conecte-se conosco



Educação

Equipes de escolas de Tempo Integral participam de formação

Publicado

em

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa quinta-feira (20), a formação dos multiplicadores das escolas com oferta de Educação em Tempo Integral. O encontro foi fruto de uma parceria entre a Assessoria Especial de Educação em Tempo Integral, Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cepofe) e a Subgerência de Educação Profissional.

De acordo com o assessor de Tempo Integral, Marcelo Lema, participaram do encontro diretores e coordenadores pedagógicos das 62 escolas que puderam tirar dúvidas e reforçar as metodologias da educação integral. “Foi um momento de aprendizado e troca de experiências para a continuidade do trabalho neste ano de 2020, priorizando excelência e educação de qualidade”, disse Lema.

“A atividade aconteceu no CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, integrando as ações de ampliação da Educação em Tempo Integral na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Os 150 profissionais participantes foram capacitados para atuar nas 62 escolas do Modelo. Atualmente, a ação formativa mobiliza 2.010 profissionais da rede”, afirmou Mariana Pozzatti, do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope).

Comentários do Facebook

Educação

Ifes suspende aulas presenciais até dia 17

Publicado

em

Novo prazo foi definido nesta quarta-feira (1º), em reunião do Comitê de Crise da Instituição.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) permanecerá com as atividades letivas presenciais suspensas até o próximo dia 17 de abril, em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19). O novo prazo foi definido nesta quarta-feira (1º), em reunião do Comitê de Crise da Instituição. O grupo tem tomado decisões cautelosas em virtude da possibilidade de mudanças no cenário do Estado e do Brasil em curtos períodos de tempo, a cada 10 ou 15 dias. 
O  Espírito Santo já alcançou estágio de transmissão comunitária da Covid-19, e com isso entra em alerta vermelho na classificação dos casos de coronavírus.
Comitê decidirá sobre Educação a Distância (EaD)
O Comitê de Crise do Ifes também discutiu sobre possibilidades da utilização de recursos de educação a distância e de tecnologias educacionais como forma de reposição de parte dessas aulas durante o período de isolamento social. Após realizar uma pesquisa com os estudantes, a instituição agora está reunindo informações sobre docentes que já estão aptos para atuarem nessa modalidade.
O Ifes está elaborando uma proposta viável de atuação para este período, que deve ser anunciada após a próxima reunião do Comitê. Conforme já divulgado na última semana, é recomendado que docentes e técnicos administrativos realizem as capacitações específicas para atuação na educação a distância. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/.
Proposta de ensino híbrido
O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância.
Pesquisa com estudantes
O resultado preliminar da pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os alunos de todos os níveis do Ifes, que teve a participação de 9717 estudantes, demonstra um público bastante heterogêneo no que se refere a acesso à internet, seja por meio de computador ou smartphone.
Também, foi constatado que alguns alunos são favoráveis a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância (51,5%), outros se preocupam com a qualidade dos cursos nesta modalidade e não são favoráveis (31,7%) e ainda, há aqueles que desconhecem a modalidade a distância (16,8%).
Os resultados da pesquisa não são conclusivos para a tomada de decisões. Entretanto, o Ifes continua avaliando todas as possibilidades, caso seja necessária a manutenção da suspensão das aulas por um longo período de tempo. A Instituição realizará uma análise estatística da pesquisa e fará a divulgação em breve.
A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está agendada para a próxima quarta-feira (8). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.
Veja abaixo as decisões já tomadas pelo Comitê, em reuniões anteriores: 
Pós-graduação e cursos EaD
Com relação a pós-graduação, que compreende os cursos de aperfeiçoamento, especialização e os mestrados, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.
Atividades administrativas
Conforme divulgado no último dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.
Processo seletivo
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2020 está mantido, mas a gestão analisará uma forma de simplificá-lo, adaptando-o às condições impostas pela quarentena. Definições serão feitas pela Pró-reitoria de Ensino, pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e pelos campi do Ifes nos próximos dias. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional8 minutos atrás

Covid-19 já provocou 50 mil mortes e chega a 1 milhão de infectados nesta quinta

arrow-options Agência Brasil Casos da doença já atingiram a contagem milionária Nesta quinta-feira (2), em mais um demonstração de força,...

Economia21 minutos atrás

São Paulo disponibilizará empréstimo de até R$ 3 mil a pequeno empreendedor

arrow-options Governo de São Paulo / Divulgação Doria anuncia mais R$ 150 milhões em crédito para pequeno empreendedor Em coletiva...

Nacional21 minutos atrás

Com escassez de EPI’s, produção de máscaras pelos presos de SP aumenta

arrow-options Pixabay/Juraj Varga coronavírus Para reduzir os impactos da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), o governo do estado...

Nacional21 minutos atrás

Enem deste ano incluirá quem estiver com Covid-19

arrow-options – Covid-19 passou a integrar lista de doenças que justificam remarcação do Exame para alunos Quem estiver comprovadamente contaminado...

Nacional21 minutos atrás

IBGE vai passar a monitorar registros de Covid-19

arrow-options MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL IBGE vai monitorar Covid-19 no Brasil O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai iniciar...

Nacional21 minutos atrás

Na Bahia, governo faz campanha em cemitério: “Não queremos você aqui”

A Prefeitura de Jussari, localizada a 498km de Salvador, estampou nos muros de um cemitério uma mensagem para conter o...

Entretenimento21 minutos atrás

“BBB 20”: Bruna Marquezine faz textão sobre racismo e defende Manu Gavassi

Bruna Marquezine fez uma postagem em seu Instagram nesta quarta-feira (1) falando sobre racismo logo depois de sair em defesa de Manu...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana