conecte-se conosco


Estadual

Escolas preparam estudantes para Avaliação da Educação Básica

Publicado

em

source

Na próxima quarta (16) e quinta-feira (17) serão aplicadas as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). A ação avalia os estudantes do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos) e a 3ª série do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes em relação ao nível de apropriação dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. 

A gerente de Informação e Avaliação Educacional da Sedu, Denise Pereira, afirma que as avaliações externas, como o Paebes, são ferramentas de gestão importantes para monitorar as ações implementadas nas escolas da Rede. “Os dados refletem a realidade da Rede. Por isso, orientamos que as escolas incentivem o aluno a realizar a prova”, afirmou.

Os resultados serão alocados em padrões de desempenho, que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da escala de proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo Programa. Esses cortes darão origem a quatro padrões de desempenho: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Visando bons resultados no exame, as escolas da Rede Estadual estão reforçando os conteúdos para essa avaliação. É o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, em Baixo Guandu, que realizou atividades de estudo, pesquisa e experimentação sobre sólidos geométricos poliédricos, envolvendo as disciplinas de Matemática e Arte.

A iniciativa partiu dos professores de Matemática, Ivan Junior Nunes e Regilaine Salomão, de Arte, Duznelda Schultz Ferreira. “Os alunos do 6º e 7º ano construíram sólidos geométricos poliédricos, bem como suas planificações, estudando suas faces, vértices e arestas”, contou a professora Regilaine Salomão.

Já os estudantes do 8º e 9º ano, sob a orientação do professor Ivan Junior Nunes, realizaram atividades relacionando a Matemática e Fotografia, que tiveram resultado na aprendizagem de técnicas básicas de fotografia. “Eles usaram a criatividade para registrar imagens de elementos da geometria plana e espacial presentes no cotidiano, bem como pontos de referência marcantes no município de Baixo Guandu”, explicou.

Leia mais:  Em troca de prisão domiciliar, Palocci promete delatar Lula

Também foram desenvolvidas atividades de construção de mosaicos, utilizando figuras geométricas planas com a professora de Arte Duznelda Schultz Ferreira.

A culminância da sequência didática, se deu quando os alunos do 6º ano, orientados pela professora Regilaine Salomão, ministraram uma aula revisional para os alunos do 9º ano, visando às avaliações externas do Paebes, sobre geometria plana e espacial.

“Além de contribuir para a preparação do Paebes, a atividade se deu pela necessidade de criar ferramentas que estimulem os alunos a buscarem conhecimento além das dependências da escola e aprender Matemática de uma forma divertida e desenvolver habilidades matemáticas, a partir de atividade prática e motivadora envolvendo a fotografia e as formas geométricas”, concluiu Ivan Junior Nunes.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES
Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Pleno declara inconstitucional lei que obriga a anexar foto de medidor em conta de luz

Publicado

em

“Houve violação direta na competência privativa da união para legislar sobre energia elétrica”, concluiu o magistrado relator.

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) julgou, nesta quinta-feira, 17, uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), ajuizada pelo governador do Espírito Santo em razão de suposta inconstitucionalidade da lei estadual n° 10.998/2019, que impõe às concessionárias de energia elétrica do Estado a obrigação de apresentar, impressa na conta de luz ou em folha anexa, a fotografia do equipamento de aferição de consumo no momento da leitura técnica. A lei estadual foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que é ré na ação.

O relator da ADI, desembargador Willian Silva, entendeu que houve vício formal e material na elaboração da norma legislativa, o que a torna inconstitucional. “Houve violação direta na competência privativa da união para legislar sobre energia elétrica”, concluiu o magistrado.

No voto de relatoria, o desembargador Willian Silva julgou procedente o pedido proposto pelo Governador do Estado do Espírito Santo, declarando a lei estadual n° 10.998/2019 inconstitucional, e foi acompanhado pelo Tribunal Pleno, à unanimidade.

Além da ação direta de inconstitucionalidade n° 0018756-97.2019.8.08.0000, foram julgados durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 17, conflitos de competência, agravos internos e regimentais, mandados de segurança, reclamações e outros recursos interpostos na 2ª instância estadual do Poder Judiciário Capixaba.

Vitória, 17 de outubro de 2019

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Isabella de Paula | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected] www.tjes.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça ES
Comentários do Facebook
Leia mais:  Desemprego atinge patamar recorde de 13,5 milhões de pessoas, revela IBGE
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia5 horas atrás

Saldo de empregos formais no Brasil foi de 157 mil novas vagas em setembro

arrow-options Jana Pêssoa/Setas Setembro de 2019 teve o melhor resultado em abertura de vagas com carteira assinada para o mês...

Economia5 horas atrás

De 10 empresas que abriram em 2012, pelo menos 6 já fecharam as portas

arrow-options Reprodução Saldo de empresas abertas e fechadas continua negativo em 2017, diz IBGE Cerca de 40% das 597,2 mil...

Estadual6 horas atrás

Pleno declara inconstitucional lei que obriga a anexar foto de medidor em conta de luz

“Houve violação direta na competência privativa da união para legislar sobre energia elétrica”, concluiu o magistrado relator. O Pleno do...

Tecnologia6 horas atrás

Qualquer um pode ser um YouTuber: como começar a produzir vídeos hoje

O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo...

Entretenimento8 horas atrás

Record cancela ‘Dancing’ especial dos campeões após polêmica com Maytê Piragibe

A Record TV, que até então estava com uma edição do ‘Dancing Brasil’ especial com campeões do reality engatilhada para...

Entretenimento8 horas atrás

Bailarinas do Faustão curtem dia de sol e colocam o bronzeado em dia. Fotos!

Neste fim de semana, algumas integrantes do balé do Domingão do Faustão e a ex-bailarina do programa Tainá Grando tiraram...

Entretenimento8 horas atrás

Record usa baixa audiência do “Se Joga” para alfinetar Globo

A Record TV resolveu alfinetar a Globo . A emissora criou uma campanha publicitária em que brinca com a baixa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana