conecte-se conosco



Estadual

Espírito Santo é o estado com menor tempo médio para a abertura de novas empresas no país

Publicado

em


Em menos de um dia é possível abrir uma empresa no Estado do Espírito Santo. De acordo com os dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o tempo médio para a abertura de novas empresas no Estado é de apenas 22 horas. O indicador, referente ao mês de setembro, é o melhor do país. Na média nacional, são necessários 2 dias e 3 horas para iniciar um novo negócio.

Atrás do Espírito Santo, aparecem, Goiânia com 23 horas; Sergipe, com 1 dia e 1 hora; Maranhão, com 1 dia e 5 horas; Amazonas, com 1 dia e 8 horas; e, por fim, Tocantis, com 1 dia e 9 horas. Para calcular este prazo leva-se em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos competentes efetuam e na efetivação do registro e obtenção do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica (CNPJ).

No Espírito Santo, os 78 municípios estão integrados a Redesim. De acordo o indicador da Rede, em setembro de 2021, foram registradas 1.451 solicitações de aberturas de empresas ou demais pessoas jurídicas no Estado.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explica que a desburocratização é uma premissa do Governo do Espírito Santo para estimular a economia capixaba. “Desenvolvemos, por meio da Sectides, o programa Simplifica ES, com o objetivo de otimizar a abertura de novos negócios e já estamos colhendo resultados positivos. A desburocratização traz benefícios para todos, porque desperta a confiança do mercado, elimina desafios impostos no início de qualquer negócio e estimula o empreendedorismo. O indicador divulgado pela Redesim é mais um reflexo do trabalho coordenado pelo governador Renato Casagrande, que tem o objetivo de tornar o Estado cada vez mais empreendedor, competitivo e com oportunidades para todos os capixabas”, disse Hoffmann.

Somado a isto, o Governo publicou, no último dia 04 de outubro, o Decreto Nº 4.977-R, chamado de Decreto Unificado, para apoiar ainda mais os que desejam empreender no Espírito Santo. O Decreto contempla mais de 500 atividades econômicas consideradas de baixo risco (https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/Noticias/governo-do-estado-publica-decreto-unificado-que-facilita-abertura-de-empresas-de-baixo-risco), que passam a ser dispensadas/isentas da obrigatoriedade de licenciamento em atos públicos de liberação estaduais. O empreendedor pode começar as atividades logo após obter o CNPJ, emitido pelo órgão responsável. Segmentos da indústria, alimentação, vestuário, beleza, animais domésticos, entre outros, são beneficiados pelo Decreto.

Simplifica ES

É o Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios, que facilita o atendimento aos empreendedores, reduzindo o tempo de abertura de empresas. Sua atuação é voltada para a revisão de processos e procedimentos que causam morosidade no registro e na legalização de negócios, integrando órgãos e centralizando serviços.

Instituído pela Lei Estadual Nº 10.806 e pelo Decreto Nº 4231-R, de 02 de abril de 2018, que regulamenta o Simplifica ES, e detalhado na Portaria Nº 040-R, de 05 de abril de 2018, que dispõe sobre seu funcionamento, o programa é coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e pela Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees) com a participação de diferentes secretarias, órgãos e instituições, e trabalha pela desburocratização e na orientação da abertura de negócios.

O Simplifica ES é integrado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que foi criada pela Lei 11.598/2007, que estabelecia ainda as diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas.

RedeSim

É uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União quanto dos Estados e Municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

Todo esse processo informatizado, linear e único é composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática. Entre os parceiros, encontram-se os órgãos de registro (Juntas Comerciais), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e os órgãos ligados ao meio ambiente

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Entretenimento3 minutos atrás

Depilada, Geisy Arruda abaixa a calcinha para foto e choca seguidores: “Não vão censurar?”

A foto da musa deu o que falar nas redes sociais Geisy Arruda resolveu mexer com o psicológico de seus...

Entretenimento8 minutos atrás

Ex-BBB Ivy Moraes usa vestido soltinho para empinar bumbum: “Raba na nuca”

A influencer impressionou seus seguidores Ivy Moraes decidiu encantar seus seguidores depois de compartilhar um clique para exibir seu look...

Variedades17 minutos atrás

Broxou? Entenda de uma vez por todas o que está derrubando sua libido

O terapeuta sexual André Almeida elenca os vilões responsáveis pela broxada Libido é sinônimo de desejo sexual. Mas não pense que...

Mulher21 minutos atrás

Amor: os 3 signos que podem ser a cara-metade de Sagitário

Redação João Bidu Amor: os 3 signos que podem ser a cara-metade de Sagitário O signo de Sagitário abre seu...

Mulher21 minutos atrás

Mulheres vão às ruas contra Bolsonaro em todo o país neste sábado

Reprodução/Instagram Mulheres vão às ruas contra Bolsonaro em todo o país Coletivos de mulheres organizaram manifestações ao redor de todo...

Policial21 minutos atrás

Dia do Perito Criminal homenageia profissionais que atuam na elucidação de crimes

Para homenagear os profissionais que atuam na produção de provas materiais, foi instituído o Dia do Perito Criminal, no dia...

Internacional21 minutos atrás

ONU pede ao Sudão respeito à liberdade de expressão

Em relatório apresentado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nessa sexta-feira (3), o secretário-geral, António Guterres, pede...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!