conecte-se conosco


Estadual

Encontro sobre a cultura da pimenta-do-reino movimenta agricultores em Ponto Belo

Publicado

em

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu o 1º Encontro de Produtores sobre a Cultura da Pimenta-do-Reino de Ponto Belo para orientar os produtores interessados na atividade. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no Sítio Pica Pau, de propriedade dos agricultores Regino e Santa Cardoso, na comunidade do Córrego Lajeado.

A programação contou com duas palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper de São Mateus, João Trevisani. Inicialmente, ele abordou o tema “Nutrição e adubação da cultura da pimenta-do-reino”, tratando os principais cuidados para maior eficiência nessas práticas. Na ocasião, Trevisani falou sobre o uso de adubos e formulados, e explicou detalhes sobre adubação via solo e foliar. A segunda palestra foi sobre “Podas de formação, produção e limpeza da cultura de pimenta-do-reino”, em que o técnico demonstrou as principais práticas adotadas.

Para a agricultora familiar e presidente da Associação de Produtores Rurais de Itamira (APRI), Santa Cardoso, o evento além de bem organizado atendeu as expectativas dos agricultores familiares. “Os produtores de pimenta-do-reino puderam tirar suas dúvidas sobre o manejo da adubação das lavouras, sobre as principais podas, bem como sobre as expectativas de mercado para a pimenta, assuntos que eram demandas urgentes por parte dos agricultores familiares e produtores de pimenta do município”, disse a agricultora.

“A cultura da pimenta-do-reino tem desempenhado papel de extrema relevância dentro das principais atividades agrícolas no município de Ponto Belo. As áreas implantadas no município praticamente triplicaram nos últimos quatro anos, chegando a quase 90 hectares. Cerca de 85% das áreas plantadas estão em plena produção, movimentando assim a economia rural, o comércio local e a mão-de-obra no campo. Contudo, os agricultores do munícipio ainda careciam de informações e práticas de poda, uma vez que as lavouras existentes ainda podem elevar as suas produtividades e igualar a média de produção em relação a outros munícipios”, disse Adriano Spínola Coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper (ELDR) de Ponto Belo.

Leia mais:  Agricultores participam de curso prático de cafeicultura sustentável

De acordo com Adriano, em Ponto Belo existem atualmente 60 produtores de pimenta-do-reino. O município cultiva a especiaria há sete anos, sendo hoje a quarta cultura mais plantada, atrás apenas do café, mandioca e mamão. Atento às necessidades dos agricultores, o Incaper prevê, para o próximo ano, um novo encontro, desta vez sobre colheita, beneficiamento e comercialização.

Texto: Cássio Simão

Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
[email protected]
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Instagram: @incaper_es

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Coordenadoria do TJES participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Publicado

em

A ação aconteceu no último domingo (08/12), na praia de Camburi.

Cidadãos de Vitória vestiram laranja e foram para a Praia de Camburi na manhã do último domingo (08) para participar da “Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento, organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil”, contou com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides) do TJES.

A caminhada saiu do 1° Píer de Iemanjá e percorreu a Praia de Camburi até o 2° bolsão de estacionamento. A líder do Núcleo Vitória do Grupo, Geovana Ferreira, agradeceu aos apoiadores que acreditaram no movimento, que contou “com a participação de homens e mulheres que clamam pela paz, por civilidade e por transformação”.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013, em São Paulo, por 40 empresárias. E hoje já conta com mais de 27 mil mulheres participantes no Brasil e no exterior. O Núcleo Vitória, iniciado há aproximadamente um ano, possui aproximadamente 120 inscritas e tem como foco o combate à violência contra a mulher, aliados ao empreendedorismo, saúde e educação.

Vitória, 09 de dezembro de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Comvides) | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Leia mais:  Seminário celebra Dia da Micro e Pequena Empresa
Continue lendo
Estadual39 minutos atrás

Coordenadoria do TJES participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A ação aconteceu no último domingo (08/12), na praia de Camburi. Cidadãos de Vitória vestiram laranja e foram para a...

Estadual39 minutos atrás

Tribunal de Justiça do Espírito Santo assina termo de adesão ao pacto nacional da primeira infância

O evento aconteceu em São Paulo e contou com palestra sobre justiça restaurativa apresentada pela Coordenadora das Varas da Infância...

Estadual39 minutos atrás

Presidente do TJES inaugura nesta terça nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra

Nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude será ao lado do Fórum Cível de Serra. O presidente...

Estadual39 minutos atrás

Convênio para reforma do complexo do Fórum de Vitória é assinado pelo TJES e Governo do Estado

Assinatura aconteceu nesta segunda-feira (09), no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça. A iniciativa vai otimizar a prestação jurisdicional...

Estadual39 minutos atrás

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa assume dia 12 a Presidência do TJES

Também tomam posse o vice-presidente do TJES, além do novo corregedor-geral da Justiça e o novo vice-corregedor. O Presidente do...

Esportes39 minutos atrás

Flamengo domina premiação do Campeonato Brasileiro

No final da noite desta segunda (9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu, na região portuária do Rio de...

Estadual1 hora atrás

Mulher é encontrada morta em frente a boate após baile funk em Vila Velha

O corpo de Amanda França de Almeida, 24, foi localizado na manhã de domingo (08), na areia da Praia de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana