conecte-se conosco



Educação

Enem 2020 tem mais de 3 milhões de pessoas inscritas

Publicado

em

 

 

 
enem
Agência Brasil/Reprodução

A versão digital das provas tem 99,6 mil inscritos, e as vagas para essa modalidade do exame estão praticamente esgotadas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já alcançou 3 milhões de inscrições até essa sexta-feira (15), segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estudantes podem se inscrever, por meio da página do Enem na internet até o dia 22 de maio.

A versão digital das provas tem 99,6 mil inscritos , e as vagas para essa modalidade do exame estão praticamente esgotadas (das 101,1 mil disponibilizadas). Já o Enem impresso recebeu 2,9 milhões de inscrições desde a abertura do sistema, às 10h da segunda-feira (11).

O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. As provas impressas serão aplicadas em 1º e 8 de novembro e as digitais estão previstas para os dias 22 e 29 de novembro.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema. A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. De acordo com o Inep, a medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção, devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado em razão da pandemia de covid-19.

Acessibilidade

O prazo para efetuar a inscrição e solicitar atendimento especializado é o mesmo, até 22 de maio. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. Quem teve a solicitação deferida nas edições de 2017, 2018 e 2019 não precisa apresentar nova documentação, desde que se trate do mesmo pedido.

Os resultados serão publicados na Página do Participante em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.


Fonte: IG Nacional

Comentários do Facebook

Educação

Sesi e Senai têm 12 mil vagas em cursos gratuitos

Publicado

em

Inscrições vão até o dia 20 de setembro ou enquanto durarem as vagas.

O Sesi ES e o Senai ES estão com cerca de 12 mil vagas abertas para cursos gratuitos e à distância para o mês de setembro. Com carga horária entre 8h a 40h, os cursos são ideais para quem quer aprimorar seus conhecimentos e se preparar para a retomada das indústrias no cenário pós-pandemia. As inscrições vão até o dia 20 de setembro ou enquanto durarem as vagas no endereço eadsenaies.com.br. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição.
Os cursos do Senai possuem carga horária de 14h e abrangem as áreas de Automotiva, Construção Civil, Energia, Gestão, Informática, Logística, Meio Ambiente, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação.
São eles: Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Fundamentos Logísticos, Lógica de Programação, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Há ainda o curso “Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho para Prevenção à Covid-19”, com 8h de duração. Nele, o aluno aprenderá métodos de prevenção, como realizar uma quarentena saudável, obter informações adicionais de saúde e adquirir competências socioemocionais. 
Sesi
Já os cursos do Sesi são focados no desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho. Variando de 10h a 40h, há vagas para Administrando o Seu Dinheiro, Comunicação Efetiva, Comunicação com Foco Organizacional, Qualidade no Atendimento e Postura Profissional, Redação Administrativa e Satisfação do Cliente.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde39 minutos atrás

Saúde atualiza números da pandemia: Brasil tem 363 novos óbitos

. Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, mais 363 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil neste...

Saúde2 horas atrás

Estado de SP atinge marca de 935.300 casos confirmados de covid-19

. O governo estadual de São Paulo atualizou para 935.300 o total de casos confirmados de covid-19, na tarde deste...

Entretenimento3 horas atrás

Reynaldo Gianecchini revela estar há quase 6 meses em quarentena radical

A influenciadora Naná Karabachian entrevistou o ator em uma live em seu canal do Youtube e, entre outras coisas, falaram...

Nacional3 horas atrás

Pedagoga leva soco em abordagem policial: “fui chamada de preta, de vagabunda”

Rerodução Vídeo mostra momento em que Eliane foi derrubada e recebeu soco no rosto A pedagoga Eliane Espírito Santo, de...

Entretenimento3 horas atrás

Irmã de Whindersson diz ser bi ‘às vezes’ em stories: “Minha mãe não vai gostar”

Irmã de Whindersson Nunes, Hagda Kerolayne tirou dúvidas dos seguidores em um jogo de perguntas pelos stories do Instagram e ao...

Mulher4 horas atrás

Como clarear unhas amareladas pelo esmalte?

Clarear unhas amareladas é um desejo comum de muitas pessoas. Um dos motivos que fazem com que a unha adquira...

Entretenimento4 horas atrás

‘Parte da mídia se comporta como um partido político derrotado’, diz Lacombe

NOSSO ENTREVISTADO de hoje é o jornalista Luís Ernesto Lacombe, o novo contratado da RedeTV!, que se preparava para estrear...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!