conecte-se conosco



Educação

Enem 2021 | mais de 58 mil capixabas participam de prova no ES

Publicado

em

ENEM — Foto: Abertura dos portões será às 12 horas, mas orientação é para que participantes cheguem com antecedência para entrada sem aglomeração

O exame será nos dias 21 e 28 e um esquema especial foi montado para garantir transporte e segurança dos participantes.

No Espírito Santo, 58.590 pessoas deverão fazer o exame do Enem 2021, neste domingo (21). São 57.713 participantes sendo esperados para a prova impressa e outras 877 que farão a prova digital.

Um esquema de segurança e de reforço do transporte público foi montado para garantir a realização do processo.

As duas versões do Enem 2021 (impressa e digital) serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e mesmo tema de redação. O Inep não divulga informações sobre os locais de aplicação do exame por questões de segurança.

Horários

21 de novembro – 1º dia

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h30
  • Término das provas 1º dia: 19h

28 de novembro – 2º dia

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h
  • Término das provas 1º dia: 18h30

Disciplinas

Neste domingo, 21, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia do Exame, 28 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Ao todo são 4 provas objetivas distribuídas em 180 questões, sendo 45 em cada área do conhecimento. A redação deverá ter o mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas para desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema. As áreas de conhecimento das provas são linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

O que levar

É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de aplicação do exame.

Caso o participante leve materiais não permitidos, eles serão colocados no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Ônibus

A Ceturb-ES vai disponibilizar 25 ônibus extras nos terminais de integração para atender um eventual aumento de demanda de alguma linha, por conta da realização das provas do Enem, nos dias 21 e 28 de novembro.

Segurança

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que cerca de 700 policiais vão reforçar a segurança do Exame. As provas já estão no Espírito Santo, sendo armazenadas em um depósito que está sob coordenação dos Correios.

Na Serra, a Guarda Municipal, videomonitoramento e trânsito vão funcionar de forma integrada. Serão 50 guardas atuando nas escolas, 10 agentes de trânsito nas ruas além de seis viaturas.

A central de videomonitoramento também vai observar as escolas que possuem o equipamento instalado nas proximidades.

Em Vila Velha, inicialmente, serão oito locais de provas com atuação da Guarda Municipal, porém ainda não foram definidas quais escolas.

Trânsito

Para garantir a fluidez do trânsito nos dias das provas, a Prefeitura de Vitória suspendeu as ruas de lazer nos dias 21 e 28 de novembro.

Cuidados em relação a Covid-19

  • O uso da máscara é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial.
  • O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas.
  • É recomendado que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.
  • As provas estarão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano, a contar um período mínimo de três meses anteriores à aplicação do exame. Antes da entrega nominal aos participantes, o chefe de sala, obrigatoriamente, higienizará as mãos com álcool.

(*G1)

Comente Abaixo
Entretenimento12 minutos atrás

Thales Bretas joga cinzas de Paulo Gustavo em Nova York

Reprodução/Instagram Thales Bretas joga as cinzas de Paulo Gustavo em Nova York Thales Bretas viajou para Nova York, nos Estados...

Policial12 minutos atrás

PM e PC agem em conjunto e prendem todos os envolvidos em assalto ocorrido em João Neiva

Na manhã da última quinta-feira (2), um assaltante armado com uma submetralhadora de fabricação artesanal efetuou vários disparos e tomou...

Economia42 minutos atrás

Auxílio Brasil pode suspender benefício devido a revisões cadastrais contínuas

Divulgação/Ministério da Cidadania Auxílio Brasil pode suspender benefício devido a revisões cadastrais contínuas As famílias que estão aptas a receber...

Entretenimento42 minutos atrás

Um mês após morte de Marília Mendonça, Cemig ainda não prestou depoimento

Reprodução/ Super Canal Registro do avião após cair em cachoeira Neste domingo (5),  o acidente aéreo que causou a morte...

Entretenimento1 hora atrás

‘A Fazenda 13’: Sthe insinua que passou a mão no pênis de Dynho

Reprodução/PlayPlus Sthe insinua que apalpou Dynho A proximidade de Dynho e Sthe em  “A Fazenda 13” está gerando várias polêmicas,...

Entretenimento1 hora atrás

Música com Marília foi sinal para George, dupla de Rodrigo, seguir cantando

Divulgação George Henrique, Rodrigo e Marília Mendonça na gravação de DVD A música “Vai Lá em Casa Hoje”, parceria da...

Mulher1 hora atrás

Próximo destino: saiba qual é a viagem dos sonhos de cada signo

Redação João Bidu Próximo destino: saiba qual é a viagem dos sonhos de cada signo Quem não morre de vontade...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!