conecte-se conosco


Direto de Brasília

Espécies novas e extintas são encontradas em “Cidade Perdida” de Honduras

Publicado

em

Planeta

Cobra-coral falsa da árvore
Reprodução/ Trond Larsen
Falsa cobra-coral da árvore não era vista na região desde 1965

Uma recente expedição do Programa de Avaliação Rápida (RAP) da Conservação Internacional e do Governo de Honduras se dirigiu para uma área da densa e quase inexplorada floresta tropical de La Mosquitia, em Honduras. Lá, encontrou um tesouro de biodiversidade em meio às ruínas do que se acredita ser a lendária “Cidade Perdida do Deus Macaco”, também conhecida como “Cidade Branca” – embora alguns historiadores ainda questionem isso.

Leia também: Passarinhos sofrem com poluição sonora, diz estudo

Independentemente do debate arqueológico, conforme detalhado em um relatório divulgado esta semana , a avaliação biológica documentou 246 espécies de borboletas e mariposas, 198 espécies de aves, 57 de anfíbios e répteis, 40 de pequenos mamíferos, 30 de grandes mamíferos – como pumas, jaguatiricas e jaguarés – 13 peixes e 183 espécies de plantas, 14 delas ameaçadas e duas em risco de extinção, além de insetos e roedores.

Borboleta
Reprodução/Trond Larsen
Morpho helenor Morpho foi uma das 246 espécies de borboletas e mariposas documentadas pela RAP

O mais surpreendente é que pelo menos 22 dessas espécies nunca haviam sido registradas em Honduras antes e a equipe ainda “redescobriu” três espécies supostamente extintas : o morcego-pálido, que não era visto havia mais de 75 anos no país; a falsa cobra coral da árvore, que tinha sido registrada pela última vez em 1965 em Honduras; e um tipo de besouro-tigre (Odontochila nicaraguense), que, por se acreditar ser endêmico da Nicarágua, achava-se que estava totalmente extinto.

Morcego
Reprodução/Trond Larsen
Morcego-pálido não era visto havia mais de 75 anos no país

Por ser uma das florestas tropicais mais virgens da América Central, durante as três semanas da expedição, realizada ainda em 2017, a equipe da RAP foi acompanhada por guardas armados. A proteção se devia ao medo de predadores selvagens, como onças e onças-pardas, mas também porque a área é conhecida por ser usada por narcotraficantes.

Leia mais:  Desmatamento da Mata Atlântica no último ano foi o menor desde 1985

Leia também: Arraia gigante fica presa em rede e arrasta barco, em Santa Catarina; assista

As novas descobertas serviu de estímulo extra para o presidente Juan Orlando Hernández dar início à Fundação Kaha Kamasa, com o intuito de promover pesquisas científicas e ajudar o governo a desenvolver estratégias de proteção ao valor excepcional de conservação dessa região de Honduras .

Mutuns
Reprodução/Instituto Hondurenho de Conservação Florestal
Embora escassos no país, Mutuns foram encontrados em grande quantidade pela expedição


Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Operação no Complexo do Alemão deixa quatro mortos e um PM ferido

Publicado

em

source

Agência Brasil

Complexo do Alemão arrow-options
Bruno Itan/ Coletivo Alemão
Segundo a Polícia, operação no Complexo do Alemão era para combater o tráfico de drogas

Uma operação da Polícia Militar (PM) nesta quarta-feira (18), no Complexo do Alemão , deixou pelo menos quatro suspeitos mortos e um policial gravemente ferido. As informações foram divulgadas pelas assessorias da PM e da Secretaria Estadual de Saúde.

Leia também: Polícia faz nova operação no Jacarezinho, no Rio, após tiroteio que matou 4

A operação começou no início da manhã e contou com o apoio de um helicóptero. Foram mobilizados efetivos do Comando de Operações Especiais (COE), das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), dos batalhões de Ações com Cães (BAC) e de Polícia de Choque (BPChq), do Grupamento Aeromóvel (GAM) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

“Houve confronto. Um agente ficou ferido e [foi] socorrido no Hospital Getúlio Vargas. Cinco homens também foram feridos e socorridos. Três criminosos com mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas foram presos”, informou a PM , em nota.

Foram apreendidos um fuzil, quatro pistolas, 47 artefatos explosivos, 13 carregadores, munições e coletes táticos, além de 141 quilos de maconha, 177 trouxinhas de maconha, 860 pinos de cocaína, 4 quilos de cocaína e 68 pedras de crack.

Leia também: Vendedor de balas fica preso por três semanas mesmo após laudos o inocentarem

O objetivo da operação no Complexo do Alemão era reprimir o tráfico de drogas e reposicionar as cabines blindadas da Polícia Militar instaladas na região.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Com indeferimento de Capiberibe, Waldez e Davi disputarão 2º turno no Amapá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia52 minutos atrás

10 mitos e verdades sobre a segurança no investimento em criptomoedas

Fonte: IG Economia Comentários do Facebook Leia mais:  Pela primeira vez, missão da OEA acompanhará eleições no Brasil

Direto de Brasília53 minutos atrás

Operação no Complexo do Alemão deixa quatro mortos e um PM ferido

arrow-options Bruno Itan/ Coletivo Alemão Segundo a Polícia, operação no Complexo do Alemão era para combater o tráfico de drogas...

Direto de Brasília53 minutos atrás

Reguffe se filia ao Podemos depois de ficar três anos em mandato sem partido

arrow-options Divulgação Reguffe se filia ao Podemos após três anos sem partido O senador Reguffe (DF) aderiu nesta quarta-feira (18) ...

Direto de Brasília53 minutos atrás

“De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado”, diz Rodrigo Maia

arrow-options MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL “De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado”, diz Rodrigo Maia O presidente da Câmara, Rodrigo Maia...

Direto de Brasília53 minutos atrás

Entidades pedem para Maia evitar ‘retrocessos’ sobre projeto dos partidos

arrow-options Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo – 26.8.19 Rodrigo Maia garantiu na última terça-feira (17) que manteria o projeto original Entidades...

Direto de Brasília53 minutos atrás

Conselho de Ética e Decoro do Senado é instaurado com sete meses de atraso

arrow-options Marcos Oliveira/Agência Senado Davi Alcolumbre anuncia a instauração do Conselho de Ética e Decoro do Senado O presidente do...

Tecnologia2 horas atrás

Novos produtos da Huawei vazam antes de serem apresentados; confira

arrow-options shutterstock Confira os novos produtos da Huawei. A Huawei realizará amanhã (19) um evento em Berlim para apresentar vários...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana