conecte-se conosco


Direto de Brasília

Epidemia de ebola no Congo está em plena expansão, alertam especialistas

Publicado

em

Planeta


Epidemia ebola Congo
Divulgação/ Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Iniciada no ano passado, epidemia está cada vez mais fora de controle

Iniciada no ano passado, a epidemia de Ebola na República Democrática do Congo está cada vez mais fora de controle e pode se tornar tão grave quanto o surto que devastou três países da África Ocidental entre 2013 e 2016, alertam especialistas e chefes de ajuda humanitária.

Mais de 1.600 pessoas foram infectadas com o vírus do Ebola
na região de Kivu do Norte e mais de 1.000 morreram até agora – a grande maioria mulheres e crianças. Os números estão aumentando constantemente e a taxa de mortalidade é maior do que nos surtos anteriores, em cerca de 67%.

Leia também: Zimbábue arrecada R$ 10,8 milhões com a venda de 98 elefantes

Whitney Elmer, diretora nacional da Mercy Corps, uma das ONGs
humanitárias que trabalha na prevenção da disseminação, alertou que houve cerca de 400 casos no último mês – o maior número desde seu começo há cerca de 10 meses.

A violência do conflito civil que ocorre há anos no país está impossibilitando o combate à doença
. Equipes de IRC tiveram três unidades de triagem em centros de saúde incendiadas no Kivu Norte. Na semana passada, combatentes do grupo armado rebelde Mai-Mai atacaram um centro de tratamento em Butembo, outra das cidades no centro da crise.

Nesta semana, dois pacientes foram mortos durante um ataque a um centro de tratamento em Katwa, o segundo incidente desse tipo na cidade neste mês. O epidemiologista da OMS, Dr. Richard Mouzoko, foi morto por homens armados enquanto ele e seus colegas estavam trabalhando no combate ao Ebola
.

Leia mais:  Ceará pede apoio do Exército e da Força Nacional após ataques

As equipes que acompanham a evolução do caso afirmar que é notável que não tenha se espalhado mais geograficamente, mas advertem que existe a possibilidade de o surto se espalhar pelas vizinhas Ruanda ou Uganda.

A OMS
recentemente anunciou uma expansão das diretrizes de vacinação e a introdução de uma segunda vacina para tentar proteger as pessoas. Drogas experimentais também foram dadas a 700 pessoas, embora ninguém saiba ainda o nível de sucesso que alcançaram. Mas, a menos que seja possível alcançar as comunidades afetadas com vacinas e medicamentos, as novas tecnologias são inúteis.

Leia também: Vídeo flagra milhões de insetos invadindo cidade norte-americana; assista

“A tragédia é que temos os meios técnicos para parar o Ebola, mas até que todas as partes parem de atacar a resposta, será muito difícil acabar com este surto”, twittou o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Um cessar-fogo de seis a nove meses, intermediado pela ONU
, pela Cruz Vermelha
ou por órgãos semelhantes, é vital para deter a disseminação, disse Jeremy Farrar, chefe do Wellcome Trust.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
publicidade

Direto de Brasília

Tribunal autoriza que Gleisi Hoffmann atue como advogada de Lula

Publicado

em

source
Gleisi Hoffmann enxuga Lula arrow-options
Edilson Santos/Agência O Globo
Gleisi Hoffmann está autorizada a atuar como advogada de Lula


O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), deferiu na última segunda-feira (12) liminar em mandado de segurança autorizando a deputada federal Gleisi Hoffmann a atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também: Nova delação de Palocci implica Lula, Dilma, Gleisi, Lindbergh e outros petistas

A parlamentar recorreu ao Tribunal após ter o pedido de acesso pessoal a Lula na qualidade de advogada negado pela 12ª Vara Federal de Curitiba. Segundo Gleisi , ela teria sido instituída advogada por Lula para ajuizar ação indenizatória em face das ofensas proferidas contra ele nas redes sociais na ocasião do falecimento de seu neto.

Gebran frisou que é uma garantia fundamental ao preso a assistência por advogados, não sendo razoável limitar-se tal direito. “A incompatibilidade (proibição total) limita-se aos parlamentares que integrem a mesa diretora do Poder Executivo, o que não é o caso”, analisou o magistrado.

O desembargador, entretanto, salientou que  Gleisi Hoffmann deverá cumprir o regramento de visitação estipulado pela Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

Fonte: IG Política
Comentários do Facebook
Leia mais:  Enem: Mais de 5 milhões encaram hoje prova de matemática e ciências da natureza
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura1 hora atrás

Feira da Agricultura Familiar leva otimismo para produtores

Considerada pelos produtores como a colheita do ano, a 21ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer, que começou neste sábado...

Agricultura1 hora atrás

Conclusão das Negociações do Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a EFTA – Nota Conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Foram concluídas nesta sexta-feira (23/08), em Buenos Aires, as negociações do acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a...

Entretenimento2 horas atrás

Fotos! Conheça Gabriela Valadares, vencedora de concurso de ‘tatoo’ e musa do Atlético-MG

Mineira, de 25 anos, vem fazendo sucesso nas Internet Minas Gerais – Dona de um belo corpo, Gabriela Valadares tem...

Esportes3 horas atrás

CBF e clubes definem novo modelo de fair play financeiro para 2020

arrow-options reprodução / Twitter Leila Pereira, presidente da crefisa, e Mauricio Galiotte, mandatário do Palmeiras A CBF e os clubes...

Nacional3 horas atrás

Pronunciamento de Macron sobre Amazônia irrita apoiadores de Bolsonaro

arrow-options Reprodução/Twitter/emmanuelmacron Emmanuel Macron Neste sábado (24), o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu a “mobilização de todas as potências” em...

Nacional3 horas atrás

Forças Armadas iniciam combate às queimadas na Amazônia neste sábado

arrow-options Fernando Frazão/ABr Queimadas na Amazônia subiram 82% neste ano O governo federal anunciou que as ações das Forças Armadas...

Entretenimento3 horas atrás

Confira as principais novidades de Disney, Marvel e Lucasfilm na D23 Expo

As atenções dos fãs de cultura geek apontam para o D23 Expo, festival que acontece na Califórnia (EUA) e conta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana