conecte-se conosco



Estadual

ES está entre os 11 estados que poderão ter surto de dengue em 2020

Publicado

em

A informação é do Ministério da Saúde. Além do ES, outros dez estados estão em sinal de alerta.

O ano de 2020 começa com sinal vermelho para a dengue: o Espírito Santo está entre os 11 estados brasileiros que poderão ter um surto da doença este ano. O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde. Além do Espírito Santo, estão na lista o Rio de Janeiro, também na Região Sudeste, e outros nove estados nordestinos.

“A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, afirmou ao G1 o porta-voz do Ministério da Saúde, Rodrigo Said.

Números

Em 2019, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue, com 782 mortes. No Espírito santo, foram 79.245 casos da doença e 43 mortes.

Já em 2020, dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) mostram que, até a última semana, o número de notificações já era de 1.177 casos, ou seja, o maior número desde 2013.

Na manhã desta terça-feira (14), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a primeira reunião “Situação Epidemiológica da Dengue, Zika e Chikungunya”.

Na ocasião, foram apresentados os dados da situação epidemiológica dessas doenças em todas as regiões do Estado durante o ano de 2019.

Chikungunya

Na ocasião, o superintendente regional da Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin, ressaltou que para além da dengue, há uma grande preocupação com os casos de Chikungunya, que podem aumentar.

Os sintomas da Chikungunya mais comuns são a febre alta e de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

“Em 2019 muitas pessoas morreram vítimas de dengue, mas também temos que nos preocupar com a zika e com a Chikungunya, que são tão graves quanto” frisou Reblin.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros ressaltou que o número de casos de ambas as doenças costuma aumentar no verão. Por isso, é preciso reduzir o tempo de resposta para conter o avanço delas.

“O fato concreto é que enquanto não criarem a vacina, não adianta ter somente o fumacê. A gente precisa fazer ações de mobilização social que são fundamentais para combater o mosquito. Não há outra solução”, disse o secretário.

Para redução desse tempo de resposta, Luiz Carlos Reblin falou sobre a implantação do sistema e-SUS Vigilância em Saúde, um sistema de notificação compulsória de doenças.

A partir dele, profissionais das unidades de saúde que realizam o atendimento ao paciente farão a notificação imediatamente, possibilitando o acesso em tempo real das informações em saúde e, consequentemente, possibilitando ações mais precisas.

Comentários do Facebook

Estadual

Governo do Estado lança novas vagas da 2ª fase do CNH Social 2020

Publicado

em


.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), divulga, nesta segunda-feira (28), às 9h, no Palácio Anchieta, a quantidade de vagas disponibilizadas, os critérios e período de inscrições da 2ª fase do programa CNH Social. A solenidade, que contará com a participação do governador Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, também será transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Em março deste ano, a primeira fase ofereceu 2.500 carteiras de motoristas para pessoas de baixa renda residentes no Espírito Santo.

Serviço:
Lançamento da 2ª fase do CNH Social 2020
Data: 28/09 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Salão São Tiago – Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, 142, Cidade Alta, Centro – Vitória)

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado (http://linktr.ee/GovernoES) e do governador Renato Casagrande (http://abre.ai/YouTubeRenatoCasagrande)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes1 hora atrás

Marcelo Lomba garante empate do Inter contra o São Paulo no Brasileiro

. Em noite inspirada do goleiro Marcelo Lomba, o Internacional segurou o São Paulo, com um jogador a menos, por mais...

Esportes2 horas atrás

Série B: Paraná cede a empate contra Brasil de Pelotas no fim do jogo

. A 11ª rodada da Série B teve mais dois jogos no início no fim da tarde e início da...

Entretenimento3 horas atrás

Ex-ator global é indiciado por lesão corporal contra a mulher

Reprodução/Instagram Ator foi indiciado por ter agredido a esposa O ex-global Ricardo Vianna foi indiciado pelos crimes de agressão e injúria  contra...

Internacional3 horas atrás

Trump indica juíza católica e anti-aborto para a Suprema Corte

Olivier Douliery/Getty Images Donald Trump anuncia sua indicada à Suprema Corte, Amy Coney Barrett, na Casa Branca O presidente dos...

Esportes4 horas atrás

CSA vence Juventude e sai do Z4 da Série B do Campeonato Brasileiro

. Na estreia do técnico Mozart Santos a frente do CSA, o time alagoano derrotou o Juventude por 3 a 2,...

Saúde4 horas atrás

Brasil acumula 141.406 mortes pelo novo coronavírus

. O Brasil soma 141.406 pessoas mortas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. A taxa de letalidade, segundo o...

Esportes5 horas atrás

CBF e clubes mantêm proibição de torcedores em jogos do Brasileirão

. Os torcedores de futebol deverão permanecer fora dos estádios durante os próximos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!