conecte-se conosco



Política

ES pode virar referência no turismo de experiência

Publicado

em


.

As potencialidades do Espírito Santo para desenvolver o chamado “turismo de experiência” foram debatidas na reunião ordinária virtual desta segunda-feira (31) da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa (Ales). O colegiado recebeu Célio Sathler, sócio-fundador da startup Espírito em Rede, que busca conectar empreendedores e turistas, fortalecendo o turismo no Estado e a economia dos municípios capixabas.

“O serviço deixa de ser a prestação de um serviço comum para ser uma experiência memorial, que gera emoção e engajamento. É uma nova forma de fazer turismo, de interação real com o local visitado. Está ligado à aspiração do homem moderno, conectado com as coisas que façam sentido para ele. Estimula vivência e engajamento nas comunidades locais para gerar aprendizados significativos e memoráveis para quem visita nosso Estado”, explicou. 

Ele falou que a iniciativa surgiu há dois anos dentro de um evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) que buscava formas de incrementar o turismo no Espírito Santo. De acordo com Sathler, já foram cadastradas cerca de 100 experiências e a expectativa é que um total 46 estejam disponíveis para os visitantes agora em setembro. 

Sathler destacou que a Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que a tendência para os próximos anos no segmento são o turismo rural, de natureza, de bem-estar, ecoturismo, de aventura e gastronômico, e que o Espírito Santo pode proporcionar essa gama de serviços por conta de suas belezas naturais e do perfil de colonização que o Estado teve, que acaba gerando uma diversidade de manifestações culturais. 

Dentre as potencialidades citadas que podem ser alvo de um turismo de experiência estão a confecção da panela de barro, a produção do brote (pão pomerano), do socol (iguaria italiana) e da moqueca capixaba. “O empreendedor produz o queijo, a cachaça e podem fazer como nas vinícolas do Sul do país em que a pessoa tem a experiência e depois consome o produto. O Espírito Santo pode virar referência nacional”, garantiu. 

Para o empreendedor, a pandemia do novo coronavírus vai mudar o hábito dos viajantes, que vão preferir se deslocar para destinos mais próximos. Ele acredita que o Estado, em virtude de sua geografia e localização privilegiada, pode se beneficiar desse movimento. “Quando olhamos os dados do IBGE que fala para quais regiões o turista brasileiro mais viajou é o Sudeste e depois o Nordeste. A maioria saiu do Sudeste para ficar no Sudeste. Eles buscam sol e praia, cultura, natureza e ecoturismo. É tudo que o Estado tem para ofertar para essas pessoas”, ressaltou.  

O deputadoTorino Marques (PSL) questionou o convidado sobre um suposto costume no Estado de se explorar o turista ao invés do turismo. Sathler respondeu que existem movimentos ligados à sazonalidade do turismo que podem dar essa impressão, mas que o importante é oferecer um leque de oportunidades aos viajantes. “A gente tem no Espírito Santo o turismo ‘0800’ e o que você precisa desembolsar uma quantia financeira. Temos turismo de frio e de calor, ou seja, 365 dias para trazer o turista para cá. Ele quer diversas opções de experiência”, pontuou.

Segundo o presidente da Comissão de Turismo, deputado Carlos Von (Avante), a alternativa apresentada pelo convidado tem capacidade de gerar emprego e renda para diversas famílias. “Você está citando oportunidades para os capixabas de norte a sul. É um momento propício em que estamos passando por dificuldades e se abre uma janela de oportunidades”, afirmou. “Queremos transformar o Espírito Santo no maior destino de turismo de experiência do Brasil”, concluiu Sathler. 

Ordem do Dia

Os deputados aprovaram asmduas proposições que constavam na pauta. O Projeto de Lei (PL) 278/2019, de Renzo Vasconcelos (PP), declara o município de São Roque do Canaã como a “Capital da Cerâmica Vermelha” do Espírito Santo. O PL 340/2019, do Dr. Rafael Favatto (Patri), declara patrimônio cultural imaterial capixaba os grupos de danças dos imigrantes alemães e italianos do Estado. 

Comentários do Facebook

Política

Sem máscara, Bolsonaro anda de moto no Guarujá, fala com apoiadores e aglomera

Publicado

em


source
undefined
O Dia

Sem máscara, Bolsonaro passeia de moto pela orla do Guarujá e cumprimenta simpatizantes

Sem máscara, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passeou de moto pela orla do Guarujá, no litoral sul paulista, neste sábado (10), causando aglomerações  ao conversar e tirar fotos com apoiadores em um quiosque, onde também comeu uma banana. Conforme mostra o vídeo publicado no canal online Foco do Brasil, que acompanha a rotina do presidente , Bolsonaro foi abordado por pessoas neste quiosque, e a maioria delas estava sem máscaras. Veja o vídeo! 


“Eu não mandei ninguém ficar em casa”, disse o presidente, enquanto ria, em um dos momentos da gravação. Ele estava vestido com uma camisa branca da seleção brasileira. Em plena pandemia, a praia visitada por Bolsonaro estava cheia de banhistas.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento25 minutos atrás

Web repercute estreia de “Simples Assim”, novo programa de Angélica

Reprodução Simples Assim foi adiado pela pandemia Marcado para estrear em abril antes de ser adiado pela pandemia, o novo...

Policial25 minutos atrás

PRF apreende veículo com carga de granito irregular e detém condutor por posse de “rebite”

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) apreendeu na tarde de hoje (10), um veículo que transportava chapas de granito serradas com amarração...

Política25 minutos atrás

Sem máscara, Bolsonaro anda de moto no Guarujá, fala com apoiadores e aglomera

O Dia Sem máscara, Bolsonaro passeia de moto pela orla do Guarujá e cumprimenta simpatizantes Sem máscara, o presidente Jair...

Mulher55 minutos atrás

Looks com meia-arrastão para usar em qualquer estação do ano

Moda na década de 1980, essa tendência tem tudo para voltar a fazer parte dos seus conjuntos de roupas este...

Mulher1 hora atrás

Maternidade é condenada por abrir exceção a Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Reprodução/Instagram Giovanna Ewbank e Zyan A maternidade em que Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso tiveram seu filho, Zyan, foi condenada...

Política1 hora atrás

TV estreia reportagem sobre literatura

A literatura produzida no Espírito Santo  melhorou ao longo dos últimos anos em quantidade e qualidade, principalmente no que se...

Entretenimento1 hora atrás

Paolla Oliveira posta foto sem roupa e brinca: ‘Quem mais aí tá com calor?

A atriz Paolla Oliveira postou um ‘nude’ nesta sexta-feira (9) em seu Instagram e brincou com seus seguidores na legenda: “Quem mais...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!