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Esfriou? Esta é a melhor hora para fazer exercícios para emagrecer

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Bastou esfriar que já bate aquela preguiça de colocar o tênis e partir para a academia. Quer um bom motivo para não se deixar levar por esse sentimento e seguir nos treinos mesmo no frio? O clima mais anemo é ideal para obter os melhores resultados nos exercícios para emagrecer. 


Mulher fazendo variação de prancha na academia
shutterstock
O clima mais frio ajuda a turbinar os resultados dos exercícios para emagrecer

Segundo Felipe Prado, professor da academia Bio Ritmo, o corpo tende a queimar mais calorias durante as  atividades no frio
e, por isso, os exercícios para emagrecer
podem se tornar ainda mais potentes. 

Ele explica que, no inverno ou em dias de baixas temperaturas, o organismo precisa de esforçar mais para se manter aquecido e, com isso, acaba consumindo mais calorias, e consequentemente emagrecendo mais. 

“Precisamos tirar esse tabu que só o verão é uma estação para se ir à academia. Sei que no frio
as pessoas ficam mais indispostas, mas diminuir a frequência nos treinos prejudica não só os resultados, mas também faz com que as pessoas deixem de aproveitar as peculiaridades de cada período, como o fato de se ter uma facilidade de perda de peso no frio”, afirma Prado. 

Leia também: Dicas para não deixar a preguiça te afastar da academia no frio

O que emagrecer mais no frio: cardio ou musculação?

Quem está tentando usar o frio como um aliado para perder peso
, pode apostar, de acordo com o professor da Bio Ritmo, tanto em exercícios de cardio quanto na musculação.

“Ambas atividades são eficientes porque existem dois momentos no processo de perca de calorias e peso que estão presentes tanto no cardio quanto na musculação. O primeiro é quando gastamos calorias para realizar o exercício e o segundo é na recuperação do treino, onde o corpo na tentativa de recuperar o estresse muscular, consome as calorias e na maior parte das vezes, ajuda a emagrecer também”, detalha Prado. 

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Entretanto, ele faz uma ressalva importante: seja qual for o exercício escolhido, é importante fazer um bom aquecimento
, principalmente nos dias de frio. “No outono e no inverno, o aquecimento é ainda mais importante porque vai ajudar a aumentar a temperatura do corpo e preparar as articulações para as sobrecargas dos treinos”, fala o professor. 

Ele também dá dicas para um aquecimento ideal: “No aquecimento precisamos atingir um batimento cardíaco mais elevado, em torno de 100 a 120 por minuto, para preparar o sistema cardiovascular para a atividade física. Essa é uma referência que temos para saber que estamos aptos para começar a atividade física”

Prado continua: “A duração é de 5 a 10 minutos e pode ser feito com uma caminhada acelerada, trote, esteira com inclinação, movimentos calistênicos – que utilizam o peso corporal – , entre outros. É importante ressaltar que no aquecimento não utilizamos sobrecarga”.

E seja nessa etapa inicial ou no treino em si, o auxílio de um profissional é fundamental. “A indicação [do aquecimento] deve ser feita pelo profissional de educação física, pois não adianta o aluno aquecer os membros inferiores se ele vai jogar tênis, por exemplo!”, comenta o profissional. 

Mais cuidados nos exercícios para emagrecer no frio


Mulher correndo em um dia frio
shutterstock
Tome cuidado na escolha das roupas ao praticar exercícios no frio, seja na academia ou ao livre

Se a temperatura caiu, outro ponto que deve ser levado em conta pensando no bem-estar e também nos melhores resultados é a hidratação. Corpo bem hidratado funciona melhor. 

“No tempo mais frio é importante que a pessoa não deixe de se hidratar, pois como transpiramos menos, ou seja, trocamos menos de calor com o ambiente, automaticamente sentimos menos sede”, diz Felipe Prado.

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“Porém, a água é essencial para funcionamento do nosso corpo. Recomendo sempre que o aluno mantenha a quantidade que ingeria em períodos mais quentes, sendo sempre água, e não bebidas açucaradas”, orienta o professor. 

Também vale atenção especial às roupas que vai usar – seja para treinar na academia ou em uma corrida na rua. Mesmo com as temperaturas mais baixas, nada de exageros. “É importante evitar roupas pesadas para que o aluno se sinta mais confortável durante o treino. Uma dica é procurar as famosas roupas corta vento que são leves, mas impedem o vento de entrar na roupa”, sugere Prado. 

