conecte-se conosco



Estadual

ES está entre os 11 estados que poderão ter surto de dengue em 2020

Publicado

em

A informação é do Ministério da Saúde. Além do ES, outros dez estados estão em sinal de alerta.

O ano de 2020 começa com sinal vermelho para a dengue: o Espírito Santo está entre os 11 estados brasileiros que poderão ter um surto da doença este ano. O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde. Além do Espírito Santo, estão na lista o Rio de Janeiro, também na Região Sudeste, e outros nove estados nordestinos.

“A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, afirmou ao G1 o porta-voz do Ministério da Saúde, Rodrigo Said.

Números

Em 2019, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue, com 782 mortes. No Espírito santo, foram 79.245 casos da doença e 43 mortes.

Já em 2020, dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) mostram que, até a última semana, o número de notificações já era de 1.177 casos, ou seja, o maior número desde 2013.

Na manhã desta terça-feira (14), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a primeira reunião “Situação Epidemiológica da Dengue, Zika e Chikungunya”.

Na ocasião, foram apresentados os dados da situação epidemiológica dessas doenças em todas as regiões do Estado durante o ano de 2019.

Chikungunya

Na ocasião, o superintendente regional da Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin, ressaltou que para além da dengue, há uma grande preocupação com os casos de Chikungunya, que podem aumentar.

Os sintomas da Chikungunya mais comuns são a febre alta e de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

“Em 2019 muitas pessoas morreram vítimas de dengue, mas também temos que nos preocupar com a zika e com a Chikungunya, que são tão graves quanto” frisou Reblin.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Medeiros ressaltou que o número de casos de ambas as doenças costuma aumentar no verão. Por isso, é preciso reduzir o tempo de resposta para conter o avanço delas.

“O fato concreto é que enquanto não criarem a vacina, não adianta ter somente o fumacê. A gente precisa fazer ações de mobilização social que são fundamentais para combater o mosquito. Não há outra solução”, disse o secretário.

Para redução desse tempo de resposta, Luiz Carlos Reblin falou sobre a implantação do sistema e-SUS Vigilância em Saúde, um sistema de notificação compulsória de doenças.

A partir dele, profissionais das unidades de saúde que realizam o atendimento ao paciente farão a notificação imediatamente, possibilitando o acesso em tempo real das informações em saúde e, consequentemente, possibilitando ações mais precisas.

Comentários do Facebook

Estadual

Bafômetros de alta tecnologia e drones vão monitorar motoristas embriagados durante o Carnaval

Publicado

em

Equipamentos serão utilizados durante as operações da Lei Seca da Polícia Militar. Além disso, 1,2 mil PMs atuarão nas ruas de todo o estado diariamente

A tecnologia será um importante aliado da Polícia Militar para flagrar motoristas que estejam dirigindo sob efeito do álcool durante o Carnaval. Durante as operações da Lei Seca, serão utilizados 150 bafômetros chamados passivos, que conseguem constatar se o motorista ingeriu bebida alcoólica, sem que ele precise assoprar no aparelho.

“O etilômetro passivo é colocado dentro do veículo e acusa a presença de álcool naquele ambiente, no ar daquele ambiente. Então ele agiliza o procedimento de abordagem, ou seja, se não tem álcool no ambiente, o motorista é liberado e segue. Ele é bem efetivo para isso. Detectado álcool no ambiente, pode não ser o motorista, mas o motorista vai e faz o teste de bafômetro ordinário, que é o que comprova a infração”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Sartório.

Também serão usados drones, que vão monitorar possíveis rotas de fuga de motoristas alcoolizados que queiram fugir da fiscalização. “Este ano a novidade é que o nosso Batalhão de Trânsito tem drones que vão ser colocados também para vistoriar as vias alternativas. Então os motoristas que querem fugir da blitz, usando estradas de chão, usando outros caminhos, vão ser abordados também. Os drones vão fiscalizar isso”, afirmou Sartório.

Ao todo, cerca de 1,2 mil policiais militares atuarão nas ruas de todo o Estado diariamente durante o Carnaval. Segundo o comandante da PM, o reforço na segurança tem como objetivo garantir a tranquilidade dos foliões.

“De 400 a 500 policiais a mais estarão atuando em todo o Estado do Espírito Santo, e 420 viaturas serão empenhadas”, informou.

A Polícia Civil também vai reforçar o efetivo nas delegacias regionais. “Montamos plantões 24 horas em Conceição da Barra, em Piúma e também Jacaraípe (Serra), para o Carnaval. Então esses balneários vão receber tratamento da Polícia Civil 24 horas. Todo o folião que precisar ir à delegacia terá atendimento, com delegados de polícia, escrivão e investigadores”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda. 

Além disso, 150 bombeiros militares estarão espalhados ao longo do litoral capixaba, para atuar em conjunto com os guarda-vidas. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira, novos postos de salvamento podem ser criados.

O comandante do Corpo de Bombeiros afirma também que a corporação vai realizar fiscalizações em áreas de eventos, para garantir que as estruturas montadas não ofereçam riscos aos foliões.

“Durante o Carnaval, nós teremos uma equipe de intervenção para verificar se as regras estão sendo cumpridas. Caso não estejam sendo cumpridas, adotaremos as providências para que nós tenhamos garantida a segurança e o momento de lazer das pessoas que estão se divertindo durante o Carnaval”, frisou.


(*TV Vitória/Record TV)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde18 minutos atrás

Covid-19: Brasil fiscaliza entrada de passageiros de 7 países da Ásia

O Ministério da Saúde decidiu aumentar seu nível de vigilância a respeito de pessoas que voltem da Ásia com sintomas...

Tecnologia18 minutos atrás

Grupos privados do WhatsApp são encontrados no Google; veja como se proteger

arrow-options Reprodução Cuidado com a divulgação de links de grupos do WhatsApp Sabe aquele seu grupo de WhatsApp que deveria...

Internacional43 minutos atrás

Brincadeira perigosa: homem é preso após cegar piloto com laser durante voo

arrow-options Reprodução Após acertar o avião com laser, homem foi preso pela polícia da Califórnia Uma perigosa brincadeira envolvendo um...

Internacional43 minutos atrás

Polícia apreende submarino do tráfico com cinco toneladas de drogas

arrow-options Divulgação/Panama Ministry of Public Security Apreensão no Panamá terminou com cinco pessoas presas Cinco toneladas de drogas foram apreendidas...

Internacional43 minutos atrás

Passageiros bêbados ameaçam tapas e causam tumulto em avião; assista

arrow-options Wikimedia Commons/Bene Riobó Avião era da Ryanair Passageiros supostamente bêbados causaram tumulto em um voo da companhia aérea Ryanair...

Internacional43 minutos atrás

Ex-conselheiro de Trump é condenado a 3 anos de prisão

arrow-options Reprodução/Casa Branca O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump O ex-conselheiro informal de Donald Trump, Roger Stone, foi condenado...

Internacional43 minutos atrás

Após conflito com EUA, Irã vai às urnas para renovar Parlamento

arrow-options Tasnim News Agency/Amir Hesaminejad Eleições no Irã Pouco menos de dois meses depois da morte do general Qassem Soleimani...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana