conecte-se conosco



Estadual

Engenheiro supera câncer e se forma durante tratamento

Publicado

em

Dezembro de 2019 foi um mês ímpar na vida do jovem Lucas Mariani, de 24 anos. Em uma semana teve alta médica – depois de cinco anos na luta contra o câncer, no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória – e, na semana anterior, formou-se no curso de Engenharia Civil, em uma faculdade de Colatina, interior do Espírito Santo.

Foram cinco anos de tratamento, entre idas e vindas à Capital para fazer consultas e exames a cada seis meses, durante os mesmos cinco anos de duração do curso superior. O engenheiro foi o primeiro paciente do HINSG a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro do hospital.

E neste sábado (15), Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, a história do jovem é um exemplo aos pais e crianças que estão passando pela mesma situação para “não desistirem”, como diz o jovem.

“Todos que saem do tratamento acabam sendo inspiração para os próximos, nos identificamos. Então, eu diria às crianças e jovens para não terem medo, não desistirem e não desanimarem. Fiquem firmes e fortes, pois é possível lutar contra essa doença”, incentiva Lucas.

A história

Lucas Mariani foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin (um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada), ainda aos 17 anos, época em que vivia a atribulada rotina de estudante de pré-vestibular, com muitas horas de estudos por dia e dedicação. “A doença estava dando alguns sinais, mas acabei não percebendo. Tinha dificuldades de respirar e de me alimentar. Mas quando passei a ter uma febre que não melhorava, foi quando começamos a investigar”, relembra o início da doença.

Quando descobriu que estava com câncer, o pensamento do adolescente era apenas um: “ok, vamos começar o tratamento logo, pois preciso fazer a prova do Enem no final do ano”. A internação veio em meados de maio de 2014 e devido a algumas intercorrências, como ele conta, o tempo dentro do hospital foi aumentando.

“Nunca deixei me abater, sempre com cabeça em pé. Quando comecei a melhorar, voltei a estudar dentro do hospital mesmo, por meio do Programa Classe Hospitalar. Na minha cabeça, eu iria terminar o tratamento antes da prova, mas não foi o que aconteceu. Quando me falaram que eu poderia fazer a prova lá mesmo, a equipe correu atrás para que isso fosse possível e conseguimos. Fui o primeiro a realizar o Enem no HINSG e foi a minha melhor nota. Consegui bolsas de estudos em faculdades do Rio de Janeiro, Vitória e em Colatina, onde cursei”, contou o jovem.

Segundo a coordenadora do Projeto Classe Hospitalar, Eliane Santos Custódio, do Infantil de Vitória, a história de superação do Lucas é uma vitória e inspiração aos próximos pacientes. “Vemos como uma vitória. O aluno passa por um tratamento desgastante e é motivo de alegria para todos nós, por ter vencido a doença e também ter se formado e dado continuidade ao seu sonho”. O projeto Classe Hospitalar tem a proposta de oferecer a continuidade de estudos às crianças e aos adolescentes em internação hospitalar, com apoio da Secretaria da Educação.

Na época da formatura, o jovem esteve no hospital para convidar toda a equipe que participou ao longo desses 5 anos de luta a ir a sua formatura. “Uma galera veio participar. Sempre falo com eles que os levo no coração, pois criamos um vínculo muito forte”. Hoje curado e engenheiro, não pensa em parar de estudar. Iniciou curso em Modelagem e Dimensionamento de Estruturas e aguarda em breve para começar o estágio na área de atuação.


O câncer infantil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil para o biênio 2020/2021, com uma estimativa de 130 casos para o Espírito Santo.

Ainda de acordo com o INCA, os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Segundo a oncopediatra do Infantil de Vitória, Joana de Figueiredo Bortolini, os sintomas do câncer infantil são inespecíficos, por isso é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento das crianças. “Sempre que perceberem alguma anormalidade, pois a criança mostra quando está abatida, procure um médico. São sintomas inespecíficos, como uma febre persistente sem causa identificada; tumoração ou manchas pelo corpo; dor de cabeça e vômito frequentes; palidez súbita”, informa.

Ela lembra que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. “A maior importância no câncer infantil é o diagnóstico precoce. Ao contrário de doenças de adultos, o câncer infantil progride rapidamente. Precisamos ter um diagnóstico e um início de tratamento rápidos, para termos melhores chances de cura”

 

Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória

Inaugurado há 86 anos, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, oferece serviço de referência para o tratamento de oncologia pediátrica desde 1986.

No último dia 24 de janeiro, foi inaugurada a nova Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (UNACON), exclusivo em oncologia pediátrica do HINSG, em Vitória, que passou a funcionar junto às instalações do anexo do Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi, localizado no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.

O novo setor conta com 26 leitos de internação (sete a mais do que no espaço anterior), 19 leitos hospital-dia (antes eram dez leitos desse tipo, voltados para a internação parcial), 14 consultórios multidisciplinares (seis a mais) e duas cabines para quimioterapia (uma nova). Também foram implantados um espaço família e farmácia de dispensação de medicamentos.

O HINSG é a única Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) pediátrica no Espírito Santo e atende crianças e adolescentes com câncer proveniente de todo o Estado e também do leste de Minas Gerais e sul da Bahia. Em 2019, o HINSG recebeu 104 novos casos de câncer infantojuvenil. Atualmente tem 448 pacientes em tratamento/seguimento e 92 em quimioterapia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Sesport divulga resultado preliminar do programa Compete Esportivo

Publicado

em

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) divulgou, nesta sexta-feira (14), o resultado preliminar do Compete Esportivo, a lista dos contemplados pode ser conferida aqui ou por meio do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO). O programa, que visa a custear passagens aéreas para que atletas e paratletas participem de competições nacionais ou internacionais, conta com um investimento de R$ 1 milhão.

Inicialmente foram habilitados 264 atletas de 21 modalidades, totalizando 948 passagens aéreas nacionais e internacionais. Os locais de competições internacionais incluem passagens para Estados Unidos, Chile, Portugal, França, Argentina e Turquia, por exemplo.

Das passagens custeadas para atletas individuais, 55% são para mulheres e 45% para homens. Já para as solicitações coletivas, 49% dos beneficiados são mulheres e 51% são homens.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou sobre a retomada do programa, descontinuado em 2014. “Retornamos com o Compete, pois julgamos que investir no esporte de alto rendimento gera uma motivação ainda maior nos atletas, fazendo com que eles se dediquem cada vez mais e alcancem seus objetivos”, afirmou Abreu.

Recursos

Aqueles que não foram beneficiados e desejarem entrar com recursos terão um prazo de três dias úteis, a partir da publicação do resultado preliminar, para encaminhar a documentação até a Sesport.

Os documentos devem ser protocolados, entre 9 e 17 horas, na sede da Secretaria que fica localizada na Rua Coronel Schwab Filho, em Bento Ferreira, Vitória.

Contemplados

A previsão é de que o resultado final seja publicado na semana seguinte à análise de recursos. Após isso, com o limite de antecedência de 45 dias à competição, as federações representantes ou o atleta contemplado devem encaminhar até a sede da Sesport os documentos seguintes:

– Lista dos contemplados e respectivos números de CPF e Identidade

– Cópia de documento de identidade e CPF de cada beneficiário

Informação à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99802-3645 / (27) 3636-7027 / (27) 99309-9053
[email protected]
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Hulk Paraíba troca alianças com sobrinha de sua ex-mulher

O jogador Hulk Paraíba aproveitou o clima de romance do “Valentine’s Day” para trocar as alianças com Camila Ângelo ,...

Entretenimento1 minuto atrás

Caio Castro e Grazi Massafera comemoram Valentine’s Day e o ator posta foto fofa

Esta sexta-feira (14) é o Valentine’s Day , o Dia dos Namorados, em muitos países do mundo. Um certo casal...

Estadual1 minuto atrás

Sesport divulga resultado preliminar do programa Compete Esportivo

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) divulgou, nesta sexta-feira (14), o resultado preliminar do Compete Esportivo, a lista dos...

Estadual1 minuto atrás

Engenheiro supera câncer e se forma durante tratamento

Dezembro de 2019 foi um mês ímpar na vida do jovem Lucas Mariani, de 24 anos. Em uma semana teve...

Estadual1 minuto atrás

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência recebem orientações sobre o coronavírus

Como medida de prevenção ao coronavírus (Covid-19), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Estadual de Urgência...

Estadual1 minuto atrás

Secont debate a importância dos programas de integridade no combate à corrupção

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou na noite dessa quinta-feira (13) do debate “A importância...

Estadual1 minuto atrás

Agerh se reúne com o Serviço Geológico do Brasil em busca de parceria para monitoramento de cheias do Rio Itapemirim

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) se reuniu nesta sexta-feira (14) com o Superintendente da Companhia de Pesquisa de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana