conecte-se conosco



Estadual

Encontro das Mandatárias reúne mulheres de todo o Espírito Santo no Palácio Anchieta

Publicado

em


Aconteceu nesta quarta-feira (06), no Palácio Anchieta, em Vitória, o terceiro Encontro das Mandatárias. O evento, que teve como moderadora a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, debateu o tema: “Por Mais Mulheres na Política”. O encontro foi realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo da Rede Gazeta.

Durante o evento, foi lançado o Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo (Observatório Mulher ES), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Agenda Mulher, para contribuir com o debate sobre as questões de gênero no Estado. Um dos objetivos do projeto é otimizar a tomada de decisões em relação às políticas públicas para mulheres, por meio de uma base de dados consolidada, com pesquisas, estudos e debates.

O lançamento do Observatório é a conclusão do decreto de instalação, assinado em 25 de setembro de 2019. “Antes da mulher descobrir que está numa situação de vulnerabilidade, ela precisa se fortalecer, precisa ter estratégias. Por isso, a criação deste Observatório, que será um grande banco de dados para prefeitos, vereadores, e qualquer pessoa que queira defender a boa política para mulheres”, afirmou a Vice-governadora.

Participaram do evento a deputada federal Tábata Amaral; a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade; e a pesquisadora e cientista política da ONG #ElasNoPoder, Letícia Medeiros. A apresentação do evento foi conduzida pela colunista de A Gazeta, Renata Rasseli.

O governador Renato Casagrande também participou do encontro e destacou a alegria de estar cumprindo mais uma etapa do programa Agenda Mulher, dando visibilidade às mulheres e aos bons exemplos de incentivo. “Ainda temos muitos desafios para alcançar a equidade de gênero no País, portanto, ter essas discussões são necessárias para mudar a realidade que vivemos”, comentou.

Casagrande reforçou a importância da presença das mulheres em funções de destaque no Espírito Santo e na sociedade em geral. “Jacqueline é uma líder, batalhadora, empreendedora, tem consciência e política na veia, lidera a luta das mulheres. Hoje percebo o quanto ela é fundamental em nosso governo e para as mulheres. Temos outras mulheres liderando o nosso Estado e à frente das nossas secretarias. Temos muito trabalho pela frente e um desafio gigante que é acabar com o feminicídio. Nosso trabalho é árduo de conscientização, orientação, mas principalmente de punição”, reforçou.

Já a deputada Tábata Amaral alertou para o fato de o avanço na inclusão das mulheres nos espaços democráticos a passos ainda muito lentos. “Não podemos aceitar que a igualdade de gênero só seja alcançada daqui a 90 anos, como projeta o Fórum Econômico Mundial. Por isso, o Encontro das Mandatárias é tão essencial, por ser um espaço de debate para pensar em ações concretas para acelerar essa mudança”, afirmou. 

Para a procuradora-geral de Justiça, o encontro serve de exemplo para outras mulheres se posicionarem e buscarem ocupar os espaços. “Que eventos como esse se traduzam em resultados no empoderamento das mulheres, na vontade de participar e no aumento dessa ambição positiva e saudável”, pontuou Luciana Andrade.

A pesquisadora e cientista política da ONG #ElasNoPoder, Letícia Medeiros, contou que no dia a dia é difícil que essas mulheres sejam cercadas por outras mulheres, por isso, eventos como esse são tão importantes. “É necessário criar e fortalecer uma rede de apoio, para que elas percebam que existem outras mulheres, assim como elas, que lutam por esse espaço”, declarou a pesquisadora. 

Para assistir ao encontro, acesse o link a seguir: https://www.agazeta.com.br/todaselas/encontro-das-mandatarias-debate-participacao-de-mulheres-na-politica-0921

Para saber mais sobre o funcionamento do Observatório de Políticas Públicas para Mulheres no Espírito Santo, acesse: http://www.ijsn.es.gov.br/observatorio-mulheres

Fotos galeria: Hélio Filho/Secom

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria 
Íris Carolina Miguez
(27) 99971-2819 

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Nacional18 minutos atrás

Céu nublado marca a previsão desta quinta-feira em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo em São Paulo O dia começa com céu nublado e garoa...

Entretenimento3 horas atrás

Axel comemora lançamento de especial de Natal gravado em São Paulo

Reprodução/Instagram Axel no júri do ‘Canta Comigo Teen’ O novo projeto do cantor português Axel, inspirado nas comemorações natalinas e...

Entretenimento3 horas atrás

Após chamar Sol de vacilona, Monique Evans declara: “Perdeu o top 3”

Reprodução/Instagram Solange Gomes e Monique Evans Monique Evans segue atenta aos últimos desdobramentos da  décima terceira edição do reality show...

Nacional4 horas atrás

Homem de 39 anos fica com serra cravada na nuca ao se desequilibrar em obra

Um homem de 39 anos foi socorrido após ter a nuca perfurada por uma serra na região do bairro Dona...

Mulher5 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021 ÁRIES Deixe de lado...

Política5 horas atrás

STF anula condenação de Sérgio Cabral em desdobramento da Lava Jato

Antonio Cruz/ Agência Brasil Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do...

Política6 horas atrás

STF anula condenação de Sérgio Cabral em desdobramento da Lava Jato

Antonio Cruz/ Agência Brasil Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!