conecte-se conosco



Estadual

Engenheiro supera câncer e se forma durante tratamento

Publicado

em

Dezembro de 2019 foi um mês ímpar na vida do jovem Lucas Mariani, de 24 anos. Em uma semana teve alta médica – depois de cinco anos na luta contra o câncer, no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória – e, na semana anterior, formou-se no curso de Engenharia Civil, em uma faculdade de Colatina, interior do Espírito Santo.

Foram cinco anos de tratamento, entre idas e vindas à Capital para fazer consultas e exames a cada seis meses, durante os mesmos cinco anos de duração do curso superior. O engenheiro foi o primeiro paciente do HINSG a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro do hospital.

E neste sábado (15), Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, a história do jovem é um exemplo aos pais e crianças que estão passando pela mesma situação para “não desistirem”, como diz o jovem.

“Todos que saem do tratamento acabam sendo inspiração para os próximos, nos identificamos. Então, eu diria às crianças e jovens para não terem medo, não desistirem e não desanimarem. Fiquem firmes e fortes, pois é possível lutar contra essa doença”, incentiva Lucas.

A história

Lucas Mariani foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin (um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada), ainda aos 17 anos, época em que vivia a atribulada rotina de estudante de pré-vestibular, com muitas horas de estudos por dia e dedicação. “A doença estava dando alguns sinais, mas acabei não percebendo. Tinha dificuldades de respirar e de me alimentar. Mas quando passei a ter uma febre que não melhorava, foi quando começamos a investigar”, relembra o início da doença.

Quando descobriu que estava com câncer, o pensamento do adolescente era apenas um: “ok, vamos começar o tratamento logo, pois preciso fazer a prova do Enem no final do ano”. A internação veio em meados de maio de 2014 e devido a algumas intercorrências, como ele conta, o tempo dentro do hospital foi aumentando.

“Nunca deixei me abater, sempre com cabeça em pé. Quando comecei a melhorar, voltei a estudar dentro do hospital mesmo, por meio do Programa Classe Hospitalar. Na minha cabeça, eu iria terminar o tratamento antes da prova, mas não foi o que aconteceu. Quando me falaram que eu poderia fazer a prova lá mesmo, a equipe correu atrás para que isso fosse possível e conseguimos. Fui o primeiro a realizar o Enem no HINSG e foi a minha melhor nota. Consegui bolsas de estudos em faculdades do Rio de Janeiro, Vitória e em Colatina, onde cursei”, contou o jovem.

Segundo a coordenadora do Projeto Classe Hospitalar, Eliane Santos Custódio, do Infantil de Vitória, a história de superação do Lucas é uma vitória e inspiração aos próximos pacientes. “Vemos como uma vitória. O aluno passa por um tratamento desgastante e é motivo de alegria para todos nós, por ter vencido a doença e também ter se formado e dado continuidade ao seu sonho”. O projeto Classe Hospitalar tem a proposta de oferecer a continuidade de estudos às crianças e aos adolescentes em internação hospitalar, com apoio da Secretaria da Educação.

Na época da formatura, o jovem esteve no hospital para convidar toda a equipe que participou ao longo desses 5 anos de luta a ir a sua formatura. “Uma galera veio participar. Sempre falo com eles que os levo no coração, pois criamos um vínculo muito forte”. Hoje curado e engenheiro, não pensa em parar de estudar. Iniciou curso em Modelagem e Dimensionamento de Estruturas e aguarda em breve para começar o estágio na área de atuação.


O câncer infantil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil para o biênio 2020/2021, com uma estimativa de 130 casos para o Espírito Santo.

Ainda de acordo com o INCA, os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Segundo a oncopediatra do Infantil de Vitória, Joana de Figueiredo Bortolini, os sintomas do câncer infantil são inespecíficos, por isso é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento das crianças. “Sempre que perceberem alguma anormalidade, pois a criança mostra quando está abatida, procure um médico. São sintomas inespecíficos, como uma febre persistente sem causa identificada; tumoração ou manchas pelo corpo; dor de cabeça e vômito frequentes; palidez súbita”, informa.

Ela lembra que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. “A maior importância no câncer infantil é o diagnóstico precoce. Ao contrário de doenças de adultos, o câncer infantil progride rapidamente. Precisamos ter um diagnóstico e um início de tratamento rápidos, para termos melhores chances de cura”

 

Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória

Inaugurado há 86 anos, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, oferece serviço de referência para o tratamento de oncologia pediátrica desde 1986.

No último dia 24 de janeiro, foi inaugurada a nova Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (UNACON), exclusivo em oncologia pediátrica do HINSG, em Vitória, que passou a funcionar junto às instalações do anexo do Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi, localizado no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.

O novo setor conta com 26 leitos de internação (sete a mais do que no espaço anterior), 19 leitos hospital-dia (antes eram dez leitos desse tipo, voltados para a internação parcial), 14 consultórios multidisciplinares (seis a mais) e duas cabines para quimioterapia (uma nova). Também foram implantados um espaço família e farmácia de dispensação de medicamentos.

O HINSG é a única Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) pediátrica no Espírito Santo e atende crianças e adolescentes com câncer proveniente de todo o Estado e também do leste de Minas Gerais e sul da Bahia. Em 2019, o HINSG recebeu 104 novos casos de câncer infantojuvenil. Atualmente tem 448 pacientes em tratamento/seguimento e 92 em quimioterapia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Sedu recebe cooperativas da Agricultura Familiar

Publicado

em


.

As cooperativas que fornecem gêneros alimentícios para as escolas, por meio do Programa Agricultura Familiar, estiveram na Secretaria da Educação (Sedu), em Vitória, nesta quinta-feira (24), para agradecer a parceria e expor seus produtos. Neste período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), as famílias dos alunos receberam cestas básicas como um suporte neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Com o investimento do Estado de quase R$ 12 milhões foram beneficiados 21.564 alunos, de 136 escolas.

Os representantes das cooperativas foram recebidos pelo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e pelo o subsecretário de Suporte à Educação, Aurélio Ribeiro. Na ocasião, Vitor de Angelo ressaltou a importância da entrega dos produtos às famílias dos estudantes, mesmo com a suspensão das aulas presenciais.

“Na posição em que estou, eu tenho a oportunidade de ver toda a cadeia, do início ao fim. Eu vejo tanto a alegria dos que produzem quanto dos que consomem. Uma mãe veio até mim para agradecer pessoalmente pelos alimentos que recebeu. Ouvi-la foi um momento muito emocionante, e eu disse que esse é um direito dela e de quem produz. O governador Renato Casagrande deu todo apoio a essa parceria. Os produtos da Agricultura Familiar têm a marca de um produtor que pessoalmente imprimiu ali, o seu sentimento, a sua história e seu tempo”, disse o secretário.

Os fornecimentos dos alimentos foram realizados por cinco associações e 12 cooperativas, de municípios como Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, São Mateus, Domingos Martins e outros.

O subsecretário Aurélio Ribeiro afirmou que tudo deu certo por causa da parceria, que foi muito dialogada. “O propósito é manter as famílias do campo, no campo, e com qualidade de vida, além de entregar aos alunos o melhor alimento possível. É muito prazeroso, enquanto servidor, presenciar essas contribuições. Vamos continuar com essa parceria e bastante diálogo para aumentar ainda mais as compras da Agricultura Familiar”, destacou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes12 minutos atrás

Brasileiro Feminino: Palmeiras vence Santos, e Corinthians agradece

. O Corinthians dependia de um tropeço do Santos, nesta quinta-feira (24), para assumir de vez a ponta da Série...

Mulher13 minutos atrás

Coleção de roupas do BTS é lançada no Brasil e causa alvoroço na Internet

Nesta quinta-feira, 24, a Riachuelo tornou o sonho de várias fãs de Kpop realidade ao lançar uma coleção exclusiva com...

Entretenimento13 minutos atrás

Felipe Araújo lança o vídeo de “Eu Disfarço Mal Demais”

O cantor Felipe Araújo lança nesta quinta-feira (24) o novo vídeo de Eu Disfarço Mal Demais em seu canal oficial...

Nacional27 minutos atrás

INSS: TRF suspende liminar que impedia volta de peritos ao trabalho presencial

    Agência Brasil O TRF-1 declarou válidas as inspeções já feitas pelo governo e garante a legitimidade das convocações...

Entretenimento27 minutos atrás

Alicia Keys revisita suas raizes na romântica “Love Looks Better”

A cantora norte-americana Alicia Keys decidiu revisitar suas raízes e expôs suas emoções no novo clipe de Love Looks Better...

Política27 minutos atrás

Reeleição de Alcolumbre no Senado é inconstitucional, diz consultoria

Marcos Oliveira/Agência Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado Federal A reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para a presidência do...

Economia27 minutos atrás

Impostos e juros são maiores insatisfações com governo Bolsonaro, mostra Ibope

    Marcos Corrêa/PR – Popularidade do governo Bolsonaro: 67% dos entrevistados reprovaram a política tributária atual, e 64% mostraram...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!