conecte-se conosco



Variedades

Entenda o que é sexo químico e os riscos que ele traz

Publicado

em

Prática que tem se tornado recorrente entre jovens consiste em apenas fazer sexo sob o efeito de substâncias psicoativas

Em tempos de maior liberdade e aceitação sexual, as pessoas têm inovado seus repertórios e experimentado coisas novas na cama. Porém uma destas experiências tem preocupado os especialistas da área da saúde: o sexo químico.

Conhecido também como chemical sex ou chemsex, o ato consiste em engatar comportamentos sexuais estando sob o efeitos de psicoativos. Em alguns casos, o sexo não chega mais a ser feito “sóbrio”, e as pessoas só transam após usarem drogas.

De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, o principal motivo das pessoas se arriscarem na prática é porque querem ter novas sensações. “O sexo tem seu grau de reforçamento, mas quando você está sob o efeito de certas substâncias, aparecem questões como maior sensibilidade e até mesmo alucinações, que potencializam o momento”, explica.

Quais os riscos?

Por mais interessante que possa parecer, o sexo químico pode ser prejudicial para quem o pratica. No momento da prática, pode inibir alguns sensos importantes, como os de perigo e responsabilidade. “Isso pode fazer com que as pessoas se envolvam em situações de risco, como a não utilização da camisinha”, exemplifica.

O especialista também faz um alerta para os perigos psicológicos, já que as substâncias podem desencadear alguns problemas. “Há pessoas com maior tendência a desenvolver determinados transtornos de personalidade, entre outras psicopatologias complicadas que são favorecidas pelo uso de psicoativos, como a esquizofrenia”, diz.

Sexualidade comprometida

A sexualidade das pessoas envolvidas também pode ser desfavorecida com o chemsex, podendo ocorrer o vício na prática e a consequente perda de interesse no sexo convencional.

“Quando utilizamos artifícios mais reforçadores que o sexo em si, podemos perder o grau de reforçamento do sexo primário. Isso pode desencadear problemas de excitação e dificuldades de chegar ao orgasmo sem a presença de um psicoativo”, adverte.

Se isso acontecer, existe tratamento. Mas André garante não ser um processo fácil. “A primeira coisa a se fazer é parar de usar, não somente para o sexo, mas para as questões psico e fisiológicas. Depois o trabalho passa a ser no reforço do repertório sexual e no sexo sem químicos”, explica.

Novas sensações (naturais)

Ainda que os psicoativos façam coisas que o organismo humano não consegue por si só, é bem possível conseguir novas sensações e inovar na cama de forma natural.

O segredo está no repertório sexual das pessoas, e no quanto elas estão dispostas a conhecer o próprio corpo e o do(a) parceiro(a), quebrar alguns padrões e entender outras formas de prazer além da convencional.

“A grande questão é que nosso repertório fica tão estrito que passa a não ter mais o reforçador que tinha antes”, justifica. Para finalizar, o psicólogo dá a dica: trabalhe isso, estude, leia sobre e tente coisas diferentes. Assim rompemos crenças que, muitas vezes, nos deixam travados na cama”, afirma.


(*Metropoles)

Comentários do Facebook

Variedades

Menina viraliza pedindo para Deus “sumir com o corona”; vídeo

Publicado

em

Depois de bombar na Disney ao pedir cuscuz, Juju está novamente em destaque com vídeo superfofo nas redes

uem acessou as redes sociais nessa segunda-feira (30/03) deve ter se encantado com um vídeo de uma menininha pedindo para Deus sumir com o coronavírus. Porém, muitos não sabem que quem aparece no vídeo é Juju Teófilo. A pequena de apenas 4 anos já tem chamado a atenção de diversos artistas.

Por fim, faz uma oração pedindo para Deus sumir com o vírus. O post, repostado por Xuxa Meneguel e Padre Fábio de Melo, já soma mais de 1 milhão de views só no perfil do religioso.

Vídeo:

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde2 minutos atrás

Alimentação saudável não pode ser deixada de lado, dizem especialistas

. Em meio à mudança de rotina de milhares de brasileiros devido às medidas de isolamento social por conta da pandemia...

Esportes2 minutos atrás

Preparador físico mostra como aproveitar quarentena para se exercitar

. O preparador físico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Elias de Proença, ou apenas Zé Elias como é...

Nacional15 minutos atrás

Coronavírus: Catadores autônomos de São Paulo receberão auxílio de até R$ 1.200

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil Catadores de material reciclável receberão auxílio durante pandemia O prefeito  Bruno Covas  anunciou nesta terça-feira...

Nacional15 minutos atrás

Hospital das Clínicas, em São Paulo, afastou 125 funcionários por coronavírus

arrow-options Redes sociais / Reprodução Hospital das Clínicas O maior hospital público do país, o Hospital das Clínicas da Faculdade...

Mulher15 minutos atrás

Família com 13 filhos revela regras para manter a casa organizada na quarentena

Divertir os filhos durante a quarentena  pode ser um desafio, mas para este casal da Escócia o desafio é multiplicado....

Estadual26 minutos atrás

ES vai criar fundo de R$ 100 milhões para financiar microempresas

Projeto de lei enviado à Assembleia vai beneficiar também microempreendedores individuais em tempos de coronavírus O governador Renato Casagrande (PSB)...

Entretenimento36 minutos atrás

Segundo leitores do iG, Manu Gavassi deve deixar o “BBB 20”

Esta terça-feira (31) é dia de eliminação no “BBB 20”, que vai chegando na sua reta final. Segundo enquete feita...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana