conecte-se conosco



Estadual

Escolas preparam estudantes para Avaliação da Educação Básica

Publicado

em

Na próxima quarta (16) e quinta-feira (17) serão aplicadas as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). A ação avalia os estudantes do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos) e a 3ª série do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes em relação ao nível de apropriação dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. 

A gerente de Informação e Avaliação Educacional da Sedu, Denise Pereira, afirma que as avaliações externas, como o Paebes, são ferramentas de gestão importantes para monitorar as ações implementadas nas escolas da Rede. “Os dados refletem a realidade da Rede. Por isso, orientamos que as escolas incentivem o aluno a realizar a prova”, afirmou.

Os resultados serão alocados em padrões de desempenho, que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da escala de proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo Programa. Esses cortes darão origem a quatro padrões de desempenho: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Visando bons resultados no exame, as escolas da Rede Estadual estão reforçando os conteúdos para essa avaliação. É o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, em Baixo Guandu, que realizou atividades de estudo, pesquisa e experimentação sobre sólidos geométricos poliédricos, envolvendo as disciplinas de Matemática e Arte.

A iniciativa partiu dos professores de Matemática, Ivan Junior Nunes e Regilaine Salomão, de Arte, Duznelda Schultz Ferreira. “Os alunos do 6º e 7º ano construíram sólidos geométricos poliédricos, bem como suas planificações, estudando suas faces, vértices e arestas”, contou a professora Regilaine Salomão.

Já os estudantes do 8º e 9º ano, sob a orientação do professor Ivan Junior Nunes, realizaram atividades relacionando a Matemática e Fotografia, que tiveram resultado na aprendizagem de técnicas básicas de fotografia. “Eles usaram a criatividade para registrar imagens de elementos da geometria plana e espacial presentes no cotidiano, bem como pontos de referência marcantes no município de Baixo Guandu”, explicou.

Também foram desenvolvidas atividades de construção de mosaicos, utilizando figuras geométricas planas com a professora de Arte Duznelda Schultz Ferreira.

A culminância da sequência didática, se deu quando os alunos do 6º ano, orientados pela professora Regilaine Salomão, ministraram uma aula revisional para os alunos do 9º ano, visando às avaliações externas do Paebes, sobre geometria plana e espacial.

“Além de contribuir para a preparação do Paebes, a atividade se deu pela necessidade de criar ferramentas que estimulem os alunos a buscarem conhecimento além das dependências da escola e aprender Matemática de uma forma divertida e desenvolver habilidades matemáticas, a partir de atividade prática e motivadora envolvendo a fotografia e as formas geométricas”, concluiu Ivan Junior Nunes.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Comente Abaixo
Entretenimento1 hora atrás

Andressa Suita comemora o aniversário ao lado das amigas

Divulgação Andressa Suita e amigas Neste Domingo, 24, Andressa Suita publicou uma foto mostrando que está comemorando o seu aniversário...

Saúde3 horas atrás

Rondônia estuda transferir pacientes com covid-19 para outros estados

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (Sem Partido), avalia com o governo federal a possibilidade de transferir para outros...

Mulher3 horas atrás

Make soft girl: confira as dicas para seguir a tendência de beleza do TikTok

Reprodução: Alto Astral Make soft girl: confira as dicas para seguir a tendência de beleza do TikTok Você já ouviu...

Política4 horas atrás

46% dos brasileiros acham que Doria combate a pandemia melhor que Bolsonaro

Reprodução Aprovação de Doria é maior que a de Bolsonaro 46% dos brasileiros consideram que o governador de São Paulo,...

Saúde4 horas atrás

Covid-19: mortes ultrapassam 217 mil e casos somam 8,8 milhões no país

O total de pessoas que morrem de covid-19 desde o início da pandemia no Brasil chegou a 217.037, conforme balanço...

Economia4 horas atrás

Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo

Gabriel Araújo Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo Para promover as belezas naturais do Brasil e...

Economia5 horas atrás

Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford

Gabriel Araújo Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford CNF ao vivo – O Aeroporto Internacional de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!