fruto do trabalho conjunto das Secretarias de Controle e Transparência (Secont) e da Saúde (Sesa); da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom); e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). No decorrer do período de vacinação as informações serão complementadas, de acordo com os grupos prioritários a cada fase da imunização.

Controle social

Ao investir na divulgação das informações sobre a vacinação, o Governo do Estado fortalece o controle social, como destaca o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata: “O Estado maximiza a transparência da vacinação, para permitir o controle social e ajudar firmemente na repressão aos desvios já vistos em outros Estados.”

De acordo com o secretário, o Governo do Estado vem atuando de forma preventiva. Para evitar e coibir a possibilidade de utilização incorreta das vacinas, foi criado regramento próprio, prevendo punições para as más condutas e desvios na imunização contra a Covid-19 por meio da Portaria nº 010-R, da Sesa. 

“O Governo tem realizado grandes entregas, como a de hoje para garantir a transparência. Mostrar às pessoas, sempre com clareza, com uma linguagem simples, que tanto um pesquisador quanto um trabalhador comum, que não é da área, possa entender o dado. Permite também que toda a população tenha acesso às decisões e às informações que motivam as nossas decisões”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Vacinômetro é uma ferramenta muito importante para dar mais transparência ao processo de vacinação no Estado contra a Covid-19. “Durante a pandemia, o Prodest desenvolveu diversas soluções para informar à população sobre as ações do Governo de combate à doença. Isso mostra como a tecnologia é importante para a administração pública prestar um bom serviço à população”, enfatizou.

Com o lançamento do painel, o Espírito Santo reafirma seu compromisso com a transparência, como vem fazendo desde o início da pandemia. Compromisso esse que fez do Estado primeiro lugar, com nota máxima, nos dois rankings nacionais que medem a eficiência do Poder Público em prestar informações sobre a pandemia e os gastos realizados para o enfrentamento à Covid-19.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
[email protected]

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
[email protected]

Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Entretenimento7 minutos atrás

Kelly Key coloca óculos de sol, esbanja sensualidade e mostra o bumbum

  Após voltar ao cenário da música, a cantora Kelly Key esquentou o clima das redes sociais, após divulgar uma foto arrasadora....

Entretenimento12 minutos atrás

Renata Fan anuncia férias e posa com biquíni chamativo: “Partiu”

  A foto da musa deu o que falar nas redes sociais Renata Fan deixou os seguidores impressionados na tarde...

São Mateus31 minutos atrás

São Mateus volta ao risco baixo e acumula 164 mortes pela Covid-19

  O município de São Mateus voltou a ser classificado como ‘risco baixo’, depois de quatro semanas no moderado, conforme...

Política33 minutos atrás

Vacina da Moderna tem preço considerado alto; acordo com Brasil pode travar

Reprodução: iG Minas Gerais Imunizante da Moderna tem 94,1% de eficácia contra a Covid-19 Segundo interlocutores do governo, o preço...

Mulher33 minutos atrás

Conheça o luxuoso sítio de Paolla Oliveira, com dois andares, superpiscina e jardim

Reprodução: Alto Astral Conheça o luxuoso sítio de Paolla Oliveira, com dois andares, superpiscina e jardim Em ano sabático, a...

Policial33 minutos atrás

Suspeito de liderar tráfico de drogas em Venda Nova do Imigrante é detido

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Venda Nova...

Saúde33 minutos atrás

Covid-19: Moderna confirma 13 milhões de doses da vacina para o Brasil

Em reunião com o Ministério da Saúde hoje (5), a farmacêutica Moderna confirmou que poderá ofertar ao Brasil 13 milhões...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!