conecte-se conosco



Política

Esporte escolar em debate na Comissão do Desporto

Publicado

em


O ambiente escolar é um excelente lugar para identificar talentos no esporte e carece de maior investimento. O presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, falou à Comissão de Turismo e Desporto sobre a necessidade de maior investimento no esporte juvenil e sobre os impactos da pandemia no calendário de eventos esportivos de integração da rede de ensino. A reunião do colegiado aconteceu nesta segunda-feira (5).

“Temos talentos importantes. Se dermos a oportunidade, eles se destacam, se desenvolvem e trazem resultados, inclusive em eventos nacionais e mundiais. Mas precisamos fazer um debate sobre prioridade e investimento. O esporte escolar depende basicamente de recursos públicos”, destacou Marquez. A Fecade é a entidade regional filiada à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) que atua na organização de eventos esportivos, como campeonatos interescolares.

De acordo com o dirigente esportivo, a Fecade trabalha no momento para o retorno dos eventos escolares diante do avanço na vacinação contra a Covid-19. 

“Grande parte do nosso calendário foi suspenso por conta da pandemia, com muitos eventos que seriam realizados no ano passado sendo adiados para este ano. Nós estamos muito confiantes no avanço da vacinação para que a gente consiga realizar os jogos escolares de diversos esportes ainda este ano, mais no final de 2021. É preciso falar que, em alguns casos, temos limite de idade e muitos atletas estão chegando no prazo limite e podem ficar sem participar de torneios. Estamos em um momento bem delicado do esporte escolar”, contou. 

O presidente da Fecade também falou sobre a falta de estrutura em muitas escolas públicas. “Sou professor de educação física e temos um problema de estrutura esportiva em muitas escolas públicas, sem espaço para a prática de esportes. Algumas escolas estão adotando um modelo com maior investimento na área, como o modelo integral, que dá uma prioridade maior para a prática esportiva, mas ainda temos uma carência grande”, avaliou o profissional.

Emendas parlamentares 

Marquez também agradeceu a destinação de emendas parlamentares para Fecade, mas ponderou que os recursos não chegaram à entidade. Segundo o professor, a informação que recebeu do governo é que houve um remanejamento dos recursos. As emendas parlamentares funcionam como indicação de destinação de recursos para determinadas políticas públicas dentro do orçamento estadual.  

O deputado Torino Marques (PSL), autor de emendas para a federação, criticou o Executivo estadual. “Quero deixar bem claro que nenhum remanejamento foi feito com minha autorização. Infelizmente esse tipo de coisa acontece como forma de prejudicar o mandato parlamentar. Mas, não me prejudica, pois a verdade sempre aparece”, afirmou Torino. 

Projetos aprovados 

Na mesma reunião, retomando o formato presencial, a Comissão de Turismo e Desporto também fez análise de projetos de lei (PLs) de autoria parlamentar, aprovando o mérito de quatro proposições que estavam na pauta de votação. O PL 48/2019 cria o “Polo Gastronômico e Turístico de Manguinhos”, é de autoria do deputado Alexandre Xambinho (PL) e tem como objetivo incentivar o comércio e turismo no município da Serra.

Os deputados acolheram também o PL 210/2018, proposta da deputada Janete de Sá (PMN) que inclui no calendário oficial o “Festival de Cerveja Artesanal de Muqui”. De acordo com a justificativa da autora, a iniciativa vai ajudar a promover a cerveja capixaba, incentivar o empreendedorismo e potencializar o turismo local. 

Outro projeto com parecer favorável foi o PL 119/2019, de autoria do presidente do colegiado, deputado Carlos Von (Avante). Esse cria o selo “Amigo do Artesanato Capixaba”, de modo a reconhecer e incentivar que espaços privados disponibilizem áreas para a exposição e venda de artesanatos produzidos no Estado. O selo, de acordo com a proposta, será concedido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimentos Social (Setades) para shoppings, supermercados e outros estabelecimentos similares.

“Eu tenho uma relação muito próxima com os artesãos capixabas. Em Guarapari, por exemplo, são mais de 2 mil artesãos profissionais registrados. Temos trabalhos maravilhosos, de grande potencial. E esses profissionais relatam falta de espaços adequados para apresentar e vender seus produtos”, explicou Von durante a reunião. 

Por último, a comissão aprovou o mérito do PL 278/2019, que declara o município de São Roque como a capital da Cerâmica Vermelha do Espírito Santo. De acordo com a iniciativa de Renzo Vasconcelos (PP), a produção de cerâmica é uma importante estratégia econômica da cidade, além de um marco cultural. Com o parecer da Comissão de Turismo, todos os projetos aprovados seguem para análise do colegiado de Finanças.

Comente Abaixo
Mulher51 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 23 de setembro de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o signo e ascendente ÁRIES  Atenção para disputas de poder:...

Mulher51 minutos atrás

Dia Mundial do Combate ao Estresse: veja como ele afeta pele e cabelos

FreePik O estresse influencia a queda de cabelo Resumo Segundo um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),...

Entretenimento4 horas atrás

Kaysar Dadour lança clipe com Felipe Frior, Gui Napolitano e Lucas Viana; saiba!

Babi Torelli/Divulgação Kaysar Dadour Singles e álbuns lançados em período de isolamento e distanciamento social por causa do coronavírus mostraram...

Entretenimento4 horas atrás

Pedro Nercessian não esconde a animação para a estreia de “O Silêncio da Chuva”

Divulgação Pedro Nercessian Após lançar o curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do qual é protagonista, na 74ª...

Entretenimento5 horas atrás

Pedro Nercessian não esconde a animação para a estreia de “O Silêncio da Chuva”

Divulgação Pedro Nercessian Após lançar o curta-metragem “Nada de Bom Acontece Depois dos 30”, do qual é protagonista, na 74ª...

Nacional5 horas atrás

Facebook remove propaganda nazista postada por promotora do DF

Reprodução/ Facebook Promotora do Distrito Federal publicou propaganda nazista no Facebook O Facebook informou na noite desta quarta-feira que removeu...

Entretenimento5 horas atrás

Fora do elenco de ‘A Fazenda 13’, Emilly Araújo estreia quadro no novo “TV Fama”

Divulgação/RedeTV! Emilly Araújo Para quem acompanha Emilly Araújo nas redes sociais, no “Topzera” e nas plataformas digitais da RedeTV! também...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!