Olho na dieta

E para realmente ter resultados nos exercícios para emagrecer
, sempre vale cuidar da dieta. “É preciso tomar cuidado com a ingestão calórica, pois no frio, naturalmente sentimos mais fome e comemos refeições mais gordurosas. Mas, o ideal é que o aluno siga a dieta pré-estabelecida pelo nutricionista ou foque nos alimentos saudáveis, como os integrais e funcionais. Eles vão ajudar a repor as energias e manter a imunidade estável”, diz o educador físico.

Fonte: IG Delas
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5 dicas fáceis (e algumas até baratas) para cuidar dos cabelos brancos em casa

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Na hora de  assumir os grisalhos , é importante saber que existem alguns cuidados específicos para esse tipo de fio, que possui uma estrutura diferente dos pigmentados. Os cabelos brancos sofreram uma oxidação e, por isso, são mais grossos, porosos e anelados — o que também faz com que eles tenham uma tendência a ficarem ressecados, com pontas duplas ou quebradiços. 

mulher de cabelo grisalho
shutterstock
Cabelos brancos possuem uma estrutura diferente dos pigmentados e, por isso, pedem cuidados mais que especiais


Assim, que tal aprender quais são os cuidados essenciais para os cabelos brancos ? O melhor de tudo é que você pode criar essa rotina em casa, com base no seu estilo de vida. Quem dá as dicas ao Delas é a dermatologista Adriana Vilarinho, da Clínica Vilarinho. Confira: 

1. Use shampoos específicos

Você já viu na prateleira da farmácia aquele  shampoo roxo  ou cinza? Eles são ideais para usar nos fios brancos, pois impedem que eles fiquem com aspecto amarelado. No entanto, fique atento à fórmula deles, que precisa conter ativos hidratantes para manter o cabelo saudável. 

“Vale usar também um shampoo que possa colaborar para manter o pH dos fios, mas sempre recomendado por um dermatologista”, explica a dermatologista.

2. Crie uma rotina de hidratação

Aquele espaço do fio que antes era preenchido pela melanina agora está poroso. Por causa disso, é comum que os cabelos grisalhos sejam mais leves e fiquem “arrepiados” pelo frizz. A dica é apostar em uma rotina de cuidados  semanal, que inclua uma boa hidratação. 

Adriana recomenda máscaras hidratantes que contenham queratina, aminoácidos ou óleos vegetais. “Para as pontas mais ressecadas, a hidratação deve ser mais intensa, de 1 a 2 vezes por semana. Em pontas com menor tendência a ressecamento, apenas 1 vez por semana.”

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3. Aposte em leave-ins

Use e abuse do leave-in! Além da hidratação semanal, use um leave-in nos cuidados diários com o cabelo sempre depois da lavagem. É só aplicar o produto depois que você já tiver retirado a umidade dos fios e apenas do comprimento até as pontas, evitando a raiz. “Esse creme sem enxágue vai atuar também na hidratação do cabelo até a próxima lavagem, deixando os fios brilhantes e saudáveis”, comenta a especialista. 

4. Proteja os fios do calor

Os raios UV do sol podem deixar os fios brancos mais ressecados. Por isso, é importante usar produtos com filtro solar nos fios ou, se preferir, aposte em um chapéu quando for se expor à luz solar por um tempo prolongado. 

Outra dica é evitar ao máximo usar secador , chapinha ou babyliss, já que o calor pode danificar ainda mais o cabelo. A saída é tentar lavar o cabelo em horários em que você pode deixá-lo secar de forma natural, e, se precisar recorrer a um desses aparelhos , jamais esqueça do protetor térmico.

5. Tenha cuidado ao pentear

Os cabelos brancos são naturalmente mais fáceis de quebrar e, assim, é preciso ter bastante cuidado para penteá-los. Lembre-se de tratar seus fios com carinho, sem agressividade na hora de desembaraçar, principalmente se estiver com nó.

Além de prejudicar o fio, arrancá-lo ao pentear vai gerar um trauma na raiz que pode levar a uma inflamação. Isso pode fazer com que o cabelo fique mais fino e, também, danificar o folículo. 

Fonte: IG Delas
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