conecte-se conosco



Nacional

Escolas particulares infantis de São Paulo apresentam protocolo de reabertura

Publicado

em


source
Sala de aula vazia
Reprodução/Wikimedia Commons

Escolas particulares entregam protocolo de reabertura


Um grupo de cerca de 400 escolas particulares da cidade de São Paulo entregou na última semana um protocolo para que escolas particulares possam reabrir .


O grupo Escolas em Movimento, formado por empresários donos de instituições particulares infantis, informou que escolas particulares têm mais possibilidade de cumprir com normas restritivas de reabertura diante da pandemia do novo coronavírus.

Os empresários afirmam ainda que a maior preocupação é o impacto na rotina dos pais. Segundo eles, a retomada das escolas particulares seriam uma solução para responsáveis que precisam retomar os trabalhos presenciais.

Assim, eles acreditam que a criança será exposta a menos riscos do que caso seja deixada na casa de outras pessoas, como avós, amigos ou outros parentes. Também seria um “benefício” para que crianças voltem a estudar com professores.

O grupo de donos de escolas particulares Escolas em Movimento se encontrou nesta semana com Orlando Faria, secretário da Casa Civil, e Eduardo Tuma, presidente da Câmara Municipal da capital paulista

Comentários do Facebook

Nacional

Adolescente morre após levar choque elétrico em carregador de celular

Publicado

em

Garoto de 13 anos foi eletrocutado ao retirar celular da tomada, chegou a ficar internado mas morreu. Revestimento plástico do carregador teria se soltado

Um  carregador de celular causou a morte de um adolescente na cidade de Palmas, no Tocantins. João Vitor Domat Remus, de 13 anos, morreu após ser eletrocutado enquanto retirava o acessório da tomada. O acidente foi causado após o revestimento plástico se soltar. Com isso, o jovem encostou na parte de metal, levando o choque elétrico. João Vitor foi socorrido no Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (HGP), onde ficou oito dias internado numa unidade de tratamento intensivo (UTI), mas não resistiu e teve morte encefálica. A família do adolescente decidiu doar os órgãos da vítima.

João Vitor faleceu no dia 6 de agosto e foi sepultado no último sábado (8), no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, em Brasília. No registro, a causa da morte consta como choque elétrico. Segundo a Polícia Civil do Tocantins, o caso foi registrado na 1ª Delegacia Especializada de Atendimento a Vulneráveis (DAV – Palmas) e “segue sob investigação para que seja apurado se houve possíveis responsabilidades”.

O jovem era atleta de natação vinculado à Secretaria de Turismo e Lazer do Distrito Federal, onde competiu pela última vez em maio de 2018 e morou antes de ir para Palmas. A Secretaria estadual de Saúde do Tocantins confirmou que o paciente recebeu atendimento no HGP, sem informar a data da internação nem a circunstância da morte.

Em nota, o Colégio Sigma, onde João Vitor estudava em Brasília antes de se mudar para Palmas, lamentou o episódio: “É com muita dor que a comunidade escolar manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do ex-aluno. Diretores, colaboradores, professores e colegas da escola se solidarizam com a família. Nós optamos por não nos pronunciar em respeito ao momento de sofrimento pelo qual a família está passando”, diz a nota enviada pela instituição de ensino.

Na imagem que circula pelas redes sociais e em grupos de WhatsApp, o carregador que causou o acidente não era da marca original do celular. O especialista em prevenção de incêndios e consultor de emergências Wesley Pinheiro diz que esse é um dos maiores riscos.

“O uso excessivo do celular fez com que crescesse o mercado paralelo de carregadores e baterias, não originais. Há um costume de comprar materiais e acessórios de segunda linha, o que acaba aumentando o risco que já existiria, em menores proporções, caso o carregador fosse original. O grande vilão é o carregamento de bateria”.

Assim como aconteceu com João Vitor, o consultor afirma que a maioria dos casos acontece com as crianças. “A parte de plástica funciona como um isolante. Os dois contatos que transmitem a energia para o interior do equipamento ficaram expostos. Nesse caso, o certo era desconectar o carregador segurando na parte de plástico ou desligar o disjuntor antes de retirar da tomada, utilizando algum material não condutor, como um alicate com cabo de borracha, por exemplo. Encostar nos dois pinos é certeza de ser eletrocutado, o que acabou acontecendo. Crianças e adolescentes acabam pensando menos, tendo menos noção do perigo”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional3 minutos atrás

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que a potencial vacina contra o novo coronavíru, desenvolvida na Universidade de...

Entretenimento18 minutos atrás

Jornalista da CNN Brasil perde o controle e tem ataque de riso no ar; assista

A jornalista Daniela Lima teve uma crise de riso junto com sua parceira de bancada, Carol Nogueira, ao vivo durante...

Nacional19 minutos atrás

Adolescente morre após levar choque elétrico em carregador de celular

Garoto de 13 anos foi eletrocutado ao retirar celular da tomada, chegou a ficar internado mas morreu. Revestimento plástico do...

São Mateus26 minutos atrás

Mulher é sequestrada e abusada por ex-marido em São Mateus

A Polícia Militar informou que o homem levou a ex-esposa para uma área deserta no bairro Buritis, onde a obrigou...

Variedades38 minutos atrás

Mulher descobre traição através de relógio que monitora exercícios

“Inexplicavelmente, os níveis de atividade física dele começaram a subir às 4 da manhã”, disse. Um americana descobriu que estava...

Nacional40 minutos atrás

Personal de 28 anos morre com facadas em briga de vizinho

Andressa Serantoni, de 28 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Polícia prendeu um homem e uma mulher...

Nacional48 minutos atrás

Arma que matou adolescente em Cuiabá estava a centímetros de distância dela

Redes sociais Isabele foi atingida por tiro acidental Uma perícia feita na investigação da  morte da adolescente Isabele Guimarães Ramos,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!