conecte-se conosco



Educação

Enem é adiado e pode acontecer em janeiro ou dezembro; inscrições seguem até sexta-feira

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (20), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugeriu, em postagem no Twitter, que o Exame fosse adiado

O Mec (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiram nesta quarta-feira (20) adiar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) devido às dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

As provas que estavam previstas para serem realizadas em novembro devem ser remanejadas para dezembro ou janeiro.

Na manhã desta quarta-feira (20), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugeriu, em postagem no Twitter, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fosse adiado. 

“Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o Enem seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame”, escreveu Weintraub em sua rede social.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Senado Federal aprovou na terça-feira (19) o texto-base do projeto que suspende a realização da prova. A proposta não estabelece uma nova data, mas prevê que processos seletivos como o Enem devem ser postergados enquanto durar o estado de calamidade decretado por conta da pandemia. O projeto agora passará por votação na Câmara dos Deputados antes de ir á sanção presidencial.

Em nota divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), fica esclarecido também que as inscrições seguem até 22 de maio. 

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.”

Comentários do Facebook

Educação

Conselho da Ufes decide manter calendário acadêmico de 2020

Publicado

em

A decisão foi tomada durante uma reunião virtual do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada na tarde da última quarta-feira

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu manter o calendário acadêmico de 2020, apesar da paralisação das atividades presenciais, provocada pela pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada durante uma sessão virtual realizada na tarde da última quarta-feira (03).

Durante a votação, a maioria dos membros se manifestou favorável à permanência do calendário. Segundo a Ufes, antes da reunião, foram consultados os centros de ensino e departamentos da universidade.

Após a votação, foi decidido também que a forma de reorganização das atividades previstas no calendário será proposta pelas comissões que compõem o Cepe – de Ensino de Graduação e Extensão; de Política Docente; e de Pesquisa e Pós-Graduação – juntamente com as pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão (Proex).

O Cepe, órgão central da Ufes em matéria de supervisão de ensino, de pesquisa e de extensão, ´é composto pelo reitor (presidente); pelo vice-reitor; por representantes de todos os centros de ensino; pelos pró-reitores de Graduação, Extensão e Pesquisa e Pós-Graduação; e por representantes do corpo técnico-administrativo em Educação e do corpo discente.

Soluções

Atualmente, as unidades acadêmicas e administrativas da Ufes estão discutindo uma proposta dos planos de Contingência e de Biossegurança, encaminhados pela Administração Central da Ufes, no dia 26 de maio, com propostas para a construção de soluções a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário futuro pós-pandemia.

As unidades terão prazo até 26 de junho para encaminharem contribuições visando à formulação dos planos a serem adotados pela Universidade.

O reitor Paulo Vargas afirma que essa participação das unidades acadêmicas e administrativas é muito importante para que os planos possam contemplar as diversas especificidades dos cursos e dos locais de trabalho. “Esperamos que a comunidade possa discutir esses documentos e detalhá-los conforme a particularidade de cada unidade. A partir daí, vamos organizar as contribuições e gerar uma proposta ainda mais precisa, considerando um retorno gradual das atividades presenciais, quando for possível”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual19 minutos atrás

Podcast fala sobre o programa “Maria da Penha Vai” e prevenção à violência contra a mulher

. Quem explica o assunto é a juíza Brunella Faustini, titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar...

Nacional29 minutos atrás

Casal de jovens é assassinado com 79 tiros no Rio Grande do Sul

Reprodução Polícia trabalha com hipótese de que caso tenha envolvimento com tráfico de drogas Um casal de jovens foi executado...

Nacional34 minutos atrás

Covid-19 agrava violações contra indígenas yanomami, diz estudo

Reprodução Se nada for feito para conter a transmissão da covid-19, cerca de 5,6 mil yanomami podem ser infectados Violações...

Nacional44 minutos atrás

Covid-19 agrava violações contra indígenas yanomami, diz estudo

Reprodução Se nada for feito para conter a transmissão da covid-19, cerca de 5,6 mil yanomami podem ser infectados Violações...

Entretenimento1 hora atrás

Além de “Madeleine”, outras cinco séries que narram crimes reais

Treze anos depois,  a polícia alemã identificou um novo suspeito  pelo desaparecimento de Madeleine McCann . Com o novo desdobramento...

Entretenimento1 hora atrás

SBT anuncia volta de “Chiquititas” e contraria internautas

No início da noite desta sexta-feira (5), a hashtag “Fora Chiquititas ” esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter....

Regional1 hora atrás

MPES pede afastamento do prefeito e secretário de Conceição da Barra por improbidade

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Conceição da Barra, ajuizou...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!