conecte-se conosco


Estadual

Espírito Santo confirma primeiro caso de sarampo em seis anos

Publicado

em

Os exames para confirmação da doença comprovaram que uma moradora de Cariacica, que esteve em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho, adoeceu na volta ao Estado

O Espírito Santo teve confirmado o primeiro caso de sarampo nesta segunda-feira (12). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). A paciente é moradora de Cariacica e esteve em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho, período em que contraiu a doença.

De acordo com a Sesa, a paciente é do sexo feminino, tem 19 anos e ficou em isolamento domiciliar. Os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela foram realizados, além da varredura em cinco quadras no entorno do seu domicílio. A jovem está curada e passa bem.

Em São Paulo, mais de 1.200 casos de sarampo foram confirmados e vários municípios foram considerados área de risco.

A Sesa acompanha os outros dois casos de pessoas com suspeita de sarampo. Nesta situação, enquanto a investigação está em andamento, foi realizado o bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram algum tipo de contato com os casos suspeitos e o isolamento domiciliar dos mesmos.

“Pedimos para que todos os profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais e sintomas do sarampo que são febre, manchas avermelhadas no corpo (exantema) acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e notifiquem à Vigilância Epidemiológica municipal para que possa desencadear as medidas necessárias de controle. Como o contágio ocorre pelo ar, qualquer contato com uma pessoa doente apresenta um alto risco de transmissão”, esclareceu a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Prevenção

A única forma de prevenção do sarampo é através da vacinação. A vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, no Espírito Santo não há casos confirmados com transmissão dentro do território desde o ano 2000. Em 2013, entretanto, houve um caso importado da doença que, devido às ações imediatas de vigilância, não desencadeou outros casos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento. O período entre o contágio e o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas na pele) é entre 7 e 21 dias. Porém, a transmissão inicia-se 6 dias antes do exantema e se estende até o quarto dia após.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem que furtou carteira de colega de trabalho é condenado em Colatina
publicidade

Estadual

ES entra em alerta da chuva com risco de deslizamento em nove cidades

Publicado

em

Espírito Santo tem nove desalojados e riscos de deslizamentos em Vitoria, Vila Velha, Anchieta, Santa Teresa, Fundão, Aracruz, Ibiraçu, Baixo Guandu e João Neiva

EXIF_JPEG_YUV422

A chuva forte que atinge o Espírito Santo elevou o plano de ação da Defesa Civil de “atenção” para “alerta” na manhã deste sábado (7). Em 24 horas, somente em três municípios – Vila Velha, Santa Teresa e Fundão – choveu quase 300 milímetros, sendo 101.18 somente na cidade canela-verde.  Nove pessoas estão desalojadas, sendo cinco em São Domingos do Norte, na Região Noroeste, e quatro em Mimoso do Sul, na Região Sul do Estado.

Além disso, nove municípios estão com alerta moderado para deslizamento de terra: Vila Velha, Vitória, Anchieta, Santa Teresa, Fundão, Aracruz, Ibiraçu, Baixo Guandu e João Neiva.

Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, esse aumento no número de cidades com risco de deslizamento  fez com que a Defesa Civil aumentasse o plano de emprego para alerta.

A Defesa Civil também atualizou o acumulado de chuvas das últimas 24 horas. Vila Velha registrou 101.18 milímetros, seguido de Santa Teresa com 97.56 mm, Fundão 85.2 mm e Domingos Martins com 78.8mm. O órgão registrou vários pontos de alagamento e até queda de árvores em algumas regiões. Confira o acumulado de chuvas completo e a lista de ocorrências registradas pela Defesa Civil. 

Maiores acumulados de água no ES nas últimas 24 horas (até ás 11h de 07/12)

  • VILA VELHA: 101.18 
  • SANTA TERESA: 97.56 
  • FUNDÃO: 85.2 
  • DOMINGOS MARTINS: 78.8 
  • MARECHAL FLORIANO: 75.2 
  • VITÓRIA: 74.84 
  • BAIXO GUANDU: 74.6 
  • CARIACICA: 70.74 
  • ARACRUZ: 68.08 
  • ANCHIETA: 67 
  • IBIRAÇU: 63.89 
  • SANTA MARIA DE JETIBÁ: 61.31 
  • JOÃO NEIVA: 60.64 
  • RIO NOVO DO SUL: 56,2

(*G1)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Daniel da Açaí vai iniciar conversas com a oposição
Continue lendo
Nacional44 minutos atrás

Suspeito de roubos na Estrada dos Bandeirantes neste sábado é preso pela PM

arrow-options Reprodução Suspeito foi preso após roubar vários celulares Foi preso neste sábado um suspeito de realizar vários assaltos na...

Nacional44 minutos atrás

Ialorixá do terreiro mais antigo de Salvador morre aos 96 anos na Bahia

arrow-options Reprodução/Facebook Mãe Tatá comandava o terreiro candomblé mais antigo de Salvador A ialorixá Mãe Tatá Oxum Tomilá, líder religiosa...

Nacional44 minutos atrás

Após ataque a indígenas, Moro diz que pode enviar Força Nacional ao Maranhão

arrow-options Marcos Corrêa/PR – 29.8.19 Moro disse que a Polícia Federal vai assumir investigação do atentado A Polícia Federal irá...

Mulher2 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 8 de dezembro de 2019

arrow-options Marcelo Dalla O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente ÁRIES  Conte com mais...

Mulher2 horas atrás

As 10 melhores posições sexuais para estimular os mamilos

Nunca subestime o poder do mamilo durante o sexo! Você raramente vai ficar frustrada e é por isso que posições...

Política4 horas atrás

‘Novo PSDB’: Doria diz que partido é centro-liberal e contrário a extremismos

arrow-options Governo do Estado de São Paulo/Divulgação Doria defendeu que o PSDB tenha novas ideias Principal nome dos tucanos para...

Mulher4 horas atrás

5 tipos de amigo secreto para inovar no Natal com presentes por até R$ 49,99

O Natal está chegando e com ele vêm as brincadeiras de amigo secreto na escola, no trabalho, entre amigos e na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana