conecte-se conosco



Estadual

Escolas preparam estudantes para Avaliação da Educação Básica

Publicado

em

Na próxima quarta (16) e quinta-feira (17) serão aplicadas as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). A ação avalia os estudantes do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos) e a 3ª série do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes em relação ao nível de apropriação dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. 

A gerente de Informação e Avaliação Educacional da Sedu, Denise Pereira, afirma que as avaliações externas, como o Paebes, são ferramentas de gestão importantes para monitorar as ações implementadas nas escolas da Rede. “Os dados refletem a realidade da Rede. Por isso, orientamos que as escolas incentivem o aluno a realizar a prova”, afirmou.

Os resultados serão alocados em padrões de desempenho, que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da escala de proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo Programa. Esses cortes darão origem a quatro padrões de desempenho: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Visando bons resultados no exame, as escolas da Rede Estadual estão reforçando os conteúdos para essa avaliação. É o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, em Baixo Guandu, que realizou atividades de estudo, pesquisa e experimentação sobre sólidos geométricos poliédricos, envolvendo as disciplinas de Matemática e Arte.

A iniciativa partiu dos professores de Matemática, Ivan Junior Nunes e Regilaine Salomão, de Arte, Duznelda Schultz Ferreira. “Os alunos do 6º e 7º ano construíram sólidos geométricos poliédricos, bem como suas planificações, estudando suas faces, vértices e arestas”, contou a professora Regilaine Salomão.

Já os estudantes do 8º e 9º ano, sob a orientação do professor Ivan Junior Nunes, realizaram atividades relacionando a Matemática e Fotografia, que tiveram resultado na aprendizagem de técnicas básicas de fotografia. “Eles usaram a criatividade para registrar imagens de elementos da geometria plana e espacial presentes no cotidiano, bem como pontos de referência marcantes no município de Baixo Guandu”, explicou.

Também foram desenvolvidas atividades de construção de mosaicos, utilizando figuras geométricas planas com a professora de Arte Duznelda Schultz Ferreira.

A culminância da sequência didática, se deu quando os alunos do 6º ano, orientados pela professora Regilaine Salomão, ministraram uma aula revisional para os alunos do 9º ano, visando às avaliações externas do Paebes, sobre geometria plana e espacial.

“Além de contribuir para a preparação do Paebes, a atividade se deu pela necessidade de criar ferramentas que estimulem os alunos a buscarem conhecimento além das dependências da escola e aprender Matemática de uma forma divertida e desenvolver habilidades matemáticas, a partir de atividade prática e motivadora envolvendo a fotografia e as formas geométricas”, concluiu Ivan Junior Nunes.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Comentários do Facebook

Estadual

ES chega a 806 mortes e 18.950 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

 

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (5), o aumento é de 16 mortes e 542 novos casos da doença.

O Espírito Santo registrou, até este sábado (6), 806 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 18.950. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (4), o aumento é de 16 mortes e 542 novos casos da doença. Até o momento, 10.258 pessoas estão curadas e 57.643 testes foram feitos.

Vale ressaltar que a confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município com o maior número de casos passa a ser Vitória (3.385), depois Vila Velha (3.346), Serra (3.244), Cariacica (2.453) e Cachoeiro de Itapemirim (495).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 446 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 400. Depois, vem Itapuã (289), também em Vila Velha. Praia do Canto (250) e Jardim da Penha (234), na capital, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (198), Vila Velha (143), Cariacica (133), Vitória (122) e Marataízes (18).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 4.134 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19.

O maior número de casos está em Vitória, onde 889 tiveram a doença. Em Vila Velha, são 804 e, na Serra, 738. Cariacica tem 457 registros de profissionais da saúde com coronavírus.

O painel também mostra oito mortes entre profissionais da saúde. Os registros são de Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Serra, Vila Velha, Vitória, Nanuque (MG) e Pompeia (SP).


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional4 horas atrás

Brasil tem 904 mortes por Covid-19 e 27.075 novos casos

PM/Divulgação Brasil tem 904 mortes por Covid-19 em 24 horas segundo o Ministério da Saúde Os dados divulgados pelo Ministério da...

Nacional5 horas atrás

Sem dados oficiais, levantamento aponta 965 mortes por Covid-19 em 24h

Segundo levantamento do G1 junto às secretarias estaduais de saúde, o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) nas últimas...

São Mateus5 horas atrás

COVID | São Mateus registra mais uma morte e chega a quase 300 casos, segundo Governo do ES

  A Secretaria Estadual de Saúde (SESA), atualizou o painel coronavírus na tarde deste sábado (06) e confirmou mais 01...

Saúde6 horas atrás

Rio registra 64.533 casos confirmados e 6.639 mortes por covid-19

. O estado do Rio de Janeiro registrou 64.533 casos confirmados e 6.639 mortes por covid-19. São mais 1.467 casos...

Nacional6 horas atrás

Governo Bolsonaro retira dados acumulados do site da Covid-19

reprodução Governo Bolsonaro está mudando protocolo de divulgação sobre a pandemia de coronavírus no Brasil O Ministério da Saúde retirou...

Esportes6 horas atrás

Ferj não marca retorno para a volta do futebol no Rio

. A autorização do governo estadual já estava dada, mas faltava a Federação de Futebol do Estado do Rio de...

Saúde6 horas atrás

Hospital em Brasília dá atenção especial a mães na hora do parto

. Equipes médicas que atuam no combate ao novo coronavírus (covid-19) têm dado atenção especial às grávidas com suspeitas de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!