conecte-se conosco



Estadual

Espírito Santo vai sediar reunião técnica nacional de gestores da área de controle interno

Publicado

em

A 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) será realizada no Espírito Santo; O evento está marcado para março de 2020. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (4), em votação realizada durante a 33ª Reunião Técnica, que vai até esta quinta-feira (5) em Salvador, na Bahia. No encontro, os membros do conselho presentes decidiram a agenda de realização de todas as reuniões de 2020.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participa da reunião e explica que, além de acatar a candidatura do Estado para a realização da primeira plenária do ano em Vitória, foi definido que o encontro de junho será em Natal, no Rio Grande do Norte; o de setembro, em São Paulo; e o de dezembro, em Curitiba. Esta é a segunda vez que a Reunião Técnica ocorrerá no Espírito Santo. A primeira foi em 2013.

Criado em 2007, o Conaci reúne membros de órgãos de controle de todo País, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e práticas. A proposta do colegiado é possibilitar o trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Além de trocar experiências, o Conaci promove a integração entre os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse destes órgãos e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

RTC Salvador

Na reunião técnica realizada em Salvador, além das agendas administrativa e técnica de 2020 do colegiado, são discutidas a proposição de resoluções e apresentadas boas práticas relacionadas ao controle interno. O evento tem como anfitriões a Auditoria-Geral do Estado da Bahia e a Controladoria-Geral do município de Salvador, e conta com a participação de 36 membros do conselho, reunindo controladores, auditores e secretários de vários estados e regiões do país.

Durante os dois dias de reunião, o Conselho discutirá temas importantes para o controle interno, a exemplo da transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública, no âmbito do Conaci.

(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Conaci)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Governo do Estado inicia trabalho de elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes

Publicado

em


.

O Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, recebeu, na última segunda-feira (29), uma visita técnica para início dos trabalhos de elaboração do projeto de restauro e modernização. Estiveram presentes, as equipes da Gerência de Memória e Patrimônio e da Gerência de Espaços e Articulação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo, vencedora da licitação para elaboração do projeto técnico.

A elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes foi pactuado no último dia 23 de junho, com a assinatura da Ordem de Serviço entre o Governo do Estado, por meio do DER-ES, e a empresa vencedora do certame. A empresa tem até fevereiro de 2021 para apresentar a elaboração do todo o projeto arquitetônico. Após essa entrega, o trabalho entra em uma nova etapa com a licitação para a execução das obras. 

A visita técnica teve o objetivo de realizar os primeiros diagnósticos para o projeto arquitetônico que vai contemplar obras de melhoria no tratamento acústico, na climatização e nas instalações do teatro, além da modernização dos sistemas hidráulico e elétrico e dos equipamentos de segurança.

O investimento na fase de projeto é de R$ 337 mil em recursos do Estado. A gestão do contrato é de responsabilidade do DER-ES, enquanto o acompanhamento técnico da obra será feito pela Gerência de Memória e Patrimônio (GMP) da Secult e pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

 O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a relevância do projeto: “a reforma do Teatro Carlos Gomes é uma das prioridades da nossa gestão. Nosso principal palco das artes e um dos patrimônios culturais mais importantes. A etapa do projeto é muito importante, pois ele subsidiará a reforma completa, com a requalificação completa do espaço”.

Para o diretor presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, a obra será um importante marco para os capixabas: “Recebemos a missão de participar do projeto e execução da obra com muita alegria. O povo capixaba merece um teatro bonito e bem estruturado e nós estamos empenhados neste importante trabalho”, afirmou. 

História do Teatro Carlos Gomes

O Teatro Carlos Gomes, o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 1927. A inauguração preencheu a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio. Projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália. Administrado inicialmente pelo próprio André Carloni, a primeira peça encenada foi “Verde e Amarelo”, de José do Patrocínio e Ruy Pavão, com a Companhia da Revista Tam-Tam.

O Teatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1983, mantendo-se ativo na apresentação de peças e espetáculos de música e dança.O imóvel atualmente encontra-se fechado para reforma e terá previsão de reabertura após a conclusão das obras. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99808-7701 / 99902-1627
[email protected]
[email protected]
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia13 minutos atrás

TikTok: Primeiro telejornal na plataforma ultrapassa marca de 80 mil seguidores

O primeiro telejornal do Brasil a ter um perfil no TikTok , o ” Jornal da Record “, ultrapassou a...

Saúde13 minutos atrás

CNM propõe ao Ministério da Saúde alinhamento de ações contra covid-19

. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, propôs hoje (2) que o Ministério da Saúde elabore...

Esportes13 minutos atrás

Instituto de Bob Burnquist doa máscaras a profissionais de saúde

. Os profissionais de saúde do Pronto Socorro Municipal de São Gonçalo, Hospital Geral de Nova Iguaçu, Hospital Infantil de...

Nacional13 minutos atrás

Brasil registra 1.252 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Eduarda Esteves/iG Pandemia continua fora de controle no segundo país mais afetado pela Covid-19 De acordo com o último balanço...

Política13 minutos atrás

Deputado quer que governo explique uso de helicópteros em atos pró-Bolsonaro

Reprodução Facebook Jair Messias Bolsonaro requerimento foi enviado para a Mesa Diretora da Câmara que irá analisar se a solicitação...

São Mateus29 minutos atrás

COVID-19 | 702 casos confirmados e 980 suspeitos em São Mateus

De casos em casos, o município de São Mateus vem acumulando diariamente novas confirmações da covid-19 e o número chegou...

Mulher33 minutos atrás

Acessórios da temporada: descubra como atualizar seu look do dia

Dentro do manual das produções fashionistas, os acessórios são a alma de qualquer visual, atualizando das produções mais básicas até...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!