conecte-se conosco


Regional

ES tem 2.754.728 eleitores aptos a votar nas Eleições 2018

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou, nesta quarta-feira (1º), as estatísticas do eleitorado apto a votar nas Eleições 2018. O Espírito Santo registra 2.754.728 eleitores, um aumento de 101.192 pessoas em comparação com o quantitativo presente em 2014. As informações são oriundas do Cadastro Eleitoral, banco de dados oficial sobre o eleitorado brasileiro, e referem-se às estatísticas auditadas até o final de julho após o fechamento do cadastro, no dia 9 de maio.

As mulheres são maioria no Espírito Santo, com 52,3% (1.439.399 eleitores), e os homens representam 47,7% dos votantes (1.314.209 pessoas). Os solteiros são a maioria do eleitorado do Estado, representando 55% (1.515.404 pessoas), frente a 37,7% de casados (1.039.076 pessoas).

Pela primeira vez, eleitores transexuais e travestis terão seu nome social impresso no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018. Nome social é aquele que designa o nome pelo qual o transexual ou travesti é socialmente reconhecido. A possibilidade da autoidentificação foi aprovada pelo Plenário do TSE no dia 1º de março deste ano. no Espírito Santo, 108 pessoas fizeram a solicitação de inclusão do nome social.

A faixa de idade com maior número de eleitores é a que compreende 35 a 39 anos, com 11,36% dos votantes (312.911 pessoas); seguida por 30 a 34 anos (11,13%/306.542 pessoas); 25 a 29 anos (10,26%/282.602 pessoas); e 40 a 44 anos (9,89%/272.398 pessoas). Os jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é opcional, representam 0,68% do eleitorado (18.607 pessoas).

O grau de instrução do eleitor capixaba se apresenta da seguinte forma: 27,76% tem ensino fundamental incompleto; 22,59% tem ensino fundamental completo; 17,54% conta com ensino fundamental incompleto; e 8,93% afirma ter superior completo. Analfabetos e só lê e escreve representam 11,53%. Essas estatísticas, no entanto, precisam ser vistas com relatividade, uma vez que a informação reflete a escolaridade declarada pelo cidadão no momento do registro eleitoral ou da atualização de seus dados cadastrais.

Leia mais:  Agência dos Correios em Aracruz é assaltada

Eleitores com biometria já são 1.249.111 (45,36%) e 1.505.317 eleitores ainda não passaram pelo recadastramento biométrico. No Espírito Santo, 38 municípios fizeram a atualização do cadastro, faltando ainda 40 cidades para fechar a totalização do Estado.
Por fim, solicitaram suporte para os dias de voto 18.383 eleitores, que informaram ter algum tipo de deficiência.

Comentários do Facebook
publicidade

Regional

Cozinheiro é preso suspeito de estuprar quatro meninos em Colatina

Publicado

em

COLATINA (ES) – A equipe da 15ª Delegacia Regional (DR) de Colatina prendeu, nessa quarta-feira (20), um homem de 46 anos, suspeito de abusar sexualmente de quatro crianças, sendo uma de 12, outra 11 e duas de oito anos. O suspeito foi detido em seu local de trabalho, no município.

De acordo com o plantonista da DR, delegado Ricardo de Oliveira, nessa quarta-feira (20), uma mulher compareceu a delegacia para denunciar que seus filhos de oito e 11 anos estariam sendo abusados sexualmente pelo vizinho. A mãe das vítimas começou a desconfiar dos abusos quando seus filhos apresentaram mudanças de comportamento dentro de casa e na escola.

“Além de perceber que o desempenho escolar delas teve queda, a mãe também notou que as crianças estavam mais agressivas e nervosas dentro de casa. Quando questionados, os irmãos relataram que o vizinho estaria abusando sexualmente deles. O detido prometia dinheiro e emprestar o celular para as crianças brincares em troca dos atos libidinosos”, explicou Oliveira.

Segundo o delegado, os abusos ocorriam quando as crianças iam até a casa do detido buscar sobras de alimentos que ele trazia do trabalho.  “Ele sempre pedia a mãe das crianças para que elas fossem até a sua residência para buscar sobras de alimentos que ele trazia de seu trabalho, onde exercia a função de cozinheiro”, disse.

No mesmo dia, também foram à delegacia a mãe e o avô de outras duas crianças, de oito e 12 anos. Os dois informaram que as crianças também teriam sido vítimas do mesmo suspeito.

“O avô nos contou que, no último domingo (17), ele foi buscar o neto de 12 anos que estava na casa do detido. Chegando lá, ele flagrou o menino deitado de bruços mexendo no celular, enquanto o suspeito tentava retirar o short dele. Ao ver o avô da criança, o detido se desculpou e a criança deixou o local com o avô. Já em casa, os responsáveis conversaram com ambos os meninos, que confessaram ser abusados sexualmente pelo detido”, acrescentou.

O delegado também informou que as quatro vítimas foram encaminhadas para fazerem exames, que confirmaram os abusos. Ainda no mesmo dia, o delegado solicitou o mandado de prisão preventiva em desfavor do suspeito, bem como um mandado de busca e apreensão.

“Nós o prendemos no local de trabalho dele. Já na casa do suspeito, nós apreendemos cartões de memória, HD externo e um aparelho de celular. Na delegacia, Em depoimento, ele negou a prática dos abusos sexuais. Porém, depois de inúmeras contradições, confessou abusar sexualmente dos meninos há pelo menos um ano”, informou o delegado.

O detido foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina e será indiciado por estupro de vulnerável.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Agência dos Correios em Aracruz é assaltada
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Direto de Brasília9 minutos atrás

Crocodilo gigante já matou 300 pessoas e é conhecido como “demônio” na África

Reprodução Crocodilo Gustave é tão temido pelo povo do Burundi que a mitologia local o aponta como um “demônio” Um...

Esportes2 horas atrás

Bra-Pel: a centenária rivalidade entre Pelotas e Brasil de Pelotas

O clássico Bra-Pel, entre o Brasil e o EC Pelotas, tem mais de cem anos de história e foi considerado...

Mulher2 horas atrás

Quando devo lavar a toalha de banho? E como cuidar para a peça não ressecar?

Em um fórum de discussão no site Mumsnet , uma mulher, que não foi identificada, declarou que gosta de lavar...

Mulher2 horas atrás

Blocos de carnaval para crianças: veja a programação de São Paulo para 2019

Os blocos de carnaval de São Paulo são um sucesso e estão atraindo cada vez mais turistas para a capital...

Mulher2 horas atrás

5 produtos para bebês que você também pode usar na sua rotina de beleza

Que adulto nunca usou produtos para bebês, não é mesmo? Por terem a pele mais sensível, os especialistas não indicam...

Entretenimento3 horas atrás

Princesa do pop, plebeia latina e Glenn Close na briga por Atriz no Oscar 2019

A categoria de Atriz principal é a que reúne as melhores atuações entre todas aquelas destacadas no Oscar 2019. Com...

Entretenimento3 horas atrás

Disputa por Ator no Oscar tem favorito contestado e expectativa por Cooper

Contra todos os prognósticos e com uma considerável torcida contra, o americano Rami Malek chega ao Oscar, que será realizado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana