conecte-se conosco


Estadual

Escola reaberta pelo Governo comemora formatura de alunos do Ensino Médio noturno

Publicado

em

Toda comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mata Fria, localizada em Afonso Cláudio, comemora a formatura da primeira turma que irá concluir a 3ª série do Ensino Médio após três anos em que a unidade escolar esteve fechada. A cerimônia será realizada na próxima sexta-feira (06).

Mãe de uma das formandas e uma das principais articuladoras da comunidade em favor da escola, Hilde Helene Christiansen Jordão, disse que, apesar de ser uma localidade rural, sustentada pela agricultura familiar, a comunidade tem muitos jovens interessados em estudar e crescer como pessoas e profissionais, portanto é fundamental a oferta de um ensino médio noturno regular para que possam realizar seus sonhos de vida. “Eu penso que cada um tem que ter o direito de escolher o que quer para o seu futuro”, ponderou.

Sem o Ensino Médio, disse Hilde, os jovens não podiam escolher se queriam sair da roça e se formar, ficar na cidade ou voltar para comunidade e atuar nas áreas de agronomia, veterinária ou outra profissão necessária na sua terra natal. “Não estou fazendo isso pela minha filha apenas, mas pela comunidade. Eu estou muito feliz, realizada em ver os meninos estudando e a primeira turma se formar”, comemorou Hilde.

Fechamento e reabertura

O ensino médio não funcionava na unidade desde o ano de 2015. A escola foi fechada no final de 2015, quando contava com 61 alunos matriculados, que frequentavam os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. A reabertura aconteceu em fevereiro deste ano, com a oferta de 120 vagas.

Pouco depois de reinaugurada, a escola recebeu a visita do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. Hilde Helene também comentou a visita do secretário. “Ele disse que vai investir na escola para ela crescer cada vez mais e o governador quer que ela seja uma escola modelo”.

Leia mais:  Botijão de gás de cozinha fica 12,2% mais caro a partir desta quarta-feira

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Chamada Pública: Sedu prorroga prazo da Pré-Matrícula para até dia 19 de dezembro

Publicado

em

A Secretaria da Educação (Sedu) prorrogou o prazo para a Pré-Matrícula na Rede Estadual para até o próximo dia 19. A publicação foi feita na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Espírito Santo. Quem não é aluno da Rede Estadual e deseja ingressar em uma das 448 escolas estaduais para o ano letivo de 2020 deve aproveitar o prazo. Para solicitar a vaga, basta acessar o site da Secretaria da Educação (Sedu) – ACESSE AQUI, clicar no banner principal e fazer o cadastro.

É necessário acessar o site com o número de CPF do aluno, se for maior de idade, ou do responsável, se o estudante for menor de idade, para que seja gerado login de acesso ao sistema. Além disso, é preciso ter em mãos documentos pessoais do aluno, nome e CPF do pai, da mãe e do estudante, e o endereço da residência do aluno.

Quem tiver dificuldades em acessar a internet para realizar a pré-matrícula deve procurar a escola da Rede Pública Estadual mais próxima, onde a equipe da unidade de ensino dará a devida assistência para que o aluno e/ou responsável utilize um computador disponibilizado no local.

Os resultados da rematrícula, da transferência interna e da pré-matrícula serão divulgados até o dia 15 de janeiro de 2020. Já a efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31 de janeiro. Esta é a única etapa presencial do processo, a ser feita na própria escola onde o aluno estudará.

São mais de 250 mil vagas para o Ensino Fundamental e Médio Regular e 44 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA), que agora passa a contar com a oferta do Ensino Profissionalizante. O período da rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual, foi realizado do último dia 29 de outubro a 26 de novembro. Esta primeira etapa também foi totalmente on-line, pelo site da Sedu.

Leia mais:  Uma em cada cinco mulheres fará um aborto até os 40 anos, indica pesquisa

A Sedu ressalta que o aluno que já é da Rede Estadual e não realizou a rematrícula dentro do prazo deve efetuar a Pré-Matrícula para garantir sua permanência na Rede. 

Cursos Técnicos para Ensino Médio Regular

Uma das novidades para o ano letivo de 2020 na Rede Estadual é a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral. No total, 5.800 vagas estão sendo ofertadas pela Sedu em 36 escolas. A organização curricular de cada um dos Cursos Técnicos terá um desdobramento para as turmas que iniciarem na 1ª série e as que iniciarem na 2ª Série do Ensino Médio.

Serão ofertados cursos como o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, Técnico em Marketing, Técnico em Comércio, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Logística, por exemplo. Todos os cursos serão disponibilizados já para o 1º semestre de 2020, das 13h às 20h, com direito a Alimentação e Passe Escolar.

Confira aqui mais informações: http://bit.ly/350gwWI

EJA Profissional

No primeiro semestre de 2020, a oferta da Sedu é de 1.833 vagas em 21 escolas da Rede Pública localizadas em diferentes municípios do Estado. Serão ofertados cursos técnicos como Logística, Administração, Cuidados de Idosos, Técnico em Cooperativismo e Técnico em Condomínio, por exemplo, com a oferta de vagas em Cariacica, Vitória, Viana, Guarapari, Vila Velha, Serra Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz e Santa Teresa.

A equipe da Educação de Jovens e Adultos acentua que o Curso Cuidador de Idosos não se trata de formação de grau técnico, mas uma Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso será ofertado de forma integrada de segunda a sexta-feira.

Leia mais:  BNDES vai abrir nova linha de crédito para pequenas empresas

Confira AQUI mais informações

Veja o cronograma da Chamada Pública Escolar

  • Pré-matrículas para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual será até o dia 19/12;
  • Divulgação do resultado da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula ocorrerá até o dia 15/01/2020;
  • Efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31/01/2020.
  • Mais informações: (27) 3636 7830 / 3636-7831.

Leia também: Sedu abre primeira Escola Estadual Indígena e oferta vagas para 2020  

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Agricultura12 minutos atrás

Seguro Rural atinge a marca de R$ 20 bilhões em valor segurado no ano de 2019

O Programa de Seguro Rural aplicou neste ano R$ 440 milhões em subvenção ao prêmio do seguro, 18% a mais...

Polícia Federal12 minutos atrás

PF combate disseminação de pornografia infantil pela internet

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal prendeu em flagrante, na terça-feira (10/12), um homem por armazenamento e compartilhamento de material...

Polícia Federal12 minutos atrás

PF apreende veículo carregado com cigarros paraguaios

Guaíra/PR – Nesta quarta-feira (11/12), mais uma apreensão foi realizada por equipes que participam da OPERAÇÃO HÓRUS, integrada pela POLÍCIA...

Tecnologia25 minutos atrás

À mão armada, influenciador digital tenta roubar domínio de internet e é preso

arrow-options shutterstock Influenciador ameaçou dono de domínio Um influenciador de mídia social foi condenado a 14 anos de prisão por...

Entretenimento25 minutos atrás

Renata Banhara fala de ‘affair’ com Ricky Martin: “Tinha que ter casado comigo”

Renata Banhara resolveu, aos 44 anos, contar detalhes da sua vida em uma biografia chamada “#Prontofalei – Minha Vida em...

Entretenimento25 minutos atrás

Carolina Ferraz afirma que nunca mais atuará em novelas; saiba o motivo

Na última terça-feira (10), foi ao ar mais uma edição de “Na Lata”, programa de Antônia Fontenelle no Youtube. A...

Carros e Motos25 minutos atrás

Impressões: JAC T60 tem porte de Compass para atrair clientes do Renegade

arrow-options Divulgação JAC T60: começa a chegar às lojas em janeiro como o quarto SUV da marca a chegar ao...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana