conecte-se conosco



Estadual

Espírito Santo é o único Estado Nota A no País

Publicado

em

Desde 2012 o Espírito Santo recebe a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). E mais uma vez foi confirmado: o Espírito Santo recebeu nota A, sendo o único do País a alcançar esse patamar. O ranking dos Estados foi divulgado, na manhã desta quarta-feira (14), no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais 2019.

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.

“O Espírito Santo tem um histórico de gestão fiscal responsável que começou em nosso primeiro mandato, lá em 2012, quando o Tesouro Nacional começou a emissão das notas. Entregamos o Governo em 2014 com nota máxima e vamos entregá-lo em 2022 da mesma forma. Temos controle nos gastos permanentes, mas não vou ficar me escondendo em meu gabinete. Vou dar sequência em todas as obras em andamento e com dinheiro garantido”, afirmou o governador Renato Casagrande.

De acordo com Casagrande, o Estado vai promover um grande investimento utilizando o Fundo de Infraestrutura, além de garantir o futuro dos capixabas com a criação do Fundo Soberano, ambos decorrentes da assinatura do acordo do Novo Parque das Baleias. “Queremos um Estado mais justo, competitivo e respeitando a gestão fiscal responsável”, reforçou.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, pontua que a nota A é o resultado de um trabalho que vem sendo construindo nos últimos sete anos: “A Sefaz vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Essa nota nos mostra que o Estado tem condição de investir e está gerindo bem os seus recursos. Temos capacidade de arcar com nossos pagamentos, compromissos e prestar um bom serviço à população”, disse.

Pegoretti complementa: “Para os próximos anos, teremos a possibilidade da manutenção da nota máxima com a criação do Fundo Soberano em nossa gestão, pois promoverá a geração de poupança intergeracional, elevando a disponibilidade financeira do Espírito Santo, que por sua vez impacta diretamente no indicador de liquidez da Capag”.

A Secretaria do Tesouro Nacional utiliza a nota obtida pelos estados como critério para obtenção de garantias da União para a contratação de novos empréstimos. Somente os estados que obtiverem notas finais A ou B poderão obter o aval do Governo Federal.  

Boletim

O Boletim é composto pelo Panorama Fiscal, que contém informações fiscais dos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma agregada. O objetivo é ampliar a transparência das relações federativas e contribuir para o processo de sustentabilidade fiscal dos Entes.

Comentários do Facebook

Estadual

Governador participa de evento com representantes do setor de petróleo e gás

Publicado

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (18), do Encontro de Negócios com a Shell, realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. Cerca de 400 representantes de empresas capixabas participaram do evento, que teve como objetivo apresentar oportunidades e demandas de bens e serviços do setor.

Casagrande elogiou o encontro e ressaltou a geração de oportunidades aos capixabas com a possibilidade de novos negócios:

“A Findes está fazendo um trabalho muito importante que é mobilizar os fornecedores capixabas para que possam conhecer uma empresa mundial, como é o caso da Shell e seus parceiros. Quem fornece para o setor de óleo e gás não pode fornecer somente no Estado. Precisa estar apto para fornecer para o mundo todo. Essa sinergia estabelecida hoje vai abrir novas oportunidades para nós capixabas”, ressaltou o governador.

Ele também falou sobre a atuação da multinacional petrolífera no Espírito Santo. “A Shell é uma empresa importante no mundo todo e atua aqui no Estado na área de energia. Tem uma atividade econômica importante, inova a cada dia e tem muitos parceiros. O que nós queremos é criar essa relação entre empresas capixabas diretamente com a Shell e seus parceiros. Esse encontro é importante, porque integra cada vez mais o desenvolvimento aqui no Espírito Santo, gerando oportunidades para nós, capixabas”, comemorou.

A programação do evento ainda teve uma rodada de palestras pela manhã, incluindo a participação do presidente da Shell Brasil, André Araujo e do presidente da Findes, Leo de Castro. Na parte da tarde, haverá um momento para networking, com a presença de profissionais da Shell e das empresas SBM, TechnipFMC e Halliburton.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política10 minutos atrás

Doenças raras: diagnóstico tardio e custo do tratamento são entraves

Meses, anos ou até décadas sem um diagnóstico. Essa é a realidade de pessoas com doenças raras. O atendimento a...

Política10 minutos atrás

PL: sanção a condenado por trabalho infantil

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que pretende vedar  a concessão de títulos de utilidade pública a entidades condenadas...

Estadual1 hora atrás

Governador participa de evento com representantes do setor de petróleo e gás

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (18), do Encontro de Negócios com a Shell, realizada...

Estadual1 hora atrás

Banestes alcança maior lucro líquido da história do banco no resultado anual de 2019

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes S.A.) anunciou um novo recorde referente ao resultado anual da companhia: lucro...

Estadual1 hora atrás

Sesport visita obras da praça saudável em Ibiraçu

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, e o prefeito de Ibiraçu, Eduardo Zanotti, visitaram, na última...

Estadual1 hora atrás

SEDH e Condef realizam segunda preparatória da Conferências da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Condef) realizaram, nessa segunda-feira (17), no...

Estadual1 hora atrás

Inscrições abertas para 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

As inscrições para o 1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção, que ocorrerá no próximo dia 11 de março,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana