conecte-se conosco



Política

Entidades relatam impactos da Covid para direitos humanos

Publicado

em


A Comissão de Cidadania recebeu na reunião desta terça-feira (2) representantes de movimentos ligados aos direitos humanos e que representam pessoas com deficiência no estado. Os participantes apresentaram aos deputados um cenário de dificuldades diante do surgimento do novo coronavírus.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Rafael Dias Valencio falou da falta de acesso de moradores de rua a serviços básicos durante esse período. Ele também revelou que a entidade tem recebido denúncias de idosos que não conseguem ser vacinados contra a Covid-19 onde moram e acabam se deslocando para outros municípios.

Rafael manifestou preocupação com a situação do Centro Municipal de Educação Infantil na Fonte Grande, no Centro de Vitória. Segundo denúncia recebida, há uma “uma grande quantidade de professores” contaminados pela Covid-19 no retorno às aulas presenciais.

Apaes

Já o presidente da Federação das Apaes, Vanderson Pedruzzi Gaburo, afirmou que a pandemia tem “impacto brutal” sobre as pessoas com deficiência. “Passamos décadas e décadas lutando para que as pessoas saíssem de casa, que a gente pudesse derrubar os muros do isolamento social, do distanciamento das pessoas e colocar essas pessoas numa sociedade mais justa”, disse.

Gaburo teme que o distanciamento possa enfraquecer a luta e os direitos conquistados pelas pessoas com deficiência e seus familiares. “E agora, por um motivo extremamente necessário, estamos orientando as pessoas a permanecer em casa. Então é importante que a gente entenda que para a pessoa com deficiência intelectual isso é um drama e um risco muito grande da invisibilidade novamente”, alertou o presidente.

Vanderson pediu atenção para esse grupo. “Infelizmente até agora nós não temos encontrado esse olhar diferenciado para as pessoas com deficiência. Todo o acesso a políticas públicas que foram montadas ao longo da pandemia igualou todo mundo”, descreveu.

Sobre os problemas apresentados, a deputada Iriny Lopes (PT) solicitou ao presidente do colegiado, Luciano Machado (PV), uma reunião interna para tratar de problemas da Covid-19 e apresentar sugestões ao governo e entidades para redução de danos. Já Bruno Lamas (PSB) orientou para que as denúncias sejam oficialmente remetidas aos parlamentares.

Homenagem

Ao fim da reunião, a comissão realizou uma homenagem ao militante do movimento negro Lula Rocha, que morreu em 11 de fevereiro deste ano. A família de Lula participou da reunião. O pai, Isaías Santana da Rocha, agradeceu a comissão pelo reconhecimento.

“Uma pessoa que eu tive a honra de ser pai e com apenas 36 anos de idade fez uma história que foi reconhecida, não só pelo nosso estado, mas pelo Brasil e pela América Latina”, frisou Isaías.

O presidente Luciano Machado falou da atuação do ativista, “que teve sua vida marcada pela luta dos direitos humanos”. O deputado lembrou que Lula foi um dos criadores da rede de cursinhos populares Afirmação a fim de democratizar o acesso ao ensino superior.

Afoxé

Também participando da reunião, Marilene Aparecida Pereira, falou um pouco mais do Afoxé, movimento do qual faz parte. “Trabalhamos com a questão da salvaguarda da identidade afro-brasileira”, explicou a convidada. Segundo ela, a militância em favor dessa população é feita por meio de atividades de rua e das redes sociais. 
 

Comente Abaixo
Economia17 minutos atrás

Os melhores bolões para apostar na Dupla de Páscoa

Começou a contagem regressiva: faltam apenas 1 semana para o grande sorteio de R$ 30 milhões da Dupla de Páscoa...

Economia17 minutos atrás

Além das lives: setor de eventos para área empresarial se reinventa na pandemia

Divulgação / MM Eventos Durante 2020, a MM Eventos realizou transmissões semi-presenciais, com a equipe de produção, e totalmente virtuais...

Mulher17 minutos atrás

“Quero que as pessoas trans se mantenham fortes”, diz modelo Alice Felis

Léo Fegherazzi Modelo Alice Felis fala sobre vida após agressões, carreira profissional e confirma participação em reality Resumo 8 meses...

Esportes17 minutos atrás

Flamengo conhece seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2021

No início da tarde desta sexta-feira (09), o Flamengo ficou conhecendo seus adversários na fase de grupos da Libertadores 2021,...

Tecnologia22 minutos atrás

Hackers querem roubar dados sobre a sua saúde; saiba por que e se proteja

Unsplash/National Cancer Institute Médicos estão na mira de hackers Resumo Sobretudo com o uso da telemedicina, hackers estão mirando em...

Tecnologia1 hora atrás

Netflix: confira os lançamentos para aproveitar no final de semana

Unsplash/Thibault Penin Veja os lançamentos da semana na Netflix Uma lenda da música country recebeu uma homenagem à altura em...

Carros e Motos1 hora atrás

Veja cinco versões do Volkswagen Up! que nunca tivemos no Brasil

Resumo Lançado em 2014 no Brasil, o Volkswagen Up brasileiro era mais longo que o europeu Linha 2021 tinha espaço...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!