conecte-se conosco


Esportes

Esmerilhando! Curso online ensina técnicas para se tornar narrador esportivo

Publicado

em


Esmerilhando: curso online ensina técnicas de narração esportiva
Twitter/Reprodução
Esmerilhando: curso online ensina técnicas de narração esportiva

O sonho de muitos jornalistas que gostam de esportes é, um dia, se tornar comentarista ou narrador, independente da modalidade. Pensando nisso, Mauricio Bonato criou o curso online “Emerilhando”, que apresenta uma série de técnicas para a pessoa que pretende seguir essa área.

O curso online
pode ser adquirido na plataforma Hotmart, acessando esse link
.

Mauricio Bonato
é jornalista formado na Faculdade Estácio/Uniradial. Antes, ele cursou e finalizou o curso de Rádio e TV na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo.

E seu currículo na profissão é vasto, com experiências desde 1996. Ele começou na Rádio Bandeirantes e teve experiências em diversas outras emissoras, como Rádio Capital, Bandsports, Sports+ (da Sky) e FX, entre outras.


Mauricio Bonato é o criador do curso online de narração esportiva para TV
Reprodução
Mauricio Bonato é o criador do curso online de narração esportiva para TV

Sobre o curso 100% online e dividido em sete aulas, voltado especialmente para transmissão na TV e WebTV, Bonato comenta que ensina técnicas de vários esportes coletivos e individuais, com o passo a passo para ser narrador, além de noções para comentaristas e repórteres. 

Leia também: Fifa 19 decide remover Emiliano Sala do jogo em respeito à sua morte e legado

“Ensino o aluno a trabalhar com as imagens. Ensino as técnicas para qualquer pessoa iniciar, através das técnicas e conteúdo teórico, a prática da narração esportiva
. São vários ‘atalhos’ para acelerar o processo de aprendizado”, disse o jornalista ao iG.

“É investimento garantido para qualquer pessoa interessada: alunos de comunicação, profissionais, amadores, homens e mulheres que queiram ingressar no mundo da narração esportiva”, completou. 

Entre os muitos eventos esportivos que Mauricio Bonato cobriu, destacam-se as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014, Jogos Olímpicos de 2004, 2008 e 2016, ligas de futebol na Europa, como Espanhol e Liga dos Campeões, e outras modalidades (Euroliga de basquete e Jogos Pan-Americanos, por exemplo).

Leia mais:  Comentarista demitido da ESPN aparece no SporTV e causa reações na web

Leia também: Somos tão insignificantes que jogamos enquanto choramos

“O mundo da narração esportiva é muito sedutor, glamouroso e traz status ao profissional. Hoje o mercado está fechado. Mas, apesar disso, há lugar pra todos. O importante é saber o que está fazendo, se dedicar e buscar as oportunidades onde elas aparecerem”, finalizou Mauricio Bonato, idealizador do curso online
de narração esportiva.

Comentários do Facebook
publicidade

Esportes

Vasco aposta em personalidade e intensidade para superar Flamengo

Publicado

em

O Vasco ainda não venceu o Flamengo em 2019. Foram cinco jogos, com dois empates e três vitórias rubro-negras. Mas o zagueiro colombiano Oswaldo Henriquez afirmou em entrevista coletiva realizada nesta terça (12) que chegou a hora de o time de São Januário virar esta história e vencer um campeonato à parte, o Clássico dos Milhões: “É um bonito desafio e o Vasco, por ser o maior rival, tem a expectativa de surpreender nesta partida. Seria uma vitória muito especial e, dentro de nosso planejamento, é um jogo que poderia representar um título. E vamos encarar assim”.

Na entrevista o zagueiro Henriquez também falou sobre Vanderlei Luxemburgo (técnico que acaba de completar seis meses à frente do comando da equipe carioca): “É um dos maiores nomes do Brasil e tem toda a inteligência para reestruturar o futebol do Vasco. É uma questão para a diretoria, mas acho que o trabalho dele tem sido muito bom”. 

Para a partida desta quarta o Vasco tem problemas na zaga. Leandro Castán está suspenso e o substituto Ricardo Graça corre contra o tempo para se recuperar de uma pancada na coxa esquerda, recebida na vitória de 3 a 0 sobre o CSA no último domingo em Maceió.

“O conjunto é o mesmo. Sempre tem mudança na zaga, no meio e no ataque, mas sempre tentamos melhorar o sistema defensivo como um todo. Independente de quem esteja na posição, sempre temos coisas para corrigir”, afirma o defensor.

Quem volta a estar à disposição de Luxemburgo é Marrony. O atacante cumpriu suspensão automática e pode começar o clássico entre os titulares ao lado de Rossi e Ribamar, ou de apenas um deles caso Luxemburgo opte pelo 4-4-2. Porém, mais do que tática, Henriquez prega personalidade e futebol para superar o arquirrival: “Requer intensidade, mas também personalidade, vamos colocar a bola no chão e jogar de igual pra igual”.

Leia mais:  Confira a agenda do futebol deste domingo, dia 21 de julho de 2019

Você acompanha Flamengo e Vasco na Rádio Nacional (1130 AM), na próxima quarta (13) a partir da 21h, direto do estádio do Maracanã.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia2 horas atrás

Tudo sobre o DPVAT:  o que é, quem utiliza e porque Bolsonaro vai acabar com ele

arrow-options Edson Lopes Jr/A2AD Todos os proprietários de veículos do Brasil pagam o seguro DPVAT, extinto pelo presidente por Medida...

Economia2 horas atrás

Desconto no seguro-desemprego pode chegar a 8,14% com novo programa do governo

arrow-options Divulgação Programa Verde Amarelo visa aumentar a abertura de vagas para jovens de 18 a 29 anos O governo...

Economia2 horas atrás

Senado aprova saque do FGTS de R$ 998 e texto segue para sanção de Bolsonaro

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Texto que amplia saque precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro O Senado aprovou, em...

Internacional5 horas atrás

Jeanine Áñez se autoproclama presidenta da Bolívia em sessão sem quórum

arrow-options Reprodução/Twitter Senadora Jeanine Añez assumiu a presidência da Bolívia em sessão legislativa sem quórum nesta terça-feira (12). A senadora...

Internacional5 horas atrás

‘Golpe foi articulado por extrema direita racista’, diz chanceler da Bolívia

arrow-options Reprodução José Kinn Franco falou sobre a situação da Bolívia na Câmara dos Deputados O embaixador da Bolívia, José...

Estadual6 horas atrás

Inscrições abertas para vaga de estagiário conciliador no 3º Juizado Especial Cível de Serra

Estudantes de graduação em Direito podem enviar o currículo até o dia 22 de novembro. O 3º Juizado Especial Cível...

Estadual6 horas atrás

Negada indenização a gestante que havia optado por cesariana mas teve parto normal

Em análise do ocorrido, o magistrado verificou que não foi anexado aos autos qualquer laudo que indicasse a recomendação para...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana